Navigation

Destaque
5 características de um empreendedor que você precisa dominar

Quais são as característica de um empreendedor? Você já deve saber que empreender é abrir portas no mundo, seja ao planejar o lançamento de um produto, ter uma ideia inovadora ou começar um novo projeto. São coisas que podem mudar a sua vida para sempre, principalmente por proporcionar a você ser o seu próprio chefe e trabalhar com o que gosta e acredita.

Entretanto, existem muitas curvas para o caminho do sucesso. Conhecer as principais características de um empreendedor, além de estudar bastante, pode ajudar você a seguir com mais determinação e persistência.

Confira essa lista que preparamos com 5 das principais características de empreendedores.

Habilidade de planejar

A grande maioria das empresas que não passam dos seus primeiros anos de vida sofre de falta de planejamento e organização. Para evitar esse problema, monte um plano de negócios detalhado, saiba quando você precisa vender e tome nota de todas as métricas financeiras possíveis. Assim, você cuida da saúde financeira do seu negócio e se prepara para planejar os próximos passos do empreendimento.

Capacidade de delegar

Esse tipo de desapego é uma das maiores características de um empreendedor. É normal que no início você precise estar muito presente no negócio, justamente por ser uma peça chave e referência na empresa. Porém, todo líder que deseja crescer de forma saudável deve aprender a delegar tarefas. É fundamental que o seu empreendimento não dependa exclusivamente de você, caso contrário qualquer imprevisto na vida pessoal pode tirar o negócio dos trilhos.

Por isso, treine funcionários e mantenha seu time sempre ativo e com responsabilidades de gerência. Uma empresa que não depende do fundador tem mais valor de mercado e mais chances de crescer. Uma analogia interessante citada por muitos especialistas é que, se uma empresa for comparada a um carro, o empreendedor deve ser o volante e não o motor.

Liderança 

Muito mais do que delegar tarefas, a liderança exige também saber ouvir e, principalmente, se colocar no lugar do funcionário. Entender as atividades e as possíveis dificuldades de cada colaborador faz toda diferença. Isso ajuda a formar uma equipe mais produtiva e alinhada com os objetivos da organização.

Lembre-se que o líder é alguém que dá o exemplo, e não apenas uma pessoa que dá ordens. Mostre que você está ao lado da sua equipe para ganhar a confiança de todos.

Saber trabalhar com metas

Quando você estabelece metas e motiva o seu time para que elas sejam atingidas, ninguém se contenta com menos do que o determinado. Seja para colocar um website no ar ou para alcançar um valor “X” de faturamento, traçar objetivos claros é muito importante para a empresa.

Perseverança

Altos e baixos fazem parte da vida do empreendedor, ainda mais no início do seu negócio. É por isso que você deve permanecer forte, recalcular e reavaliar os planos e se adequar ao mercado. Os empreendedores que já obtiveram sucesso são exatamente aqueles que não desistiram no meio do caminho.

As características de um empreendedor podem ser adquiridas ao longo do percurso, aliando esforço e experiência. O mais importante é ter em mente que tudo se constrói, principalmente aprendendo com o que não deu certo, ajustando o negócio e acertando nas próximas vezes. Ou seja, empreender não é algo pontual, e sim um processo.

E você, tem mais características de um empreendedor que adquiriu ao longo do tempo para adicionar nessa lista? Divida com a gente nos comentários abaixo.

 

A equipe de Redação da Ambra é formada por profissionais especializados em redação, marketing, finanças, empreendedorismo, administração e gestão. Estes profissionais são os responsáveis por criar conteúdo informativo e que ajudam a inovar e resolver problemas do mercado.