Navigation

Empreendedorismo
empreendedores de sucesso
10 atividades diárias que só empreendedores de sucesso fazem

Ser empreendedor não é tarefa fácil. É preciso estar preparado diariamente para receber muitos “nãos” sem desistir do objetivo final.

Buscando ter uma vida saudável, muitos empreendedores de sucesso incorporaram alguns hábitos que os ajudam a lidar com a vida estressante que levam. Nesse artigo, listamos as 10 atividades diárias que você pode incluir na sua rotina para ser mais um dos empreendedores de sucesso, e com a vida mais equilibrada. Acompanhe!

1. Acordam cedo

Empreendedores de sucesso normalmente usam seu período matinal para a prática de exercícios. Levantam cedo, saem para uma corrida, voltam e tomam café com a família. Depois disso, já estarão prontos para começar o dia com suas atividades profissionais.

Atividades físicas pela manhã torna as pessoas mais produtivas durante o dia. Porém, isso não é um hábito fácil de criar: é necessário muito esforço para o exercício matinal entrar na sua rotina.

Segundo a Forbes, levantar cedo está correlacionado com o sucesso. Em uma pesquisa, realizada em 2008 pela universidade do Texas, foi constatado que as pessoas que têm hábitos diurnos têm notas maiores do que aquelas com hábitos noturnos, e isso faz com que quem acorda cedo tenha melhores oportunidades de emprego.

Já a Universidade de Harvard descobriu, também em 2008, que quem levanta mais cedo é mais proativo e se identifica mais com a frase “Eu me sinto no controle para fazer as mudanças acontecerem”.

No mundo dos negócios, as pessoas matinais têm mais capacidade de antecipar problemas e conseguem minimizá-los antes que ocorram. Empreendedores de sucesso que acordam cedo se planejam melhor, têm tempo para se exercitar, e é até são mais otimistas.

2. Dão atenção à vida pessoal

Os empreendedores de sucesso conseguem equilibrar a vida corrida do trabalho com tempo para passar com a família. Para tanto, você pode flexibilizar seu horário de trabalho: é possível, sim, conseguir um espaço na agenda para assistir ao primeiro jogo de futebol do seu filho ou para levar sua filha a uma entrevista de emprego. Além disso, tente combinar rotinas com sua família: tomar café da manhã juntos é uma ótima forma de começar o dia.

3. Não procrastinam nem em casa

A procrastinação é o que torna as pessoas improdutivas. Muitas pensam que não precisam executar tarefas simples e podem deixá-las para o dia seguinte. Quando procrastinamos, acabamos com nosso tempo livre e deixamos de lado tarefas importantes, que deveríamos fazer antes que fosse tarde demais.

A procrastinação é um mau hábito que, provavelmente, acompanha alguém desde o colégio, quando deixava para fazer as tarefas escolares de última hora. Esse é um hábito ruim que impede que as pessoas atinjam bons resultados.

Para ter uma rotina mais eficiente, tente dividir suas tarefas em atividades menores e as organize em dias da semana. Além disso, esteja por perto de pessoas que o motivem a fazer as coisas acontecerem. Identifique indivíduos motivados e que o influenciam a fazer o trabalho, e passe mais tempo com eles.

4. Buscam conhecimento o tempo todo

Seja para ganhar fluência em um novo idioma ou participando de palestras, empreendedores de sucesso sempre estão buscando aprender. Sabe aquelas pessoas que querem aprender a montar alguma máquina e fazem de tudo até conseguir? Pesquisam em sites, vão até uma biblioteca, conversam com pessoas, tentam muito e conseguem atingir o seu objetivo? Essas nasceram com alma de empreendedor.

5. São resilientes

Pessoas resilientes conseguem voltar ao seu estado normal após um fracasso. Um dos empreendedores de sucesso mais famosos foi Thomas Edison, que, apesar de a lâmpada não ter dado certo nas primeiras mil tentativas, continuou determinado a fazê-la funcionar.

Pessoas que têm essa característica procuram sempre ter uma visão positiva sobre o que não deu certo e acreditam que o aprendizado que tiveram será útil em outras situações. A resiliência está fortemente conectada ao propósito: quem tem um não desiste facilmente do seu objetivo.

6. São gentis no trânsito

Empreendedores de sucesso acreditam que são capazes de construir um mundo melhor e por isso são gentis em todos os momentos. Ao invés de brigar com pessoas no trânsito, são educados e respeitam as regras. Pessoas de sucesso buscam sempre que os dois lados saiam ganhando, em qualquer situação.

7. Dormem bem

Dormir bem é essencial para ter um dia produtivo. Por isso, pessoas que precisam ter muita energia durante o dia dão atenção especial para a qualidade do sono. Uma noite bem dormida melhora o humor, a criatividade e faz com que se fique mais atento. Alguns empreendedores de sucesso, como Arianna Huffington e Marc Andreessen, afirmam ter como prioridade uma boa noite de sono.

Aqueles que constantemente dormem menos que o necessário, tendem a ser menos produtivos. É comprovado que a privação do sono acaba com a produtividade e com a saúde.

No curto prazo, as áreas afetadas são o seu julgamento, o humor, a habilidade de aprender e reter informações, e o aumento do risco de doenças graves. No longo prazo, a provação de sono pode levar à obesidade, diabetes, problemas cardiovasculares, e outras doenças relacionadas.

8. Comem bem

Comer bem é importante para o funcionamento do corpo e da mente. Segundo a Entrepreneur, uma boa alimentação nutre o corpo e empodera a mente, e as melhores comidas para fazer você pensar são: beterraba, peixe, frutas vermelhas, proteína magra e nozes. Esses alimentos ajudam a melhorar a concentração, o foco e a memória. Portanto, não deixe que a fome decida o que você vai comer e em qual horário.

Pesquisas sugerem que a melhor hora para o café da manhã é entre as 7h e as 7h30 da manhã, para o almoço entre 12h30 e 13h e o jantar deve ser entre 18h e 18h30. Mesmo sendo difícil cumprir os horários, seguir uma dieta adequada é importante para conseguir a energia necessária para produzir mais e melhor, como fazem os empreendedores de sucesso.

9. Investem na saúde

Exames de rotina são essenciais para verificar se o corpo está bem ou se algum hábito deve ser modificado. Com diagnóstico precoce, problemas como colesterol alto e até mesmo pré-diabetes podem ser acompanhados de perto.

Nesses casos, a mudança de hábitos, como alimentação e rotina de exercícios, pode modificar o rumo da doença.

10. Meditam

A meditação é uma arma poderosa contra a ansiedade. É uma forma de tratamento contra o stress e também de prevenção. Pessoas que meditam dizem que têm mais energia para enfrentar o dia e se sentem mais leves. Com a prática, é possível diminuir os níveis de tensão corporal, dores no corpo, de cabeça e até mesmo insônia.

Empreendedores de sucesso buscam equilibrar todas as suas atividades diárias, pois acreditam que para ser produtivos no trabalho, precisam estar com seu corpo e sua mente preparados. Além disso, buscam manter bons relacionamentos com suas famílias e com as pessoas que os rodeiam.

Quem consegue atingir esse equilíbrio se torna mais feliz e realizado com o seu trabalho e com sua vida pessoal.

E você, já tem o hábito de realizar alguma dessas tarefas de empreendedores de sucesso? Compartilhe com a gente nos comentários!

A equipe de Redação da Ambra é formada por profissionais especializados em redação, marketing, finanças, empreendedorismo, administração e gestão. Estes profissionais são os responsáveis por criar conteúdo informativo e que ajudam a inovar e resolver problemas do mercado.