Ambra College realiza dinâmica de Mediação Simulada para alunos

No mês passado os alunos do curso de Direito Brasileiro da Ambra College tiveram uma experiência de aprendizado bastante enriquecedora: participaram de uma dinâmica de Mediação Simulada, através de uma conferência promovida pela instituição.

Liderados pela professora da disciplina Arbitragem e Mediação, Nathalia Mazzonetto, a turma de 30 alunos se reuniu na sala de conferências da Ambra, juntamente com a avaliadora externa, professora Daniela Gabar.

Na conferência, os alunos foram convidados a ligarem suas câmeras e receberam um caso com instruções especiais para cada parte, seus advogados e mediadores.

Os alunos Fernando Meneguin e Pedro Bolívar atuaram como mediadores, os alunos Claudia Medeiros e Pedro Machado atuaram como as partes e o aluno João Machado atuou como advogado de uma das partes.

O depoimento de dois alunos demonstra a contribuição que a atividade proporcionou para eles:

Segundo Pedro Bolívar,

“A AMBRA continua surpreendendo!!! Além dos ambientes jurídicos virtuais, que simulam com precisão os sistemas jurídicos informatizados no Brasil, a Instituição acaba de inaugurar a dinâmica de Mediação Simulada.

Sob a atenciosa supervisão de duas profissionais experientes em mediação que participaram de todo o processo, foram selecionados previamente dois mediadores, duas partes conflitantes e dois advogados. Cada um recebeu a história simulada comum a todos, e as partes conflitantes ainda receberam informações confidenciais.

Tive a honra de ser um dos mediadores, e posso declarar que essa dinâmica simulada foi muito elucidativa para a internalização do conhecimento sobre o processo de Mediação. Na dinâmica, pudemos perceber uma parte mais emocional, outra parte mais intransigente; pudemos perceber um advogado participativo e positivamente atuante, outro advogado omisso e ausente; pudemos perceber dois mediadores empenhados, mas que tampouco tinham saída instantânea para todos os conflitos que se instauravam.

Enfim, tivemos a oportunidade de simular a vida real … praticando a realidade da vida em si.

Parabéns a AMBRA e aos excelentes professores que fazem parte da instituição.”

Segundo Claudia Medeiros

“Ter atuado no papel de uma das partes na atividade de mediação simulada na disciplina optativa de Arbitragem e Mediação permitiu a possibilidade de colocar-me no lugar do sujeito que busca seus direitos.

A experiência encorajou-me a refletir no componente psicológico e nas motivações de uma das partes de um conflito em que soluções são buscadas através de meio alternativo às vias judiciais.

A preparação e execução da atividade resultou em experiência enriquecedora em minha formação jurídica.”

A atividade incluiu a apresentação da mediação, seguida do comentário final da avaliadora externa e da professora Nathalia Mazzonetto e os alunos também deverão entregar um relatório final sobre a simulação.

am_cta_ebook12_novocodigocivil-1