Home Produtividade 10 dicas importantíssimas para aumentar a produtividade no trabalho

10 dicas importantíssimas para aumentar a produtividade no trabalho

0
10 dicas importantíssimas para aumentar a produtividade no trabalho

Os dias parecem cada vez mais curtos e a quantidade de coisas para fazer só aumenta? Para dar conta de tudo você sente que precisaria ter um dia de 40 horas? Saiba como manter a produtividade no trabalho!

Muitas pessoas sentem isso frequentemente. Porém, como aumentar a duração dos dias não é possível, para conseguir realizar todas as suas tarefas no trabalho é preciso aumentar a sua produtividade. A produtividade é buscada por pessoas de todo o mundo, sejam elas profissionais autônomos, estudantes, analistas, entre outros.

Listamos, nesse artigo, 10 dias super importantes para auxiliar você na busca por dias mais produtivos. Acompanhe.

1. Faça pausas durante o seu trabalho

Pausas durante a rotina de trabalho são essenciais para recuperar as energias e poder focar completamente no trabalho a ser feito. Segundo Rodrigo Capelo, o tempo ideal para pausas no trabalho é de 17 minutos a cada 52 de trabalho.

O objetivo é que você foque completamente no trabalho que precisa ser realizado e, depois, faça algo completamente diferente para descansar a mente. Essa pausa o auxilia a movimentar-se e manter contato com outras pessoas da empresa ao tomar um café, por exemplo.

Cada pessoa consegue se manter focada por um determinado tempo, que varia entre 30 minutos a 1 hora, depois dele é preciso fazer uma pausa para ser capaz de voltar a focar completamente na atividade que estava realizando, mantendo a produtividade.

2. Não alie trabalho às redes sociais

Utilizando as redes sociais durante o trabalho você perde o foco e sua produtividade diminui. Por isso, busque criar regras para você mesmo de só olhar as notificações uma vez na manhã, no horário de almoço e de tarde. Criando essa rotina você consegue ser mais produtivo. Claro que no início não é fácil, mas com o tempo você acostuma.

3. Planeje suas Tarefas

Use o domingo a noite para criar metas para a sua semana. Além disso, no primeiro horário da manhã, agrupe as tarefas por prioridade e tempo necessário para realizá-las. Dessa forma, assim que acabar uma tarefa, você poderá passar diretamente para a próxima, sem a necessidade de ficar verificando a prioridade da sua lista de “to do”.

4. Foque em atividades importantes

De vez em quando, você gasta muito tempo em atividades pouco relevantes. Isso acontece quando quer deixar uma apresentação de Powerpoint muito mais visual, mas está sem ideias, ou quando discute um assunto com alguém sem buscar uma solução para o problema, apenas por discutir. Essas atividades irrelevantes para o objetivo final do seu trabalho devem ser evitadas para manter a sua produtividade.

5. Mantenha o ambiente organizado

O Feng Shui promete melhorar sua produtividade quando aplicado aos ambientes. Essa técnica chinesa milenar busca harmonizar os espaços por meio da correta disposição dos móveis nos ambientes. Veja a seguir algumas dicas:

  • Quando seu trabalho requer criatividade, busque decorar o ambiente com tons de laranja, pois essa cor estimula processos cerebrais criativos.
  • Procure posicionar sua mesa de modo que possa ver a porta de entrada da sala, mas não diretamente em frente a ela. Perto da porta transitam muitas pessoas e isso pode dificultar o foco no trabalho.
  • Pilares são considerados como ladrões de energia. Para evitar que a energia seja roubada, posicione uma planta ou um objeto em sua frente.
  • Mantenha sua mesa limpa e organizada, pois a produtividade não será atingida em meio a bagunça. Coloque papéis em pastas ou arquivos e mantenha a mesa com o mínimo de coisas.

6. Delegue tarefas

Delegar é muito importante para melhorar a utilização do seu tempo. Deve-se delegar tarefas manuais ou que outra pessoa teria mais facilidade de realizar, dessa forma, você usa a sua energia para evoluir em atividades mais complexas. Se você quiser fazer tudo, pode ter certeza que passará muitas horas trabalhando ou que metade das coisas não ficarão bem feitas.

7. Motive-se

Entenda como o seu cérebro funciona e tente se motivar sempre. Se você é o tipo de pessoa que se motiva com muito trabalho, procure se envolver em vários projetos da empresa. Agora, se tem o perfil que precisa de momentos de inspiração e reflexão, se preocupe em manter esses tempos. Acima de tudo, busque respeitar sua vida fora do trabalho, mantendo compromissos sociais, rotina de exercícios e tempo com a família.

8. Use aplicativos para auxiliar sua organização

A tecnologia pode ser utilizada como aliada da produtividade ao invés de fonte de distração do seu trabalho. Procure apps que lhe ajudem a organizar a sua rotina de trabalho. Listamos  alguns dos melhores aplicativos com essa finalidade:

  • Any.do – Você pode inserir atividades digitando ou por mensagem de voz. Ao final da tarefa, você pode chacoalhar o celular e ela desaparecerá da lista.
  • EasilyDo – O app analisa informações do seu e-mail, redes sociais, calendários e organiza automaticamente o que você deve fazer. Ele reúne tudo que você precisa para a produtividade em um único local.
  • Get Sh*t Done! – Esse app tem um nome bem sugestivo e seu funcionamento permite que as tarefas sejam apresentadas de modo divertido. Assim como trailers de filmes, o app lhe informa o tempo que você tem e que tarefa deve ser realizada. Conforme o tempo para realizar a tarefa vai passando, ele lhe presenteia com frases motivacionais, que poderão fazer com que você termine a atividade mais rapidamente. Além disso, você programa punições ou recompensas no próprio app!
  • CARROT To-Do – Esse app tem um robô bem intrometido que vigia as tarefas do seu dia. Caso sua produtividade caia, o robô pode lhe dar uma bronca, e acredite, isso pode ser bem assustador. Quando tarefas são finalizadas, novas recompensas são desbloqueadas.

9. Acorde cedo

É nas primeiras horas da manhã que seu dia se organiza e se garante a produtividade. Se você acorda e já sai correndo para o trabalho, provavelmente, não teve tempo suficiente para tomar um bom café da manhã e ler as notícias. Para recuperar as tarefas que você não teve tempo de fazer em casa,  acabará lendo notícias no trabalho e fazendo mais pausas para lanches.

Procure calcular o tempo de locomoção, seja de carro ou de ônibus, de forma a chegar alguns minutos antes do seu horário. Dessa forma, você não vai começar o dia pensando que se atrasará para seu trabalho, mesmo que enfrente um pouco de trânsito no caminho até o escritório.

10. Pense positivo

Ficar imaginado o que pode dar errado não vai ajudar você a resolver problemas do seu trabalho. Pense de maneira positiva e esteja aberto a receber ideias diferentes das suas. Muitas vezes, uma solução que você nem imaginou pode ser útil e um colega vendo o problema por outro ângulo pode ter uma visão diferente.

Lembre-se, sempre: a produtividade é o segredo do sucesso! Por isso, mude seus hábitos aos poucos para tornar sua rotina mais produtiva. Com essas dicas simples, você notará ganhos crescentes em produtividade, por isso comece a aplicá-las hoje mesmo.

Está pronto para ser um profissional que produz mais em menos tempo? Conte pra gente nos comentários quais outras estratégias funcionam para você aumentar a produtividade e até a próxima.