Home Educação Tipos de aluno não regular em mestrados: aluno especial e aluno ouvinte

Tipos de aluno não regular em mestrados: aluno especial e aluno ouvinte

0
Tipos de aluno não regular em mestrados: aluno especial e aluno ouvinte

A forma mais rápida e simples para ingressar em programa de mestrado no Brasil e também no exterior é o ingresso como aluno especial ou aluno ouvinte. Essas são duas formas usuais de aluno não regular em programas de mestrado e doutorado.

Aluno não regular em programas de mestrado e doutorado

O ingresso como aluno regular em programas de mestrado e doutorado normalmente acontece em processo seletivo mais complexo do que o ingresso em cursos de graduação.

A alternativa de iniciar um curso como aluno não regular existe em várias instituições de ensino do Brasil como na Uninsinos, UnB, USP, UniCeub, etc. Ah, fora do Brasil, também existe tal opção em instituições como a Kaplan University, Ambra University, University of Central Florida, etc.

Basicamente, o aluno não regular é uma pessoa que está estudando uma disciplina isolada que é ofertada em nível de mestrado.

Matrícula em disciplina isolada mestrado

A disciplina isolada é uma opção para matrícula em uma disciplina de mestrado sem que a pessoa faça parte do grupo de mestrandos da turma. Ou seja, a pessoa estuda sem ter passado pelo processo seletivo regular do mestrado.

Quem cursa uma disciplina isolada está matriculado naquela disciplina somente e não no curso todo de mestrado.

O aluno não regular pode cursar uma ou várias disciplinas isoladas de um programa de mestrado.

É importante destacar que cada instituição define suas regras e limitações para o estudo como aluno não regular em seus programas de mestrado.

Normalmente, existem dois tipos de matrículas em disciplinas isoladas de mestrado: aluno especial de mestrado e aluno ouvinte de mestrado.

Algumas instituições pedem uma Justificativa para Matrícula como Aluno Especial em Mestrado.

Aluno especial mestrado

O aluno especial de mestrado é uma pessoa que está matriculada como aluno não regular em uma disciplina ofertada em nível de mestrado.

O aluno especial de mestrado, normalmente, tem acesso a tudo que acontece dentro da disciplina que ele ou ela está matriculado. Essa pessoa também realiza todas as avaliações da disciplina.

Na prática, a diferença entre o aluno especial é o aluno regular de mestrado é inexistente dentro do escopo de uma disciplina.

A diferença entre os dois existe porque o regular vai seguir fazendo novas disciplinas e o especial pode seguir fazendo disciplinas como especial ou ingressar como aluno regular no programa de mestrado.

Aproveitamento de estudos como aluno especial

Normalmente, as instituições de ensino que ofertam a opção de matrícula como aluno especial possibilitam que essa pessoa use os créditos estudados caso venha a se tornar alunos regulares no futuro.

O tempo, avaliações e notas de uma pessoa como especial possibilitam a redução do tempo de conclusão do curso em futuro ingresso como aluno regular.

Aluno ouvinte em curso de mestrado

O aluno ouvinte é uma pessoa que frequenta as aulas e tem acesso ao conteúdo da disciplina.

No entanto, o aluno ouvinte é um tipo de aluno não regular que não realiza avaliações junto com os estudante regulares da turma de mestrado que ele se encontra matriculado.

Existem instituições de ensino que não permitem que os ouvintes façam perguntas aos professores porque são literalmente “ouvintes” e não alunos especiais.

Diferença entre ouvinte e aluno especial de mestrado

A opção de fazer avaliações e posteriormente reduzir o tempo em futuro ingresso como regular de mestrado é a característica de aluno especial que diferencia esse do ouvinte.

Benefícios de ingresso como aluno especial

A pessoa que deseja ingressar em mestrado como aluno especial tem vários benefícios relacionados a flexibilidade e redução de obrigações. Dentre eles, podemos destacar:

  1. Ingresso simplificado;
  2. Acesso ao ensino da mesma maneira que alunos regulares;
  3. Possibilidade de aproveitamento da avaliações realizadas em caso de futuro ingresso como aluno regular no mestrado;

Esse trio é comum para a maioria das instituições e algumas delas ainda ofertam os seguintes adicionais no campo financeiro:

  1. Investimento financeiro reduzido; e
  2. Abatimento do investimento financeiro realizado como aluno especial no total do curso de mestrado em caso de futuro ingresso como aluno regular no mestrado.

É isso, agora que você sabe da opção de ingresso como aluno especial, você pode refletir se essa é uma opção interessante para seu caso.