Entenda o que é carreira em Y e descubra suas vantagens!

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, fica clara a importância do capital humano para o sucesso do negócio. E, além da questão relativa à qualidade dos profissionais, há também a necessidade de mensurar alinhar as habilidades técnicas e comportamentais dos colaboradores ao planejamento estratégico da empresa.

Nesse contexto, surge a necessidade de um plano de carreira diferenciado para os profissionais técnicos e especialistas que não têm perfil gerencial e, consequentemente, não se enquadram ao plano de careira tradicional e linear — aquele em que a ascensão só é possível por meio de promoções a cargos de liderança.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então leia esse post. Aqui explicaremos o que é a carreira em Y e quais são as suas vantagens:

A carreira em Y

O conceito de carreira em Y foi elaborado com a ideia de tornar possível a criação de carreiras paralelas dentro de uma empresa. E, de fato, essa demanda foi reforçada por algumas áreas de atuação, que passaram a exigir muito mais know-how e conhecimento de seus profissionais em função do avanço da tecnologia, da pesquisa e da ciência.

Essa nova visão motiva os colaboradores a planejarem seu futuro profissional e permite que a empresa avalie os perfis, reconheça as vocações e ofereça oportunidades adequadas de crescimento, evitando ao máximo a perda e o desperdício de capacidade técnica e gerencial.

As características da carreira em Y

Um dos aspectos que mais fortaleceram o conceito da carreira em Y está relacionado à necessidade de inovação e de retenção de especialistas talentosos.

Eles são capazes de atuar fortemente na solução de problemas, no desenvolvimento de novos produtos, na otimização de processos e na busca por outros nichos de mercado.

Assim, foi criada uma nova função, com um status diferenciado e a remuneração proporcional aos gerentes. Através desse tipo de gestão, os profissionais podem explorar todo o seu potencial, de modo a contribuir ainda mais para os bons resultados da empresa.

Vale lembrar que carreira em Y não tem nenhum vínculo com a geração Y. Nesse caso, o Y foi utilizado em razão do próprio formato da letra, que indica um único caminho até um determinado ponto até que surge uma bifurcação com duas possibilidades para a ascensão profissional: uma dedicada aos profissionais com perfil gerencial e de liderança e a outra aos técnicos e especialistas.

Os perfis profissionais e a carreira em Y

A carreira em Y é indicada, em especial, aos profissionais que possuem um grande conhecimento teórico, conquistado através de cursos, especializações, mestrados ou doutorados, e também, conhecimento prático, decorrente de experiências e vivências anteriores.

A esse perfil, é preciso acrescentar características como o pensamento criativo, a análise crítica e a capacidade de execução.

Além disso, é ideal para os profissionais que não apresentam competências comportamentais típicas dos líderes, como empatia ou poder de negociação, e por isso, encontram algumas dificuldades em gerenciar equipes.

As principais vantagens da carreira em Y

A carreira Y traz uma série de vantagens para a empresa e também para os colaboradores:

Para o profissional

Para o profissional, dá a oportunidade de concentrar esforços em seus talentos e qualidades, aprimorando conhecimentos e habilidades, com foco em uma carreira técnica ou gerencial, de acordo com suas principais competências e ambições.

1. Mais oportunidades

Como esse tipo de profissional é muito valioso para a empresa, ela costuma oferecer duas boas opções de progressão na carreira. O funcionário pode se tornar um gestor, por exemplo, ou então pode seguir para o caminho de se tornar um especialista técnico, um cargo excelente e que pode ter maiores ganhos do que o de alguns líderes.

2. Visão inovadora

A carreira em Y também ajuda o indivíduo a ter uma visão mais inovadora, a expandir as suas ideias e a ser mais detalhista, características importantes e que podem faltar em outros profissionais com espírito empreendedor. Além disso, o profissional pode focar todos os seus esforços em algo que realmente sente prazer em fazer e consegue ser bem recompensado por isso.

Para a empresa

Para a empresa, esse conceito permite a alocação correta do capital humano, influenciando positivamente os indicadores de satisfação, motivação e produtividade corporativa. Essa gestão, além reforçar a estratégia para atração e retenção de talentos, também fortalece o compromisso dos colaboradores com o próprio desenvolvimento e aperfeiçoamento.

Vamos analisar um pouco mais afundo e falar sobre cada uma dessas vantagens que a carreira em Y pode trazer para a empresa.

1. Reter talentos

Para a empresa, essa é uma forma de reter grandes talentos sem tentar forçá-los a entrar numa função de liderança que não combina com o perfil desses funcionários.

Aliás, muitos desses talentos ficam insatisfeitos e desmotivados quando estão em cargo de chefia, já que é algo que não combina com a personalidade deles. Portanto, investir na carreira em Y dentro da empresa é uma forma de assegurar que esses empregados brilhantes continuem onde estão.

2. Mais especialistas no mercado

Com a tecnologia, hoje nós temos muito mais especialistas que em outras épocas. O acesso à educação ficou mais fácil e simples: atualmente, os cursos de extensão, graduação, pós-graduação, mestrado e até doutorado, podem ser feitos no conforto de casa, com custos menores, facilitando o aprimoramento dessas pessoas.

Isso é excelente para qualquer empresa, pois é possível encontrar diversos profissionais extremamente bem capacitados e que conseguem resolver problemas internos mais complexos.

3. Melhores resultados

Ter um funcionário satisfeito e motivado trabalhando na organização oferece benefícios diretos e indiretos para a empresa. O clima entre os funcionários fica melhor e, assim, todo o funcionamento da empresa flui tranquilamente. A produtividade aumenta e, consequentemente, os resultados satisfatórios logo aparecem.

4. Inovação na crise

O Brasil já passou por diversos momentos de crise econômica e é justamente nesse cenário que muitos desses profissionais acabam se destacando e oferecendo uma ideia inovadora para a empresa. Unir o conhecimento e a criatividade desses profissionais pode resolver um grande problema em situações de crise.

Além disso, profissionais bem gabaritados ajudam a cortar custos, ser eficazes, mais produtivos e otimizam os processos.

5. Vários profissionais em um

É bastante comum ver profissionais que optaram pela carreira em Y se tornarem indispensáveis para a empresa, pois conseguem resolver não apenas as suas tarefas, como também outras que possam aparecer pelo caminho.

Ele também pode atuar como gestor, caso seja necessário. É preciso compreender que esse tipo de profissional não exclui outras possibilidades, mas dá ênfase a uma vertente da sua carreira. Portanto, acaba sendo bastante útil para qualquer empreendimento.

Desta forma, é possível extrair o que cada profissional tem de melhor, estimular novas aspirações, incentivar o crescimento, consolidar o engajamento e ainda fomentar uma cultura de respeito pelas diferenças e de valorização das competências individuais.

Já conhecia o funcionamento da carreira em Y? Acha possível que ela seja aplicada na sua empresa? Para fazer a melhor escolha é necessário ter informação e nós podemos ajudá-lo com informações em nossas redes sociais. Siga-nos no Twitter e Facebook!

Conheça também a Carreira em W.

am_cta_ebook05_carreirasucesso