Home Administração Dicas para uma carreira internacional

Dicas para uma carreira internacional

0
Dicas para uma carreira internacional

A Ambra traz para vocês dicas para carreira que irão transformar você em um profissional internacionalmente reconhecido.

O Brasil está em uma posição de grande destaque no mundo. A indústria do petróleo em evidência, aumento do poder de consumo, classe média que não para de crescer, sexta maior economia do mundo. O que não falta são empresas querendo investir no Brasil e, consequentemente, oportunidades de crescimento.

Pensando nisso, vamos dar algumas dicas para carreira que irão te ajudar a competir nesse mercado com profissionais cada vez mais preparados.

Carreira internacional não significa necessariamente ir morar no exterior

O que vale aqui é a máxima da globalização que as empresas estão focando cada vez mais: pense global e haja local! As empresas estrangeiras que se instalam no Brasil tem uma carência enorme de conhecimento sobre o mercado local, cultura e hábitos de consumo. É exatamente ai que entra a sua grande vantagem competitiva.

O segredo é tentar se antecipar ao processo de seleção antes da publicação oficial. Busque as empresas e ofereça seus serviços de forma proativa. Realce suas vantagens competitivas, resultados e conhecimentos do mercado independente de ser ou não proficiente em língua estrangeira.

Falar outra língua fluentemente não é o grande plus, mas o que você pode fazer com ela

Já foi o tempo em que falar uma língua estrangeira era considerada uma grande vantagem. Atualmente muitas pessoas já falam inglês ou espanhol fluentemente e outros tantos estudam até mandarim. E os que não falam estão fora do jogo? Não! O que mudou foi a dinâmica da análise e, óbvio, o número de oportunidades.

É muito importante estudar outra língua sim, mas jamais se iniba com a sua limitação. Traga números como resultados e arrisque! É preferível um gerente comercial argentino falando um terrível portunhol e trazendo negócios que um português falando perfeitamente a nossa língua, mas sem resultados.

Lembre-se de alimentar bem e manter proativo seu avatar virtual

O mundo virtual está cada dia mais integrado ao mundo real e tem sido nos últimos anos um dos maiores elementos de promoção, manutenção e evolução da carreira executiva internacional.

Estar atualizado a respeito do que está acontecendo no mundo, ler jornais e manchetes de vários países, romper as fronteiras geográficas.  É preciso se preocupar com a construção de uma estratégia de imagem, de uma vida profissional virtual para você. Ter perfil no Facebook e no LinkedIn não é mais passatempo, é oportunidade.

É fato que é preciso se preparar para competir no mercado, se aperfeiçoar, estudar. Mas acredite: você está pronto para começar! Há muitas empresas que precisam de você como você é, só precisam te encontrar. O que não pode acontecer é você se estagnar e não evoluir junto com a empresa, por isso é ideal você  sempre buscar formas de aperfeiçoamento e capacitações.

Para saber mais dicas para a carreira acesse o portal dos Administradores.