Home Ambra University A Ambra College é Confiável

A Ambra College é Confiável

0
A Ambra College é Confiável

Eu, Alfredo Freitas, sou diretor executivo na Ambra College e vou escrever sobre um tema requisitado por pessoas que se sentem inseguras para estudar na Ambra. Ao longo do texto, responderei à seguinte questão: afinal, a Ambra College é confiável?

O questionamento virou texto por ter sido feito por alguns interessados no curso de direito brasileiro, portanto, vou focar mais em temas decorrentes do estudo do direito brasileiro na Ambra College com questões sobre  Mec, OAB e notícia no Estadão.

Inicialmente, vamos definir confiável, segundo o dicionário, trata-se “[d]aquele que se pode confiar”. Uma outra definição também do dicionário é a seguinte “pessoa, instituição ou objeto em que se pode confiar, acreditar em seus depoimentos (pessoas) ou no seu funcionamento (sistemas e coisas)”.

Nessa linha, a Ambra é certamente uma instituição confiável, pois seu funcionamento e seus depoimentos, veja os depoimento da comunidade Ambra, são sempre pautados pela sinceridade, verdade dos fatos e seriedade.

Entre no site e veja que deixamos bem claro que somos uma faculdade americana e em nenhum momento colocamos alguma dúvida na necessidade de revalidação do diploma dos interessados em estudar direito conosco.

Nosso curso de direito brasileiro aborda as ciências jurídicas do Brasil, mas a instituição e seu diploma são americanos sendo regidos pelas leis do Estado da Flórida e dos Estados Unidos da América.

Independentemente de estudar no curso de direito a distância, blended ou on campus (presencial), deixamos claro a necessidade de revalidação para os que pretendem atuar futuramente no Brasil como advogados ou servidores públicos.

Ademais, temos também cursos na área de negócios que não precisam de revalidação no Brasil para atuação na iniciativa privada, bem como todos os nossos títulos são válidos nos Estados Unidos da América.

Seriedade e transparência

Nós não só deixamos claro que o diploma de direito da Ambra College precisa de revalidação para atuação profissional no Brasil como não fazemos promessa de garantia de revalidação.

Quem revalida não é a Ambra, portanto, não podemos garantir algo que não está sob nosso controle.

Historicamente, nosso site, depoimentos, sistemas e comunicação sempre foram claros nesse ponto e, como diz o meu colega Francisco Neto, sem falsas promessas.

Deixamos explícito que somos uma faculdade americana devidamente credenciada nos Estados Unidos da América, que temos orgulho de ser uma faculdade americana que ensina também em português do Brasil ofertando o melhor do ensino estadunidense para os brasileiros que vivem em outros países e também para os que estão em situação de impossibilidade de frequentar uma faculdade tradicional no Brasil.

Somos uma alternativa, mas uma alternativa de qualidade e 99% dos nossos atuais alunos de graduação não possuem condições de cursar uma faculdade tradicional no Brasil porque estão no exterior, em cidades sem faculdades no Brasil ou possuem alguma limitação pessoal ou profissional para frequentar uma instituição tradicional.

A Ambra é uma alternativa séria e de altíssima qualidade para esses brasileiros que sonham em conquistar mais resultados investindo em educação e não tinham nenhuma oportunidade de fazer um curso superior.

A Faculdade Ambra nasceu como uma opção e oportunidade para contribuir com negócios envolvendo o Brasil e os Estados Unidos. Para tal, ofertamos cursos em direito brasileiro e negócios.

Acabamos, assim, por atingir também algumas pessoas fora dos Estados Unidos da América em decorrência da possibilidade de presença em nosso Campus Virtual via internet.

A Ambra no Brasil

Assim como qualquer instituição de ensino dos Estados Unidos da América, a Ambra “não existe” como pessoa jurídica no Brasil.

A Ambra não possui nenhum vínculo com órgãos governamentais brasileiros nem sede ou representação no Brasil. Obviamente, nem a Ambra nem nenhuma faculdade da Europa, da Asia, da Oceania ou da América do Norte possui sede ou credenciamento no Brasil.

Assim como você pode morar em uma cidade e trabalhar ou estudar em outra cidade, outro estado (Petrolina – PE e Juazeiro – BA) ou até outro país como ocorre em cidades gaúchas; é possível estudar na Ambra morando no Japão, na Inglaterra ou Brasil da mesma forma que os residentes nos Estados Unidos da América.

Obviamente, os residentes em Orlando podem estudar na Ambra on campus (presencial) ou blended e os residentes em outras cidades e países podem estudar na Ambra na opção online.

O estudo online de graduação na Ambra é feito 100% via internet assim como nas melhores escolas dos Estados Unidos da America que ensinam via internet, a exemplo: Penn StateNortheastern University, University of Florida, Washington University in St. Louis, Kaplan University, etc.

Atualmente, ofertamos os cursos de bacharelado em direito brasileiro, bacharelado em administração de empresas (business adminstration) e também pós-graduação, o PBA.

E o Mec do Brasil?

Inicialmente, este tópico vale uma ressalva. No Brasil, o Mec (Ministério da Educação) e mais 28 órgãos federais e estaduais são responsáveis por credenciar instituições de ensino e autorizar e reconhecer cursos dessas instituições. Nem mesmo alguns educadores possuem tal informação.

O Mec é o responsável exclusivo para credenciar as instituições de ensino superior privadas do Brasil, mas não é exclusivo para credenciar instituições e autorizar ou reconhecer todos os cursos superiores no Brasil.

Por óbvio, o Mec ou qualquer órgão governamental brasileiro não tem jurisdição, poder ou responsabilidade sobre qualquer instituição de ensino que esteja localizada fora do Brasil.

O Credenciamento da Ambra College

A Ambra College é credenciada e seus cursos são reconhecidos pelo órgão equivalente ao Mec para instituições americanas sediadas na Flórida, o DOE (Florida Departament of Eduaction).

O DOE da Flórida credencia instituições e reconhece cursos de todas as instituições que possuem base na Flórida por determinação da legislação americana, portanto, uma faculdade só existe na Flórida se for devidamente reconhecida pelo FL-DOE.

Veja no site do FL-DOE a lista de instituições de ensino superior privadas devidamente credenciadas.

Ao entrar no site, procure o nome completo da Ambra College, American College of Brazilian Studies, e verifique nosso endereço, site, telefone e demais detalhes que comprovam o reconhecimento do Governo para nossa faculdade.

Caso você tenha condições de comunicar-se direta ou indiretamente (usando um amigo) em inglês, opcionalmente, você pode falar com o DOE, seguem os dados (endereço e telefone):

Further information regarding the College may be obtained by contacting the Commission at 325 W. Gaines Street, Suite 1414, Tallahassee, Florida, 32399-0400, toll-free (888) 224-6684.

Colocando o número de telefone indicando para discagem sem custo, (888) 224-6684,  no Google, você verá trata-ser de número de contato do Florida Departament of Eduacation que também pode ser identificado na área de contato do site do DOE.

E a notícia de 2011 do Estadão?

Veja a íntegra da Resposta da Ambra ao Estadão – Desconstruindo uma mentira.

Realmente, no ano de 2011, o Estadão publicou uma notícia com participação do então Secretário Nacional de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Luís Fernando Massonetto, indicando explicitamente ser impossível a revalidação dos diplomas do curso de direito da Ambra e isso deixa muitas pessoas inseguras.

O caso é simples, na época, a Ambra não possuía nenhuma turma de graduados. Isso facilitava que pessoas, seja por desconhecimento ou por má fé, insinuassem ou afirmassem ser impossível realizar o evento futuro da revalidação, quando esse momento chegasse.

Conforme bem definiu Nelson Mandela “Tudo parece impossível até que seja feito” (everything seems impossible until it is done).

A notícia do Estadão é uma opinião e não um fato, não se trata de um acontecimento, e opiniões podem ser embasadas ou não. O Senhor L. F. M. emitiu uma opinião pessoal e essa foi confundida, propositalmente, com uma informação institucional pelo cargo que ele ocupava naquele momento.

Ela não é um fato simplesmente porque naquele momento (em 2011) nenhum diploma havia sido emitido pela Ambra College. No caso, era impossível apenas porque não tinha sido feito. Você deve pensar “se o diploma for revalidado, então é óbvio que a notícia está errada”, certo?

E a notícia está errada na situação atual. Ela consta na Internet porque o Estadão e outros sites que copiaram a notícia (como o Portal Exame de Ordem) não fizeram a correção depois da revalidação.

O texto do Estadão e a entrevista do então secretário são de 2011 e a Ambra só formou a primeira turma em 2013. Obviamente, em 2011, não era possível revalidar um diploma que somente viria a existir em 2013.

O resultado de 2014 comprova a falha na previsão do Estadão em 2011

A primeira turma de nossa faculdade se formou em 2013 em evento realizado em janeiro em Downtown Orlando.

O nome dessa turma é “The Ambra First Class” e ela possui 6 Alumni (graduados em faculdades e universidades americanas são chamados de Alumni) e todos, repito, todos os seis membros da primeira turma tiveram seus diplomas revalidados no Brasil em 2014.

Infelizmente, as previsões de Luís Fernando Massonetto foram responsáveis por adiar ou até mesmo destruir os sonhos de alguns alunos que acreditaram na notícia em 2011. Alguns estão retornando aos estudos agora em 2014/15 sendo que muitos abandonaram em definitivo.

É triste saber que muitos alunos que não possuem a menor condição de frequentar uma escola tradicional, por exemplo por dificuldades de locomoção, tenham sido desestimulados e até privados de buscar ensino de qualidade na Ambra devido a essa notícia.

Esses foram os reais prejudicados porque alguns deles poderiam estar hoje graduados com seus diplomas revalidados, pois iriam se formar junto com os membros da primeira turma e eles deixaram o projeto de lado por conta de uma falácia.

Recorrendo mais uma vez ao dicionário, segue a definição de falácia:

Uma falácia é uma espécie de mentira, é um argumento logicamente inconsistente, inválido, ou que falhe de outro modo no suporte eficaz do que pretende provar. Argumentos que se destinam à persuasão podem parecer convincentes para grande parte do público apesar de conterem falácias, mas não deixam de ser falsos por causa disso. Reconhecer as falácias é por vezes difícil.

O texto do Estadão é claramente uma falácia porque ele não possuía, no momento da escrita, sustentação em nenhuma lei, jurisprudência, parecer jurídico ou fato do mundo real.

Na verdade, a Ambra encomendou um parecer sobre revalidação assinado pelo Ministro Aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Jacy Garcia Vieira, em 2011 após a nota do Estadão. A linha e o embasamento legal do parecer estão em conformidade com o entendimento do STJ.

Basicamente, segundo o STJ, a revalidação de diplomas é uma prerrogativa das Universidades Públicas sem nenhuma interferência de norma infra-legal (portarias, resoluções, etc. sejam do Mec, do CNE – Conselho Nacional de Educação, etc.). Caso tenha interesse, veja no STJ o REsp 1349445/SP, Rel. Ministro MAURO CAMPBELL MARQUES, PRIMEIRA SEÇÃO, julgado em 08/05/2013, DJe 14/05/2013. Conforme diz o STJ, o parecer e a Ambra sempre afirmou, a revalidação é prerrogativa exclusiva das universidades públicas dentro de sua autonomia constitucional independentemente de qualquer portaria, resolução ou qualquer outra norma infra-legal.

Concluído o curso, os graduados da primeira turma tiveram os seus diplomas revalidados no Brasil.

Os nomes dos graduados estão disponíveis em nosso site institucional na área Sobre->Pessoas mostrando nosso compromisso pela transparência e seriedade. Antes da primeira turma, sempre falávamos que era possível e nunca que era garantido. Entregamos o resultado mostrando que é possível e comprovando estarem errados a nosso respeito os que disseram que não era possível.

Até hoje não é claro para nós da Ambra porque o então Secretário Nacional de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Brasil, Luís Fernando Massonetto, que provavelmente possuía muitos assuntos a resolver Brasil a fora, deu-se ao trabalho de se preocupar ou emitir opinião futura sobre algo totalmente fora de seu controle (a revalidação) e sobre uma instituição que não está no Brasil, que oferece ensino de qualidade e que possui apenas 30 vagas por período letivo.

Suas declarações pessoais foram responsáveis por desestimular e devastar os sonhos de uma minoria de brasileiros que possui direito constitucional de buscar educação de qualidade, mas que nunca foi, não é e dificilmente será atendida pelas escolas tradicionais brasileiras.

E a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)?

Outro aspecto comum que gera falhas de interpretação é a atuação da OAB. A OAB é a mais forte entidade de classe do Brasil.

Trata-se de instituição de muito respeito e seriedade que luta não só pelos direitos dos advogados, mas também por um Brasil melhor e mais justo ao contribuir para manter o sistema equilibrado.

A OAB regula a profissão e registra em seus quadros apenas bacharéis em direito realmente preparados que foram devidamente aprovados no importante Exame da Ordem Unificado.

A revalidação do diploma por si só não torna o seu portador um advogado, mas somente o habilita a prestar o exame de ordem.

Essa situação garante que somente profissionais qualificados e testados pelo exame da OAB entrem para o quadro de advogados, pois certamente passaram pelo crivo do exame.

Os graduados no exterior, como os alumni da Ambra, só podem realizar o exame de ordem e ingressar nos quadros da OAB depois de revalidar os diplomas no Brasil.

Atualmente, sabemos que existem pessoas que conseguiram isso estudando na Itália, Portugal e nos Estados Unidos. Os portadores de diploma americano da Ambra College depois de revalida-lo podem realizar o exame e participar do seleto quadro de advogados do Brasil e isso aconteceu com todos os 5 graduados na First Class que prestaram o exame.

Os resultados dos Alumni da Ambra College

Infelizmente, a esmagadora maioria dos bacharéis em direito no Brasil não é aprovada no exame da OAB demonstrando o baixo nível do ensino de algumas faculdades brasileiras.

Felizmente, os cinco graduados na Ambra que realizam o exame foram devidamente aprovados e hoje são advogados no Brasil (na OAB-DF, OAB-MG, OAB-MT e OAB-RS).

Você pode acessar o Cadastro Nacional de Advogados e procurar os nomes dos Alumni da First Class. Apenas uma graduada da First Class que não é advogada nem chegou a prestar o exame de ordem porque estava cursando mestrado em direito na University College of London, uma das melhores instituições de ensino superior do mundo.

Seguindo na linha de resultados, o egresso Fernando Boarato Meneguin está atualmente fazendo pós-doutorado na prestigiada Universidade de Berkeley, na California, em Análise Econômica do Direito, Law and Economics, aliando o seu doutorado em economia na UnB com a graduação em direito na Ambra College.

O professor Fernando também atua como docente na Ambra College nas disciplinas de economia e análise econômica do direito. Veja o Currículo Lattes do Professor Menguin.

Fotos de professores e alunos da Ambra College

Vale ressaltar que alunos formados em 2014 tiverem a revalidação, alunos formados em 2015 também revalidaram os diplomas no Brasil, bem como alguns dos alunos formados em 2016 que também já revalidaram o diploma em janeiro de 2017.

Corpo Docente

A Ambra College sempre teve um corpo docente (faculty) de altíssimo nível. O faculty da Ambra College é composto integralmente por professores com doutorado ou mestrado e isso (faculdade com 100% de professores mestres e doutores) é algo raríssimo no Brasil.

O normal para instituições no Brasil é que apenas 25% a 30% dos professores tenham titulação acadêmica de mestrado ou doutorado e que os demais sejam pós-graduados (especialistas), porém, aqui nos Estados Unidos, o padrão é a titulação e a exceção é que os professores não tenham mestrado/doutorado.

Acesse nosso site e observe a qualidade do corpo docente.

Na verdade, temos muitos outros professores que foram selecionados ou estão em lista de espera para participar da seleção docente da Ambra College demonstrado que bons professores percebem nossa instituição como sendo séria e de qualidade.

Leia também o depoimento de professores sobre nosso ensino aqui, aqui, aqui, e aqui.

Eu citei vários nomes ao longo do texto, mas peço que não procure fazer contato com os graduados, alunos ou professores diretamente. Por favor, respeite a privacidade, a família e o trabalho dos nossos graduados, alunos e professores e não os interrompa em suas atividades pessoais e profissionais.

O contato com os alunos, graduados e professores pode ser feito no evento trimestral de admissões ou estudando por um mês no Confiança Ambra.

O evento trimestral de admissões é uma conferência realizada pela internet na qual convidamos um dos graduados para falar sobre o estudo na Ambra e responder perguntas dos interessados.

É importante participar da conferência e não fazer contato direto porque a cada mês muitas pessoas fazem algum tipo de contato conosco sendo inviável para um graduado atender e conversar com todos.

Confiança Ambra

O programa Confiança Ambra é a melhor maneira de testar nosso ensino e sentir-se seguro para estudar conosco. Trata-se de programa que permite ao aprovado no processo seletivo para uma das trinta (30) vagas em cursos de graduação estudar normalmente por um mês sem ter compromisso financeiro [1].

Significa que você poderá simplesmente desistir, independentemente do motivo, de estudar na Ambra até um mês participando de aulas normalmente.

É importante participar do programa porque você terá acesso aos colegas, professores, staff e diretoria da Ambra sem nenhum risco financeiro.

Você precisará desembolsar apenas o valor da taxa de inscrição, atualmente em 20 dólares ou 40 reais, e nada mais para ter acesso total ao curso, seu método de ensino, seus colegas, participar de grupo de alunos, obter a excelência da orientação individualizada do ensino da Ambra, etc.

Temos a certeza de que nosso curso é uma excelente oportunidade para os brasileiros que desejam se qualificar e não possuem acesso a uma faculdade tradicional e acreditamos que o ensino deve ser feito com alta qualidade e transparência, deve ser individualizado e flexível para proporcionar a sua realização profissional. O programa Confiança Ambra externaliza essa certeza.

Visite a Ambra College

Edifício no qual está sediada a Ambra College na 37N Orange Ave, Suite 500.Finalmente, você está convidado a nos visitar em Downtown Orlando. Estamos sediados na 37 N. Orange Avenue, Suite 500, em Downtown Orlando.

O investimento para uma viagem pode ser a forma de você sentir-se mais seguro para concorrer a uma das 30 vagas na graduação ou 60 na pós-graduação e, atualmente, os preços das passagens estão acessíveis possibilitando a visita.

Na oportunidade, podemos mostrar cópias autenticadas de diplomas do nosso curso de direito que foram devidamente revalidados no Brasil e gentilmente permitidas por seus portadores.

Todos os graduados que revalidaram cursaram o bacharelado em direito na opção de estudos online (uma modalidade da EaD), pois, na época das primeiras turmas, nossos cursos eram apenas online.

Agora contamos também com cursos blended e on campus (presencial). Caso não tenha reais condições de visitar-nos, sinta-se livre para enviar um amigo que esteja em Orlando ou para fazer contato conosco por e-mail ou telefone.

Parceiros Institucionais

A Ambra College também possui parcerias importantes que corroboram nossa seriedade como a Florida Association of Postsecondary Schools and Colleges, e a Rede Canvas Network. Além disso, a Ambra College patrocinou o time de futebol de nossa cidade, Orlando City Soccer, na temporada de 2013.

Florida Association of Postsecondary Schools and Colleges é a associação de instituições de ensino superior do Estado da Flórida e todos os seus membros são escolas e faculdades devidamente credenciadas nos Estados Unidos que atuam no estado.

A Rede Canvas Network é um provedor de cursos no modelo MOOC em parceria com instituições de ensino superior ou institutos de pesquisas, consultoria e afins.

A Ambra College é parceria da Rede Canvas ofertando curso de gerenciamento de finanças pessoais gratuito via internet em português, o primeiro ofertado por MOOC americano em português do Brasil.

O Orlando City Soccer Club é o time de futebol de nossa cidade que teve nossa contribuição para chegar à MLS, primeira divisão do futebol (soccer) nos EUA. Francisco Neto, diretor executivo, participou de consulta pública para a construção do estádio de futebol e a Ambra College foi parceira com patrocínio do time na temporada de 2013.

A Ambra College é Confiável?

Retomando a pergunta do título do texto, demonstrei vários fatos como o credenciamento pelo departamento de educação, a revalidação dos diplomas, a aprovação na OAB, a possibilidade de nos visitar e parceiros institucionais indicando que nossos sistemas, depoimentos e funcionamento são verdadeiros e espero ter passado total segurança a você quanto à Ambra ser uma instituição plenamente confiável.

[1] O Confiança Ambra não vale para programas em parceria com outras faculdades nem para programas de pós-graduação.