Navigation

AMBRA College
Consultoria Empresarial
[Guia Completo] Saiba tudo sobre a carreira de Consultoria Empresarial

A carreira de Consultoria Empresarial é vista como uma das áreas com maior potencial e mais bem-sucedidas no mundo dos negócios, mesmo nos momentos de crise.

Em síntese, a Consultoria Empresarial existe para criar soluções práticas e resolver problemas que as empresas não conseguem por conta própria. Essa visão externa trazida pela consultoria tem a vantagem de ser mais abrangente e profunda, uma vez que é embasada pelo conhecimento e pela experiência do consultor em uma grande diversidade de contextos, clientes e serviços.

As empresas contratam profissionais de fora para a execução de projetos e, por não fazerem parte da organização, os Consultores Empresariais oferecem isenção ao analisarem os problemas organizacionais, o que é fundamental para a sua resolução.

Os consultores são agentes do desenvolvimento organizacional que utilizam seus conhecimento e suas experiências para auxiliar seus clientes com pareceres a respeito de assuntos que estejam dentro de suas especialidades.

A consultoria moderna pode ser útil em diversas áreas da organização, devido à necessidade de maior conhecimento por parte da empresa, falta de tempo dos gestores e enxugamento de equipes.

O consultor ajuda a implantar algum novo processo ou tecnologia ou auxilia na resolução de algum problema organizacional pelo fato de ser um observador externo, sem relações que possam interferir em seu julgamento.

É importante ter em mente que não há uma receita mágica que garanta o sucesso de sua carreira como Consultor Empresarial. Há, sim, alguns passos que podem ser seguidos e que irão auxiliá-lo em sua jornada e que, somados ao seu esforço, atualização constante e dedicação, tornarão os objetivos mais próximos do seu alcance. Conheça essas dicas a seguir!

Dicas fundamentais para ter sucesso na carreira de Consultoria Empresarial

1. Faça o planejamento da oferta

A função de consultor tem sua credibilidade baseada em sua experiência e know-how, pela qualidade de seus conhecimentos e pela habilidade de articulação para ofertar sua maneira de ajudar as empresas.

O consultor deve elaborar um plano de ação que contemple todo o detalhamento e as explicações a respeito do nicho que sua consultoria irá atuar e das ações a serem tomadas, o tempo necessário para implementação e acompanhamento e os resultados esperados.

Determine dias para atuar como consultor e dias em que irá se dedicar a prospectar novos clientes por meio de visitas, participação em eventos, canais de comunicação – redes sociais, anúncios, rede de contatos, etc. –, exatamente para criar visibilidade no mundo de negócios, mostrando que você está apto para resolver os problemas organizacionais de seus futuros clientes.

2. Não trabalhe por hora

A carreira de Consultoria Empresarial está presente no mercado, mesmo em tempos de crise e, ao longo do tempo, a demanda por esses profissionais vem aumentando. No entanto, sobretudo no início dos trabalhos, muitos consultores não sabem qual valor cobrar pela consultoria.

Para precificar seu trabalho, não se esqueça de considerar as despesas que irão impactar em seu orçamento, como telefone, deslocamento, alimentação, internet, estacionamento, etc. Tudo isso deve ser levado em conta na hora de elaborar um orçamento de serviço; por isso a opção de cobrar por hora pode não ser a melhor escolha.

Em qualquer negociação é importante observar as práticas de mercado para ter uma referência na hora de decidir como precificar seu serviço, assim, é sempre importante pesquisar as práticas de concorrentes.

No planejamento do valor que você cobrará, leve em consideração os resultados que o cliente irá obter, como a redução de custos ou ganhos com o aumento da produtividade. Para a definição de um horário justo, considere a importância do trabalho que será prestado. É importante que você consiga mensurar seus resultados, citá-lo em números, dessa forma, fica mais simples de precificar o seu serviço e de vendê-lo para seus clientes: assim, você estará vendendo soluções e não horas de trabalho!

É preciso demonstrar com detalhes o quanto sua consultoria poderá ajudar o cliente a melhorar seu negócio. E o melhor para isso é sempre demonstrar números, dados e percentuais que atestem seus argumentos. Com eles, a questão principal da negociação sairá do custo de sua hora e irá para o quanto você pode fazer o cliente ganhar e gerar resultados positivos.

3. Esteja em constante aperfeiçoamento (e deixe bem claro isso para seus clientes!)

Para que a sua carreira de Consultoria Empresarial tenha sucesso, é fundamental estar atualizado sobre temas de interesse da sua área de atuação e sobre gestão de negócios.

O conhecimento é um dos ativos mais importantes para consultores e pode ser o fator fundamental para gerar vantagem competitiva perante seus concorrentes. Assim, busque aprender algo novo todos os dias, isso o ajudará a desenvolver novas perspectivas e respostas originais para problemas e desafios de sua carreira.

Por tudo isso, o aperfeiçoamento e a formação são aspectos cruciais que interferem, inclusive, nos valores que serão praticados. Dessa forma, é importante realizar cursos online e presenciais, participar de eventos, ler publicações relevantes.

Nas reuniões com seus clientes, comente sobre alguma novidade relevante na conversa e o que você aprendeu nessas atualizações. Insira os cursos que concluiu e certificados mais importantes em seu perfil no LinkedIn. Faça com que seus clientes e o mercado percebam que você está sempre em busca de novos conhecimentos para gerar mais insights e melhores resultados em suas consultorias.

4. Faça seu marketing pessoal

Acredite: transmitir uma boa imagem pode ser tão fundamental quanto executar sua função de consultor com competência. Essa capacidade de vender a própria imagem ao mercado é conhecida como marketing pessoal.

Para que seus clientes em potencial lhe encontrem, é preciso que você seja conhecido e seja ‘encontrável’, para isso, é necessário investir no seu marketing pessoal.

Seja participante ativo em palestras e presença constante em eventos e nas redes sociais, além de investir fortemente na produção de artigos em blogs e sites parceiros. Essas pequenas ações, em conjunto, favorecerão a criação de sua imagem profissional e farão com que você seja visto como uma autoridade em sua área.

Invista em uma sólida rede de contatos com outros consultores – as empresas que procuram por serviços de consultoria sempre vão atrás de indicações. Dessa maneira, sua visibilidade aumentará.

Tenha cuidado com a sua aparência, a forma de se vestir é o seu cartão de visitas e fator que leva a uma primeira boa impressão junto a seus clientes.

5. Tenha boas relações com seus clientes

A base do seu trabalho é o networking, portanto, você deve investir na manutenção de bons relacionamentos. Esse comportamento é fundamental para gerar indicações, e essas são oportunidades com alto potencial de gerar negócios – uma pesquisa demonstrou que 85% de seus participantes conquistaram oportunidades por meio de sua rede de contatos e, de acordo com dados do IBCO (Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização), a indicação está entre os critérios mais importantes para a seleção de uma consultoria. Na sequência estão a competência técnica e o preço cobrado pelo serviço.

Tendo boas relações com seus clientes, sua rede de contatos ganhará volume e a sua demanda aumentará. Além disso, prestando um bom serviço, os clientes de outrora irão buscá-lo na ocasião de necessidades futuras.

6. Aprimore a sua oratória constantemente

Para ter sucesso em sua carreira como consultor empresarial, é fundamental que as suas habilidades de comunicação estejam bem desenvolvidas para garantir a clareza e o entendimento das informações prestadas.

Apenas fazer um curso e acreditar que já é um mestre da oratória não é o suficiente: é preciso muita prática. De acordo com especialistas, para se atingir a excelência em determinada tarefa, são necessárias entre 8.000 e 12.000 horas de experiência prática.

Além disso, aprimorando constantemente a sua oratória, é possível desenvolver a sua capacidade de persuasão. Pratique sempre: assim, ficará mais fácil convencer seus possíveis clientes de que a sua solução é viável e essa técnica lhe ajudará a obter os melhores resultados.

7. Você precisa de uma graduação em Gestão ou em Administração

Invista sempre em sua carreira por meio de aperfeiçoamento; o conhecimento é o diferencial do Consultor Empresarial.

Aposte, por exemplo, em uma graduação em Gestão ou em Administração de Empresas, já que esses cursos possibilitam uma formação bastante abrangente e cheia de possibilidades, contemplando conhecimentos diversos que irão aumentar a sua credibilidade diante de seus clientes e parceiros.

Além disso, essas graduações fornecem conhecimento para que você entenda melhor o negócio de seus clientes e tenha repertório suficiente para elaborar soluções que auxiliarão na solução de problemas comuns dos negócios.

Os cursos estão disponíveis nos formatos presencial, semipresencial e EAD, e esta última representa uma boa alternativa para os profissionais que querem investir em uma carreira de Consultoria Empresarial, pois não demanda tempo para deslocamento, por exemplo, permitindo que o profissional se dedique à execução da consultoria, prospecção e manutenção de clientes. Além disso, os conteúdos e as tarefas ficam disponíveis e o aluno pode determinar o melhor momento para realizá-las considerando a sua rotina profissional.

É importante buscar indicações, pesquisar as instituições e optar por uma faculdade que tenha uma estrutura moderna, ofereça suporte presencial ou online e conte com um quadro docente formado por mestres e especialistas. Esses cuidados permitem uma formação mais completa e traz benefícios para a vida profissional.

8. Contrate um advogado e contador para abrir a empresa

Contrate profissionais capacitados para a abertura de sua empresa. Há diversos procedimentos legais que devem ser feitos de modo bastante específico. Se você tentar executar tudo sozinho, vai ficar sobrecarregado, não vai cuidar das atividades que são o seu core business e, ainda, poderá atrasar o início de seu negócio. Já com a contratação, todo o processo de abertura será realizado de modo mais preciso, ágil e profissional.

Um bom advogado auxilia na elaboração do contrato de prestação de serviços, que é um acordo firmado entre o consultor e o cliente. Esse documento trata sobre preços, prazos, estabelecimento em que o serviço será prestado, etc., e é a garantia de que você será pago corretamente.

A contratação de um contador ajuda na obtenção de um registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilita o pedido de empréstimos em bancos, a abertura de uma conta bancária na modalidade de pessoa jurídica e permite a emissão de notas fiscais, garantindo benefícios e aumentando suas chances de fechar trabalhos como Consultor Empresarial. Além disso, esse profissional pode orientá-lo sobre os melhores regimes fiscais e tributários para o seu negócio.

9. Tenha um contrato que inclua multa por rescisão

Nunca aceite trabalhar como consultor empresarial apenas sob termos verbais. Negocie sempre exigindo o contrato, pois esse documento irá formalizar a relação da prestação de serviços e servirá como prova jurídica, protegendo os envolvidos em caso da ocorrência de algum problema no decorrer do projeto.

Ao celebrar um contrato, inclua campos referentes à multa por rescisão, essa será a garantia dos seus direitos, caso a empresa queira romper o contrato antes do prazo estipulado na negociação.

10. Seja humano, gentil e compreensivo

Para ter sucesso na carreira de Consultoria Empresarial, é preciso saber entender os seus clientes. E, para isso, além de dominar técnicas de oratória, é preciso saber ouvir. Um estudo demonstrou que passamos quase 50% de nosso período comunicativo ouvindo pessoas e, se não fizer isso bem, pense em quanto tempo e oportunidades podem ser perdidas! Ser um bom ouvinte ajuda o consultor a evita ruídos de comunicação, retrabalhos e favorece a criação de bons relacionamentos.

A abordagem é um fator que influencia muito na hora de uma negociação. Um Consultor Empresarial deve sempre se apresentar de forma agradável, gentil e educada e ser empático junto a seu interlocutor.

O Consultor Empresarial é um orientador que detém os conhecimentos necessários para a resolução de algum problema. O profissional deve aplicar esse conhecimento em formas para resolver as necessidades dos seus clientes sendo humano, gentil e compreensivo, nunca arrogante ou sentindo-se “dono da verdade”. Esse tipo de comportamento somente afastará seus clientes e ajudará a criar uma imagem negativa profissional no mercado.

Conclusão

A Consultoria Empresarial representa a troca de conhecimentos e experiências entre o consultor e uma organização ou pessoa, visando a obtenção de um objetivo em específico ou o diagnóstico e formulação de soluções a respeito de algum problema organizacional.

O caminho para que uma empresa alcance os seus objetivos é muito mais fácil quando se tem apoio de uma boa Consultoria Empresarial, pois, assim, é possível contar com profissionais capacitados, com vivência e experiência, atualizados com as tendências e as melhores práticas do mercado.

O consultor oferece apoio aos gestores e donos de empresas para auxiliar na tomada de decisões estratégicas que terão grande impacto sobre os resultados atuais e futuros da organização.

Por isso, a carreira de Consultoria Empresarial encontra espaço mesmo em tempos de crise, quando as organizações estão buscando soluções para fazer mais com menos, otimizar seus processos e gerar inovação.

Então, pronto para iniciar sua jornada na carreira de Consultoria Empresarial? Se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma dica adicional para quem está começando, deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima. 

am_cta_ebook05_carreirasucesso

Engenheiro por formação e educador por paixão. Tenho a educação como paixão pessoal e profissional, por gostar de estar sempre ensinando e aprendendo. Estou sempre disposto a ouvir pontos de vistas e argumentar sobre diversos assuntos. Como hobbies, gosto de jogar poker e conversar sobre investimento e finanças pessoais.