Home Administração Como administrar uma pequena empresa?

Como administrar uma pequena empresa?

0
Como administrar uma pequena empresa?

A administração é importante para qualquer empresa. A partir uma boa administração é possível conhecer o negócio, saber o que está funcionando e o que precisa melhorar, quais as expectativas do clientes e os passos da concorrência.

Ter uma pequena empresa é sinônimo de muitas responsabilidades que deixam o empresário ocupado na maior parte do tempo.

Para manter o negócio em dia e fazê-lo crescer, além de ficar atento aos clientes e à concorrência, é preciso criar estratégias, analisar os resultados e realizar um bom gerenciamento da equipe .

Confira a seguir 6 dicas que preparamos sobre como administrar uma pequena empresa da melhor maneira!

1. Conheça sua empresa e seu ramo

Para ser um bom administrador, é preciso conhecer a fundo sua empresa e o ramo no qual ela está inserida. Conheça todas as áreas do seu negócio e faça acompanhamentos constantes.

Faça uma análise SWOT da organização: liste seus pontos fortes e fracos, além das oportunidades e ameaças.

Assim, você saberá onde está indo bem, no que precisa melhorar e como vai o mercado no qual está inserido, o que pode ser uma excelente fonte de ideias e soluções.

2. Tenha um plano de negócios

O plano de negócios é a melhor maneira de manter seus objetivos e metas sempre à vista e trabalhar para alcançá-los.

Nele, você deve traçar estratégias que podem auxiliar o negócio a chegar onde você deseja, como  planos de vendas e marketing.

3. Escolha bem o local do negócio

A escolha do local de sua empresa é fundamental para o sucesso do seu negócio, mesmo quando você realiza vendas por telefone ou internet, já que a localização interfere nas questões de transporte, logística e distribuição — fatores de grande importância para o desenvolvimento do negócio.

4. Conte com os funcionários

Como empresário, você não pode dar conta de tudo sozinho, senão corre o risco de deixar de dar atenção a áreas que precisam de você. Por isso, saiba escolher bem seus funcionários para que possa confiar neles e delegue atividades de acordo com suas competências.

5. Esteja atento a tudo

Esteja sempre atento a tudo que envolve sua empresa e seu ramo de atuação.

Preste atenção nos seus funcionários e clientes e em como eles se sentem e acompanhe todas as novidades em sua área, inclusive em relação aos concorrentes.

Essas podem ser boas fontes para inovar, realizar mais vendas e fazer a empresa crescer.

6. Mostre que sua empresa existe

Se ninguém souber da existência da empresa, você não conseguirá atrair nenhum cliente. Por isso, é fundamental que você trace estratégias de marketing e divulgação para mostrar às pessoas o que é o seu negócio e como ele pode ajudá-las.

Neste post, você aprendeu a importância da administração para manter e fazer crescer uma empresa.

Viu como administrar uma pequena empresa exige que você esteja atento a todas as áreas do negócio, além de ouvir funcionários e clientes e analisar a concorrência.

Seus resultados dependem disso e também devem ser acompanhados  e avaliados constantemente.

Finalmente, capacite-se. Faça cursos de atuação, faça um curso de graduação em administração ou faça um bom MBA Americano.

Você tem alguma dica sobre como administrar uma pequena empresa? Deixe seu comentário!