Navigation

AMBRA College
Tríade do Tempo
Administração do tempo: método Tríade do Tempo aproveite melhor seu dia

A hipercompetição, a multiplicidade de papéis que assumimos em nossa vida pessoal e profissional, a pressão externa e o sentimento de que sempre estamos um passo atrás.

Esse cenário faz com que tenhamos a impressão de que não há tempo para nada – ainda que precisemos encontrar tempo para tudo. Isso pode gerar a sensação de frustração, estresse e mesmo depressão, que é um dos maiores males do tempo moderno.

Ocorre que as pessoas acabam deixando sua vida pessoal ou mesmo sua carreira de lado para dedicar-se a apenas uma dessas esferas, justificando nessa decisão sua falta de tempo. Saiba que, na verdade, há, sim, tempo. O que está faltando é uma metodologia para administrá-lo. Conheça o método da Tríade do Tempo, no post de hoje, e veja como ele pode ajudá-lo a tirar melhor proveito da sua rotina e trazer mais qualidade à sua vida.

O que é a Tríade do Tempo?

A Tríade do Tempo é uma ferramenta de coaching pessoal que divide as atividades de uma pessoa em três grandes esferas: urgente, importante e circunstancial. Este conceito foi criado por Christian Barbosa, um dos maiores especialistas em produtividade do Brasil.

Seu objetivo é ajudar as pessoas a conciliarem e manter a harmonia e equilíbrio entre família, trabalho e lazer. A Tríade do Tempo faz com que o tempo gasto nessas três esferas seja redistribuído, tendo resultados mais satisfatórios para a pessoa que aplica o método tanto em sua vida pessoal como na profissional.

Em 2012, Christian Barbosa lançou um livro que aborda de forma ampla o conceito e emprego da Tríade do Tempo. Nele, Barbosa diz que “as três esferas (urgente, importante e circunstancial), juntas, compõem toda a forma como você utiliza seu tempo. A principal diferença desse modelo em relação à matriz é que, aqui, as esferas da importância e da urgência nunca acontecem simultaneamente. Não há interseção das esferas.”

O significado das três esferas

Esse método de administração do tempo diferencia as três esferas da seguinte maneira:

  • Importante – são todas as atividades que as pessoas realizam e que são significativas em suas vidas. Todas as tarefas trazem algum tipo de resultado, seja em curto, médio ou longo prazo. Tudo que é importante tem tempo para ser concretizado, sejam horas, dias, semanas, meses ou até anos.
  • Urgente – são todas as atividades nas quais o tempo para sua realização já está no limite, é curto ou mesmo se esgotou. São atividades que surgem de última hora, que não são previstas e que, quase sempre, geram estresse e pressão – nas conhecidas situações de “apagar incêndios”.
  • Circunstancial – são todas aquelas tarefas consideradas desnecessárias, atividades realizadas por comodidade ou por ser consideradas apropriadas pela sociedade. São consideradas gasto de tempo de maneira inútil, fazem parte de uma esfera que não traz resultados e há alto potencial para gerar apenas frustrações.

Cada pessoa tem uma Tríade do Tempo diferente, assim, o tempo dedicado a cada esfera e o tamanho delas também diferirá de caso a caso. Algumas pessoas têm a esfera da urgência maior, para outras a maior é a da importância, e, para um terceiro grupo, a circunstancial é a com mais tempo destinado.

É comum que o tempo aplicado em cada esfera também varie de acordo com a idade, maturidade, condição social, cargo ou condição de vida do indivíduo.

Dica: descubra qual é o tamanho de cada uma de suas esferas, de acordo com a metodologia da Tríade do Tempo. Faça o teste e confira seu resultado.

O tamanho de cada esfera

É importante que, após a realização do teste, você não se assuste caso constate que sua maior esfera é a da urgência ou mesmo a da circunstância, isso acontece porque, em geral, as pessoas não aplicam nenhum tipo de metodologia de administração do tempo em sua rotina.

Além disso, o gênero também pode influenciar no tamanho de cada esfera. Em uma pesquisa realizada de 2005 a 2008, Christian Barbosa descobriu que:

  • A tríade feminina é, normalmente, dividida da seguinte forma: 44,39% – urgente; 30,99% – importante; 24,62% – circunstancial.
  • A tríade masculina, comumente, é composta assim: 36,73% – urgente; 35,47% – circunstancial; 27,80% – importante.

Modelos perigosos de Tríade do Tempo

Há três modelos da Tríade do Tempo que precisam de atenção redobrada. Essas composições são consideradas perigosas porque a esfera importante é menor do que a circunstancial ou urgente. Confira:

1. Tríade Super-Homem

É a tríade que tem a esfera urgente maior do que as demais. Quem tem essa tríade vive resolvendo crises e problemas urgentes que aparecem no cotidiano. É o tipo de pessoa que gosta de ajudar os outros com tudo, sem exceção.

A segunda maior esfera é a circunstancial, pois é a forma de se desligar da rotina estressante, assim, raramente sobra tempo para atividades importantes. Se é o seu caso, reflita sobre o seu comportamento. Se não priorizar as tarefas que são importantes, você pode estar deixando de lado o cumprimento de seus objetivos de vida, não realizando ações que ajudarão sua carreira ou mesmo sua realização pessoal.

2. Tríade Homer Simpson

As pessoas que possuem a esfera circunstancial maior do que as outras duas são consideradas, segundo Christian Barbosa, escravas do destino. São pessoas que vivem o que surge no momento e não buscam algo melhor para si.

Geralmente os indivíduos desta tríade não têm sonhos ou coragem de lutar, pois deixam as circunstâncias as dominarem. Se você constatou que esse é o seu caso, estabeleça um plano de mudança. Não se deixe levar, construa o seu caminho, defina qual é o seu grande objetivo pessoal e profissional e elabore metas diárias para aproximar-se dele.

3. Tríade O Equilibrista

As esferas circunstancial e urgente possuem porcentagens semelhantes, e é assim que muitas pessoas passam a vida, se equilibrando entre as urgências e as circunstâncias. As pessoas dessa tríade geralmente não dizem ‘não’ e quase não têm hábito de planejamento.

Se esse é o seu caso, lembre-se de que, sem estabelecer seu porto, a vida poderá levá-lo por qualquer itinerário – e você nem ao menos terá o direito de reclamar se não gostar dele. Mude essa situação, reduza o tempo que você gasta em ações que não agregam valor ou lhe trazem resultados e satisfação. Em seu lugar, aos poucos, insira as atividades que são importantes para você alcançar seus objetivos de vida. Você verá que, rapidamente, resultados vão aparecer.

4. Tríade Ideal

A tríade ideal é aquele em que a esfera importante tem maior porcentagem do que as demais, assim as pessoas mantêm a vida baseada nas coisas que realmente são essenciais e que trazem resultados a elas.

Metodologia da Tríade do Tempo

A metodologia possui cinco fases que precisam ser colocadas em prática de maneira ordenada e sequencial, pois cada uma visa atender a diferentes necessidades no planejamento de produtividade pessoal, e contém uma série de etapas.

Fase 1 – Identidade

É nela que acontece a reflexão, quando as pessoas precisam olhar para dentro de si mesmas. Essa fase serve com um espelho para autoanálise.

Fase 2 – Metas

É a hora de transformar sonhos em realidade. Quem não tem meta, não tem rumo, e vive objetivos impostos pelas circunstâncias e por outras pessoas.

Fase 3 – Planejamento

São os caminhos que conduzirão as pessoas a atingirem suas metas. Falta de planejamento gera um alto nível de estresse, pois tudo que ocorre é imprevisto por você.

Fase 4 – Organização

Organização ajuda a aumentar a produtividade e o seu tempo livre. Organizar-se é indispensável para iniciar qualquer projeto pessoal ou profissional.

Fase 5 – Execução

Esta fase é a convergência de todas as demais. É nela que as pessoas se expõem após a autoanálise; as metas começam a ser cumpridas, o planejamento é posto em prática e a organização aumenta sua produtividade e aproveitamento de seu tempo.

É importante lembrar que nada acontece em curto prazo. As fases da metodologia precisam ser bem executadas, realizadas de maneira segura e com persistência para que sejam sempre concluídas.

Para que serve a Tríade do Tempo?

A Tríade serve para que as pessoas possam delegar atividades diárias, que a rotina seja menos estressante e desgastante, que a vida seja vivida com mais qualidade e para que se consiga obter resultados concretos a partir das ações cotidianas. Por meio da Tríade, se descobre o que a realmente é importante ser mantido, o que pode ser delegado, o que precisa ser recusado. Aplicando a metodologia, é possível estabelecer objetivamente um rumo para sua vida, percebendo quais ações são necessárias para alcançar suas metas, aumentando, assim, sua produtividade e gerando mais tempo para que você viva aquilo que realmente é importante.

Por exemplo, se você sempre quis realizar uma pós-graduação, mas protelou esse objetivo em função da falta de tempo, essa metodologia poderá ajudá-lo a perceber que, na verdade, há tempo, mas parte dele está sendo empregado de modo inadequado. Lembre-se: o tempo, hoje, é um dos ativos mais valiosos. Você não vai querer desperdiçar algo tão único e valoroso, certo?

Albert Einstein já dizia: “falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos”.  Agora que você conhece a metodologia da Tríade do Tempo, faça com que esse não seja mais o seu caso e foque em seus objetivos e no que, realmente, é relevante para conquistá-los.

Você já conhecia ou aplicou o método da Tríade do Tempo? O que mudou em sua vida? Deixe seus relatos nos comentários.

am_cta_ebook10_admempresas

A equipe de Redação da Ambra é formada por profissionais especializados em redação, marketing, finanças, empreendedorismo, administração e gestão. Estes profissionais são os responsáveis por criar conteúdo informativo e que ajudam a inovar e resolver problemas do mercado.