Home Comunidade AMBRA Comunidade Ambra College – Michael Mohallem

Comunidade Ambra College – Michael Mohallem

0

Entusiasmado com as possibilidades do ensino online, Michael Freitas Mohallem é professor de Direito Constitucional no curso da Ambra College e viu na instituição a chance de continuar lecionando durante seu doutorado em Direito Constitucional Comparado e Direitos Humanos em Londres (University College London – UCL).

Michael é mestre em Direito Público e Direitos Humanos pela UCL, especialista em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UNB) e graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Trabalhou no Senado Federal e no Ministério da Justiça.

[toggle title=”Michael Freitas Mohallem – Professor de Direito Constitucional I” value=””] “A metodologia permite que aluno e professor acompanhem a progressão de ideias, discutam diferentes concepções e avancem de modo interativo a conclusões que representem o conhecimento acumulado e lapidado do aluno.” [/toggle]

1) Como conheceu a Ambra College e se tornou docente do curso de direito brasileiro?

Conheci a AMBRA por meio da recomendação de um colega que sabia do meu interesse em continuar minhas atividades como professor de direito constitucional brasileiro durante meu doutorado em Londres. A sugestão foi excelente já que, apesar de ser um “jovem”, a AMBRA já conta com uma reputação sólida, especialmente por conta de seu corpo docente comprometido com a qualidade do ensino jurídico. Ademais, o ensino online vem se consolidando a cada ano como um meio viável e, em muitos aspectos, mais eficiente do que a educação presencial.

2) Qual é a sua opinião sobre a metodologia utilizada pela Ambra College? Você acha eficiente?

O AVA da AMBRA permite que aluno e professor dialoguem durante o curso de diversas formas. Tanto a sala de aula proporciona um ambiente de qualidade, com perguntas e comentários dos alunos, quanto os espaços de tarefas proporcionam o aprendizado segundo uma metodologia construtiva, através da qual o conhecimento do aluno não é classificado de forma binária (certo/errado), mas sim criticado e comentado para que seja a base de nova compreensão do conteúdo. Não há perda ou frustração. Não se inicia sempre da estaca zero. Ao contrário, a metodologia permite que aluno e professor acompanhem a progressão de ideias, discutam diferentes concepções e avancem de modo interativo à conclusões que representem o conhecimento acumulado e lapidado do aluno.

3) Como é a sua relação com os alunos? Na sua opinião, como é ensinar a distância?

O ensino a distância tem suas vantagens e desvantagens. O ambiente de uma sala de aula com a presença física de alunos permite perceber se todos estão envolvidos e interessados no conteúdo e um função disso adequar a aula no seu decorrer. A troca de olhares, neste aspecto, é insubstituível. Porém, o ensino online permite que a participação global dos alunos no curso (ou seja, não apenas na sala de aula, mas na leitura de materiais, exercícios, etc) seja mais eficiente, pois é inteiramente adequada às preferências de cada aluno. As atividades são produzidas nos horários mais convenientes, as aulas podem ser assistidas novamente e, acima de tudo, há uma disponibilidade muito maior do professor.

[testimonial company=”Professor de Direito Constitucional 1″ author=”Michael Freitas Mohallem” image=””]
“Talvez como forma de compensar a separação virtual, os professores da AMBRA dedicam atenção personalizada aos alunos. Nós temos o cuidado e obrigação de responder a todos e quaisquer emails, além de comentar individualmente sobre o progresso das atividades de cada aluno”
[/testimonial]

4) Você daria alguma dica para quem pretende cursar o curso online da Ambra College?

A dica que me parece mais útil é que supere os eventuais preconceitos que possa ter em relação ao ensino online e analise com atenção a qualidade do curso, a instituição e os professores. Imagino que no futuro próximo haverá tantas instituições de ensino online quanto presenciais e isso não será mais um elemento relevante na distinção entre os cursos. Os alunos interessados buscarão os programas de maior qualidade, sejam eles presenciais ou à distância.