A técnica do Pomodoro: aumente sua produtividade

Para quem decidiu começar 2013 com tudo, hoje o blog apresenta uma técnica curiosa que visa aumentar sua produtividade, nas mais diversas atividades. O nome é engraçado: pomodoro significa tomate em italiano e foi justamente olhando para um timer no formato do fruto, que Francesco Cirillo teve a sua grande ideia!
aumentar a produtividade

A dinâmica da técnica é simples: com um timer marcando 25 minutos, a pessoa deve manter-se focada em uma determinada tarefa (estudar para uma prova, por exemplo). Nesse período o foco é essencial, nada de levantar para tomar água ou ir ao banheiro. Qualquer lembrança de tarefas fora do foco “estudar para uma prova” deve ser anotado em um papel e executado em outro momento.

No início, obviamente, é difícil se concentrar, pois tudo parece te distrair ou se tornar um motivo para que você pare o que está fazendo e assim, entrar em um ciclo de diversas tarefas feitas pela metade.

Após os 25 minutos concentrados na tarefa, descanse. E aqui é importante não se concentrar em nada relacionado com a atividade que você estava exercendo anteriormente. O tempo de descanso pode variar de 5 a 10 minutos. Assim sendo, a matemática da sua produtividade fica assim:

Pomodoro = 1 ciclo de trabalho = 25 minutos

Dependendo de sua tarefa, você precisará de mais ou menos tempo e a recomendação é de que a cada 4 pomodoros, você tire um tempo maior para espairecer, algo em torno de 30 minutos. Esse tempo é importante para que sua criatividade e inspiração se renovem, sua mente fique pronta para continuar atenta ao trabalho.

Outro ponto interessante sobre o Pomodoro: é possível controlar o tempo que você gasta para cada atividade e buscar compreender se aquele tempo foi realmente bem utilizado, se você consegue diminuir ou vai precisar aumentar os ciclos de 25 para determinada tarefa… Enfim, você ganha mais controle sua produtividade. Exemplo: você precisa de 2 pomodoros para estudar Direito Penal e apenas 1 pomodoro para Direito Trabalhista.

Para quem se interessou pela técnica  e quer conhecer mais, aqui tem o link para o site oficial The Pomodoro Technique e um vídeo explicativo: