Navigation

AMBRA College
Ambra College realiza dinâmica de Mediação Simulada para alunos

No mês passado os alunos do curso de Direito Brasileiro da Ambra College tiveram uma experiência de aprendizado bastante enriquecedora: participaram de uma dinâmica de Mediação Simulada, através de uma conferência promovida pela instituição. Liderados pela professora da disciplina Arbitragem e Mediação, Nathalia Mazzonetto, a turma de 30 alunos se reuniu na sala de conferências da Ambra, juntamente com a avaliadora externa, professora Daniela Gabbay, e o diretor executivo da Ambra College, Alfredo Américo de Freitas.

Na conferência, os alunos foram convidados a ligarem suas câmeras e receberam um caso com instruções especiais para cada parte, seus advogados e mediadores. Os alunos Fernando Meneguin e Pedro Bolívar atuaram como mediadores, os alunos Claudia Medeiros e Pedro Machado atuaram como as partes e o aluno João Machado atuou como advogado de uma das partes. O depoimento de dois alunos demonstra a contribuição que a atividade proporcionou para eles:

  • Pedro Bolívaro - Aluno do curso de Direito Brasileiro

    “A AMBRA continua surpreendendo!!! Além dos ambientes jurídicos virtuais, que simulam com precisão os sistemas jurídicos informatizados no Brasil, a Instituição acaba de inaugurar a dinâmica de Mediação Simulada. Sob a atenciosa supervisão de duas profissionais experientes em mediação que participaram de todo o processo, foram selecionados previamente dois mediadores, duas partes conflitantes e dois advogados. Cada um recebeu a história simulada comum a todos, e as partes conflitantes ainda receberam informações confidenciais. Tive a honra de ser um dos mediadores, e posso declarar que essa dinâmica simulada foi muito elucidativa para a internalização do conhecimento sobre o processo de Mediação. Na dinâmica, pudemos perceber uma parte mais emocional, outra parte mais intransigente; pudemos perceber um advogado participativo e positivamente atuante, outro advogado omisso e ausente; pudemos perceber dois mediadores empenhados, mas que tampouco tinham saída instantânea para todos os conflitos que se instauravam. Enfim, tivemos a oportunidade de simular a vida real … praticando a realidade da vida em si. Parabéns a AMBRA e aos excelentes professores que fazem parte da instituição.”

  • Claudia Medeiros - Aluna do curso de Direito Brasileiro

    “Ter atuado no papel de uma das partes na atividade de mediação simulada na disciplina optativa de Arbitragem e Mediação permitiu a possibilidade de colocar-me no lugar do sujeito que busca seus direitos. A experiência encorajou-me a refletir no componente psicológico e nas motivações de uma das partes de um conflito em que soluções são buscadas através de meio alternativo às vias judiciais. A preparação e execução da atividade resultou em experiência enriquecedora em minha formação jurídica.”

A atividade incluiu a apresentação da mediação, seguida do comentário final da avaliadora externa e da professora Nathalia Mazzonetto e os alunos também deverão entregar um relatório final sobre a simulação.

 

am_cta_ebook12_novocodigocivil-1

A equipe de Redação da Ambra é formada por profissionais especializados em redação, marketing, finanças, empreendedorismo, administração e gestão. Estes profissionais são os responsáveis por criar conteúdo informativo e que ajudam a inovar e resolver problemas do mercado.