Como o conhecimento aprofundado em gestão pode ajudar a reter talentos?

reter talentos

Você já parou para pensar em como reter talentos na sua empresa? Se a sua resposta for “não” e esse assunto nem passou pela sua mente, é hora de se preocupar!

A experiência proporcionada no ambiente de trabalho é tão importante quanto o salário e o pacote de benefícios oferecidos aos colaboradores. E o rumo dessa experiência e as principais características dela vão depender muito do seu conhecimento em gestão.

Certamente, ao longo da sua trajetória profissional, você já teve um gerente egocêntrico ou centralizador, mal treinado ou, ainda, sem especialização, não é mesmo? Pois bem, os líderes exercem um papel fundamental na hora de reter talentos e garantir que a experiência de trabalho seja rica e inspiradora.

A gestão e retenção de talentos é uma responsabilidade compartilhada entre gerentes e RH. Todos os líderes devem fazer gestão de pessoas, precisando saber como gerir a sua equipe, desenvolvendo suas potencialidades e obtendo seus melhores resultados. Já o RH atua oferecendo suporte e apoio nessas atividades fundamentais. Dessa forma, os líderes são essenciais para qualquer organização reter talentos.

Os gerentes comprometidos com o desenvolvimento dos seus times, que inspiram as pessoas, resolvem conflitos e que passam segurança nas orientações são aqueles que atraem admiração e têm altas taxas de retenção de talentos. Mas, como se transformar nesse profissional?

No artigo de hoje, apresentaremos uma opção que pode ser mais simples do que você imagina: especialização! Falaremos sobre como o conhecimento aprofundado em gestão pode ajudar a reter talentos. Confira e saiba mais!

1. Você saberá como motivar a sua equipe

Quando o gerente tem conhecimento aprofundado em gestão, ele entende que cada indivíduo age e se motiva de formas diferentes e que a sua produtividade está relacionada a essa variável.

Esse desafio é constante e, para vencê-lo, o líder deve ser capaz de conhecer as características pessoais dos membros da sua equipe, se conectar com eles e encorajá-los a se desafiar, promovendo a criatividade de cada um.

Saber motivar é uma forma de reter talentos. Em uma especialização em gestão, o gerente aprenderá o papel que o trabalho em equipe exerce na motivação e poderá utilizar estratégias para fortalecer a união do time e a sua produtividade.

2. Você irá desenvolver a sua liderança e o seu conhecimento em gestão

Por meio de uma formação gerencial adequada, o gerente irá conquistar conhecimento técnico que, quando aliado às experiências profissionais, possibilita a administração de recursos, custos, prioridades, projetos, indicadores e equipes.

Os bons gestores são aqueles que buscam melhorias pessoais para aplicar no seu mundo profissional.

Tendo conhecimento em gestão, o gerente aprende que é importante ficar sempre atento e “de olho” no negócio, no mercado, nos clientes, nos fornecedores, nos desafios, nas tendências e nas tecnologias.

Conhecendo todas as características do negócio e o cenário no qual ele está inserido, é possível montar estratégias que serão utilizadas para alcançar as metas e as potencialidades das equipes.

Outra característica que é encontrada nos profissionais que possuem um conhecimento aprofundado em gestão é a coerência, ou seja, saber como alinhar o discurso com a prática e com as atitudes do dia a dia.

Nada mais desagradável do que um gerente dizer que você não pode atender ligações pessoais durante o expediente e ele passar o dia todo no celular, não é mesmo? Um bom gestor sabe a importância de obedecer às políticas internas e de reafirmar a cultura organizacional por meio do exemplo.

Ser um bom líder também é saber como gerenciar relacionamentos e solucionar conflitos com rapidez – isso ajuda (e muito!) na hora de reter talentos. Para tanto, esse profissional deve possuir inteligência emocional. Por meio do conhecimento em gestão, é possível administrar as emoções e os conflitos com profissionalismo e tranquilidade.

Outro diferencial de um verdadeiro líder é a manutenção de uma comunicação descomplicada e funcional – se fazer entender, ser acessível, saber ouvir ideias, opiniões e sugestões.

Diferentemente do que alguns gestores pensam, o funcionário comumente tem o desejo de contribuir para o sucesso da organização. E quando ele tenta, mas não é ouvido, se desmotiva, tem a sua produtividade comprometida e eleva a taxa de rotatividade da empresa.

Cerca de 80% dos participantes de uma pesquisa afirmaram ser essencial para sua satisfação que seu líder ouça com respeito suas ideias.

Uma especialização em gestão ajudará você a desenvolver essa escuta ativa e atenta e a extrair boas contribuições de sua equipe, retendo, com isso, talentos e obtendo diferenciais competitivos.

3. Você terá foco em resultados e em pessoas

O conhecimento aprofundado em gestão possibilita uma visão focada nos resultados e nas pessoas.

Para que um negócio cresça e se destaque da concorrência, é preciso investir nas equipes, pois são elas que garantirão os bons resultados para a empresa.

Os gestores devem atuar de maneira a reter talentos, estimulando, entrosando, incentivando e monitorando os colaboradores de maneira constante e prestativa.

Nada é mais empolgante do que receber o reconhecimento por um bom trabalho, não é mesmo? Quando um colaborador recebe um incentivo, ele se torna motivado e dá o seu melhor para alcançar as metas – e esse movimento se espalha e contagia toda a equipe.

O conhecimento aprofundado em gestão possibilita essa visão aguçada das melhores práticas de liderança que levam aos melhores resultados.

Elogios sinceros, feedback, reconhecimento, celebrar as conquistas e críticas construtivas servem para direcionar o trabalho, aumentar a motivação e reter talentos.

4. Você irá desenvolver a sua equipe por meio de poderosas técnicas de gestão

Investir em conhecimento, como, por exemplo, uma pós-graduação em Business, ajuda a conhecer boas práticas de liderança dentro da organização que possibilitam o desenvolvimento das equipes.

Uma forma de reter talentos é incentivar o aprimoramento de cada um, oferecendo recursos para o alcance de metas, oferecendo treinamentos para desenvolver habilidades e novos conhecimentos.

É essencial que um gerente saiba delegar funções, dividindo as responsabilidades e acreditando no potencial de cada um. Os talentos se sentem valorizados e estimulados a continuar dando sempre o seu melhor.

5. Você saberá utilizar o ambiente de trabalho como uma estratégia para reter talentos

Oferecer um ambiente de trabalho saudável é uma boa forma de satisfazer e, por consequência, reter talentos.

O conhecimento aprofundado em gestão serve, também, para compreender que um local no qual as pessoas se sentem como uma parte integrante, onde as suas opiniões são respeitadas e o seu trabalho é reconhecido e, além disso, os conflitos são resolvidos prontamente, influencia na produtividade e nos resultados organizacionais.

O bom relacionamento e um clima organizacional agradável criam mais valor para a empresa, pois o bem-estar e os laços criados tornam a jornada menos cansativa e estressante, aumentando a produtividade e o engajamento das equipes.

6. Você conhecerá a importância dos desafios

Quem exerce um cargo de liderança nas empresas deve saber que estipular metas é essencial para estimular os talentos. Receber desafios e ter as ferramentas necessárias para alcançá-los é uma fonte de motivação.

Um bom gestor sabe que, para alcançar os objetivos que foram traçados, os colaboradores desenvolvem habilidades e têm a sua autoestima elevada, e isso se reverte na melhora contínua dos resultados da empresa.

Para ser estimulantes, as metas devem sempre acompanhar a realidade. O conhecimento aprofundado em gestão ajudará a avaliar e reavaliar metas e objetivos de acordo com o cenário no qual a empresa se encontra e o desempenho das equipes.

Além disso, é preciso garantir que os objetivos sejam de alcance de todos, pois estipular metas muito ambiciosas pode ter o efeito inverso ao desejado e acabar frustrando e desmotivando o grupo, levando profissionais a pedirem demissão; um bom gerente sabe ouvir sugestões e envolver a equipe na definição dos objetivos a serem atingidos e superados.

Conclusão

Você sabia que há pesquisas que mostram que o gasto com a perda de um talento pode custar à empresa até 213% do valor de seu salário?

Além dos custos financeiros envolvidos na alta rotatividade de pessoal, perder talentos também significa perda de produtividade, de qualidade em seus processos, aumento de retrabalho, entre outros problemas que podem, inclusive, impactar na imagem que a sua empresa tem no mercado.

Por tudo isso, reter talentos é uma das prioridades para aquelas empresas que buscam crescer e conquistar o seu lugar em um mercado cada dia mais dinâmico e competitivo.

O conhecimento aprofundado em gestão permite que o profissional se torne flexível e que se adapte às realidades e aos desafios com muito mais competência e preparo.

Uma das tarefas fundamentais dos líderes é garantir um ambiente inspirador para reter talentos, desenvolvê-los e mantê-los produtivos e engajados.

A área de gestão envolve disciplinas que tornarão o profissional muito mais capaz de reter talentos, como liderança, estratégia, gestão de projetos e organização e gestão.

Como você avalia o seu conhecimento em gestão? Você já aplica alguma das práticas que apresentamos aqui para reter talentos? Compartilhe a sua experiência nos comentários e continue acompanhando nosso blog para conferir outras dicas sobre gestão de empresas!

  • Estimado Alfredo,

    Mais um artigo relevante, pois está totalmente alinhado àquele que você trata dos 05 grandes erros na sua política de retenção de talentos e no qual também teci um comentário.

    Parabéns pela sua visão, estamos totalmente alinhados no sentido de que uma liderança inteligente, a qual vai ser decisiva para a retenção de talentos, inicia pelo CONHECER.

    Aliás, estamos trabalhando aqui na Conducere o conceito de Intelligent Leadership, o qual passa defende que a liderança realmente inteligente é desenvolvida em 05 dimensões: CONHECER, APRENDER, INOVAR, PRATICAR e SER.

    Logo vamos falar mais sobre isso! 🙂

    Fica com Deus!

    Abraços.