Home Educação Mestrado em Portugal

Mestrado em Portugal

0
Mestrado em Portugal
Opções de mestrado em portugal

Nos últimos anos, Portugal tem chamado a atenção de brasileiros por conta do idioma. Algumas pessoas tem mudado do Brasil para Portugal e outros tem procurado o país europeu para estudos de mestrado e doutorado.

Quando você estuda numa instituição de ensino de Portugal, você recebe um título português de mestre.

Assim como qualquer outro título do exterior, você poderá solicitar o reconhecimento no Brasil do título de mestrado de portugal em alguma instituição de ensino brasileira que oferte mestrado na mesma área.

Mestrado em portugal para brasileiros

Assim como os programas da América Espanhola, a maioria dos cursos de mestrado e doutorado de Portugal que atraem brasileiros são mestrados semipresenciais.

Esses cursos demandarão que você se desloque para Portugal duas vezes por ano para assistir, de forma intensiva, às aulas do mestrado ou doutorado.

Algumas pessoas preferem mudar por 2 anos para Portugal é realizar mestrados integralmente presenciais em instituições com a Universidade do Porto e a Universidade de Coimbra.

Algumas das Instituições de ensino de Portugal

Você pode fazer mestrado em Portugal nas seguintes instituições de ensino:

  1. Universidade de Coimbra
  2. Universidade do Minho
  3. Universidade do Porto
  4. Universidade de Lisboa
  5. Universidade Nova de Lisboa
  6. Universidade Autônoma de Lisboa
  7. Universidade Portucalense

A lista é obviamente não exaustiva e representa algumas das instituições de ensino de Portugal mais procuradas pelos brasileiros.

Você deve ter cuidado e obversar detalhes para buscar alinhamento entre você e a instituição de ensino para que sua escolha seja a mais adequada possível.

Investimento e despesas complementares

O investimento em educação nos programas de mestrados em Portugal possuem valores diversos a depender da instituição e do curso escolhido. Segue uma lista de patamares para você ter uma noção dos valores:

O investimento total que você vai fazer para conquistar o título português de mestre deve ser considerado no todo, portanto, faça as seguintes perguntas:
  1. Qual é o investimento do curso?
  2. Qual é o custo de passagens?
  3. Qual é o custo de alimentação?
  4. Qual é o custo de transporte?
  5. Qual é o custo de hospedagem?
  6. Qual é o custo de oportunidade?

Faça uma planilha com todos os valores para que você tenha um bom planejamento financeiro e lembre-se do custo de oportunidade.

O custo de oportunidade é quanto dinheiro você deixará de ganhar/fazer por estar em Portugual durante os períodos intensivos.

O custo de oportunidade é válido para pessoas da iniciativa privada como profissionais liberais. Esses deixaram de receber por seus serviços tanto quando estiverem fora quanto um período antes que deixaram de “pegar” novos serviços que terão impacto durante o período de viagem para estudos em Portugal.

Considere o valor total ao comparar um mestrado em Portugal com suas demais alternativas no exterior ou no Brasil em termos financeiro. Lembrando que você nunca deve decidir por um mestrado somente pelo aspecto financeiro.

Sua vez, o que você gostaria de saber sobre mestrados em Portugal? Deixe sua dúvida nos comentários e ampliarei texto para atender às demandas dos leitores.

Leia também o texto: Mestrado e conheça tudo sobre pós-graduação stricto sensu.

am_cta_ebook03_9caracteristicas