3 tendências de Marketing no ano

Para quem ainda não sabe, a Ambra College oferece o curso de Administração de Empresas e nele, o aluno pode optar por fazer uma série de disciplinas que se encaixam na concentração de Marketing do curso. Por isso, hoje o blog vai falar um pouco mais sobre essa área, mostrando as principais tendências de Marketing que especialistas apontaram para este ano.

Em um artigo do blog Jeff Bullas foram apontadas 10 tendências macro para o ano e destacamos 3 que estão influenciando o modo do profissional de Marketing  trabalhar:

1) Personalização

Essa já era uma tendência que vinha crescendo nos últimos anos, mas em 2012 foi um dos maiores focos do mercado. Ter um conteúdo personalizado significa entender e atender as necessidades e interesses de um mercado específico ou público – essa tendência aumenta o valor e popularidade da marca. No meio digital, a personalização faz ainda mais sentido quando falamos do papel de conteúdo dentro do marketing on-line e a crescente presença de comunidades online, nichos, por exemplo. Como as pessoas se tornam mais e mais acostumados a selecionar quais as marcas e empresas podem se juntar a eles na sua própria comunidade online, o valor de abordagens personalizadas de marketing e conteúdo vai continuar a crescer.

2) A ascensão do conteúdo gerado pelo usuário

O conteúdo gerado pelo usuário pode ser tanto um vídeo do YouTube mostrando um cliente usando um produto ou clientes compartilhando suas experiências dentro de uma comunidade on-line. O desafio desta tendência é a forma com a qual os profissionais de marketing lidam com o cliente, inspirando e facilitando o conteúdo gerado pelo usuário.

3) A recomendação do cliente

Esse é um ano em que a voz do usuário ou do cliente ficou mais alta. As empresas estão se tornando mais inteligentes na hora de integrar oportunidades de feedback do cliente e resposta dentro de sua estratégia de marketing. O boca-a-boca de mídia social vai continuar crescendo, com pessoas cada vez mais confiando em seus próprios círculos sociais online para informar e comentar sobre a escolha de produtos ou serviços. Como resultado, essa prática aumenta a credibilidade dessas empresas.

E você que gosta da área, o que acha dessas tendências?