África é vista como oportunidade de investimento por grandes empresas

Com um crescimento de 6% ao ano, recursos naturais em abundância e uma população jovem pronta para consumir, o continente tem atraído os olhos de grandes empresas como GAP, Samsung, Porsche e muitas outras que veem na África um grande potencial de investimento. De acordo com o fundador da Africa Capital Group, empresa americana que estimula e facilita investimentos internacionais no continente, Peter Thoms, o torpor pós-colonial está sendo superado através de mudanças políticas e econômicas, e a economia está cada vez mais desenvolvida, sólida e integrada ao sistema financeiro global.

Entre os principais fatores do por que investir na África, Thoms destaca o rápido crescimento, a riqueza de recursos naturais, a demografia favorável a investidores, o acelerado crescimento da tecnologia e a inserção do continente no sistema financeiro global. E é esse conjunto de fatores que, a longo termo, parece estar atraindo investidores de todo o mundo.

Presente em seis países africanos, a Samsung vendeu cerca de 2 bilhões de dólares em produtos no continente em 2011, pretende crescer em 50% este ano e atingir os 10 bilhões em 2015. A Porsche também está otimista. A empresa espera vender 100 veículos somente na Nigéria, opera em países como Angola e Gana e tem como carro chefe de vendas a África do Sul, com 800 veículos vendidos por ano.

Oportunidade para administradores

Para os aspirantes, a Ambra College oferece a oportunidade de desenvolvimento e capacitação para se destacar no mercado internacional. O curso de Administração de Empresas é feito via internet e tem o foco de desenvolver habilidades profissionais de comunicação, trabalho em equipe, pensamento crítico, tomada de decisão e ética; além de embasamento teórico em contabilidade (americana e brasileira), finanças, economia, empreendedorismo e aspectos legais que influenciam negócios.  Os alunos também têm a opção de se especializar em Empreendedorismo, Gestão Estratégica, Marketing, Gestão de Pessoas ou Regulamentações Brasileiras.