Advogado de sucesso: o profissional atualizado sai sempre na frente!

Advogado de Sucesso
Escutar o texto
Voiced by Amazon Polly

O mercado jurídico passa por uma transformação significativa em seu modo de operar, com novas tecnologias sendo aplicadas, clientes mais criteriosos e um segmento de atuação cada dia mais competitivo – só no Brasil já existem mais de 1 milhão de advogados.

Nos Estados Unidos, o número estimado de profissionais da área pode chegar a mais de 1,3 milhão.

Os advogados, portanto, não podem mais se manter na mesma posição de 20 anos atrás, quando apenas seu conhecimento adquirido na graduação poderia ser suficiente. Hoje, a atualização constante é fundamental para o seu sucesso profissional.

Veja, a seguir, alguns hábitos valiosos que você pode adquirir para se tornar um advogado de sucesso.

Vamos conhecer algumas atitudes para você se tornar um advogado de sucesso?

1. Adicione à sua rotina de leitura blogs e sites com assuntos jurídicos

Na busca pelo sucesso, o profissional que sai à frente é aquele que está sempre atualizado com o que acontece no mundo jurídico. Quanto mais conhecimento sobre as tendências e novidades de seu segmento você tiver, um profissional mais diferenciado você será.

Novas regras, precedentes, tecnologias e demandas de mercado costumam surgir a uma velocidade cada vez maior. Canais como os blogs e sites especializados costumam oferecer atualizações periódicas.

Uma dica é você inscrever-se para receber a newsletter dos seus canais preferidos, assim, nenhuma atualização ou nova informação adicionada fugirá de seu conhecimento.

De acordo com estatísticas, o site de Direito mais visitado do mundo é o FindLaw, com conteúdo em inglês. No Brasil, o site Consultor Jurídico, revista eletrônica de notícias, análises e estudos sobre assuntos do Direito e da Justiça também se mostra uma fonte relevante.

O blog jurídico mais acessado nos Estados Unidos é o Above The Law, que conta com notícias e insights sobre personalidades e instituições desse segmento. No Brasil, há o Blog do Fred, do jornalista Frederico Vasconcelos, do jornal Folha de São Paulo, que trata de temas jurídicos e política nacional.

2. “Troque” muita ideia!

Como já falamos em outro post, fazer networking continuamente é fundamental para um advogado de sucesso. Por meio dessa prática, criam-se bons relacionamentos profissionais que ajudam a ampliar os conhecimentos com a troca de informações com outras pessoas.

Para quem é recém-formado, trocar ideias com um advogado mais experiente, uma pessoa com quem você vai poder contar em momentos de dúvidas e dificuldades é uma atitude bastante benéfica.

Além do mais, o bom relacionamento interpessoal é uma das principais bases do exercício da advocacia – um advogado de sucesso é muito bom em lidar com pessoas. Não se trata apenas de enterrar a cabeça nos livros, estudo de casos, estatutos, tratados e regulamentos: é preciso, também, saber relacionar-se bem.

Outra dica é não fazer networking e trocar informações apenas com outros profissionais do direito. Cada vez mais, é preciso ser interdisciplinar.

Ao conversar com um administrador, você poderá aprender dicas para a gestão de seu escritório ou mesmo de sua carreira. Já um contato da área do marketing poderá ajudá-lo a ter insights para trabalhar a sua imagem pessoal e profissional, por exemplo.

3. Leia sobre direito nacional e internacional

Levando em conta que, hoje, vivemos em um mercado global e conectado, o conhecimento na área do direito internacional está se tornando cada vez mais fundamental.

A área abrange, sobretudo, o direito internacional público – mais relacionado a questões que envolvem o governo – e direito internacional privado, voltado às relações privadas e comerciais entre empresas de diversos países.

Para quem pensa em fazer carreira no exterior ou ter contato com áreas internacionais em seu trabalho, é preciso, ainda mais, estar atento às manchetes mundiais, aos casos mais atuais envolvendo governos e empresas de outros países e, claro, especializar-se.

4. Aceite consultorias

A contratação de uma consultoria especializada para advogados pode ser uma opção interessante, não apenas para quem está em início de carreira, mas também para quem quer melhorar seu resultado profissional.

A identificação de processos que podem ser automatizados, ajudando você a alcançar os seus objetivos estratégicos com mais eficácia, por exemplo, é um serviço que uma consultoria especializada pode oferecer.

O custo de uma consultoria não é, necessariamente, alto e não deve ser percebido como um gasto, mas como um investimento – afinal, no médio e longo prazo, essas mudanças vão gerar economia para você.

Para aqueles que estão em início de carreira, a contratação de uma consultoria é, também, bastante proveitosa. Por meio dela, você poderá obter orientação e dicas valiosas de quem já tem experiência e passou por situações como a que está vivenciando, o que fará com que encontre mais facilmente o seu caminho e a abordagem que o ajudarão a ser um advogado de sucesso.

Entre outros exemplos de serviços de uma consultoria para essa área, estão: planejamento e implantação do marketing jurídico; estruturação/reestruturação de modelos de gestão e governança; planos de expansão e desenvolvimento empresarial, entre outros.

5. Invista em uma pós-graduação

De acordo com matéria da revista Exame, os advogados mais procurados são aqueles com formação de primeira linha, atualização constante e capacidade de atender clientes de forma personalizada.

Para isso, nada melhor do que um bom curso de pós-graduação na área que você pretende especializar-se, a fim de enriquecer o seu currículo e agregar conhecimentos no campo desejado.

Com qual área do direito você realmente gosta de trabalhar? A dica é escolher um curso que esteja alinhado a suas habilidades pessoais e competências técnico-profissionais. Não adianta pensar em Direito Tributário se você não tem habilidade e detesta cálculos, por exemplo.

Escolha um curso de atualização dentro da sua área de atuação profissional.

6. Invista em um mestrado em direito

Obviamente, um mestrado em direito agregará ainda mais valor do que uma especialização.

Caso a sua cidade não oferte nenhuma alternativa de mestrado em direito, considere também a opção de fazer mestrado a distância.

Você sendo um mestre em direito poderá oferecer serviços de maior valor agregado. Certamente, os possíveis cliente perceberão como mais valiosa a atenção de um advogado qeu tem um título de mestre do que de um concorrente que cursou somente especialização.

Por mais que a estrada seja longa, esteja ciente de que as suas competências profissionais devem evoluir em sintonia com a dinamicidade de nosso tempo; mesmo que você já tenha clientes, para mantê-los será necessário atualizar-se constantemente.

Cada vez mais, os profissionais de sucesso devem se diferenciar não apenas pelo menor preço, mas por seu valor. E esse é o resultado de muito empenho e atualização em sua área de atuação.

Busque fontes de pesquisa confiáveis e novas qualificações para que sua excelência técnica e comportamental seja cada vez mais diferenciada. Inclua em sua rotina a leitura de blogs e sites e outras fontes relevantes.

7. Escolha um nicho de atualização

É recomendado, também, que você reconheça um nicho de potenciais clientes da área de especialidade escolhida e comece a traçar estratégias para suprir suas demandas consultivas e judiciais. Uma dica é começar a fazer pesquisas e usar ferramentas digitais para realizá-las, como o Google Adwords, que pode demonstrar a demanda por termos de busca.

Lembre-se de que, junto à evolução da tecnologia, redes sociais, Internet das Coisas, surgem novas demandas jurídicas sobre privacidade, autoria, etc. Por isso, é preciso, também, estar atento a essas mudanças.

8 – Incorpore a filosofia de vida Lifelong learning

Hoje, nem mesmo os portadores de título de doutorado podem se dar ao luxo de achar que terminaram os estudos porque os estudos e melhoria de nossa capacidade cognitiva e de resolver problema nunca terminam.

O processo de melhoria constante e estudo e adaptação constante é um diferenciador das pessoas que seguem crescendo na carreira dos que ficam parados quiça são eliminados do mercado de trabalho.

Veja também uma visão geral sobre carreiras na advocacia.

Previous articleComo montar um escritório de advocacia no começo da carreira?
Next article7 Dicas para destacar-se no mercado de trabalho do direito
Content Team Direito Profissional
A equipe de Redação é formada por profissionais especializados em redação, marketing, finanças, empreendedorismo, administração e gestão. Estes profissionais são os responsáveis por criar conteúdo informativo e que ajudam a inovar e resolver problemas do mercado.