Navigation

Carreira
Entenda o que é carreira em Y e descubra suas vantagens!

Diante de um cenário cada vez mais competitivo, fica clara a importância do capital humano para o sucesso do negócio. E, além da questão relativa à qualidade dos profissionais, há também a necessidade de mensurar e alovahar as habilidades técnicas e comportamentais dos colaboradores ao planejamento estratégico da empresa.

Nesse contexto, surge a necessidade de um plano de carreira diferenciado para os profissionais técnicos e especialistas que não têm perfil gerencial e, consequentemente, não se enquadram ao plano de careira tradicional e linear — aquele em que a ascensão só é possível por meio de promoções a cargos de liderança.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então leia o nosso post de hoje. Aqui explicaremos o que é a carreira em Y e quais são as suas vantagens:

A carreira em Y

O conceito de carreira em Y foi elaborado com a ideia de ser possível carreiras paralelas dentro de uma empresa. E, de fato, essa demanda foi reforçada por algumas áreas de atuação, que passaram a exigir muito mais know-how e conhecimento de seus profissionais em função do avanço da tecnologia, da pesquisa e da ciência.

Essa nova visão motiva os colaboradores a planejarem seu futuro profissional, bem como permite que a empresa avalie os perfis, reconheça as vocações e ofereça oportunidades adequadas de crescimento, evitando ao máximo a perda e o desperdício de capacidade técnica e gerencial.

As características da carreira em Y

Um dos aspectos que mais fortaleceram o conceito da carreira em Y está relacionado à necessidade de inovação e retenção de especialistas talentosos.

Eles são capazes de atuar fortemente na solução de problemas, no desenvolvimento de novos produtos, na otimização de processos e na busca por outros nichos de mercado.

Assim, foi criada uma nova função, com um status diferenciado e a remuneração proporcional aos gerentes. Através deste tipo de gestão, os profissionais podem explorar todo o seu potencial, de modo a contribuir ainda mais para os bons resultados da empresa.

Vale lembrar que carreira em Y não tem nenhum vínculo com a geração Y. Nesse caso, o Y foi utilizado em razão do próprio formato da letra, que indica um único caminho até um determinado ponto até que surge uma bifurcação com 2 possibilidades para a ascensão profissional: uma dedicada aos profissionais com perfil gerencial e de liderança e a outra, aos técnicos e especialistas.

Os perfis profissionais e a carreira em Y

A carreira em Y é indicada, em especial, aos profissionais que possuem um grande conhecimento teórico, conquistado através de cursos, especializações, mestrados ou doutorados, e também, conhecimento prático, decorrente de experiências e vivências anteriores.

A esse perfil, é preciso acrescentar características como o pensamento criativo, a análise crítica e a capacidade de execução.

Além disso, é ideal para os profissionais que não apresentam competências comportamentais típicas dos líderes, como empatia ou poder de negociação, e por isso, encontram algumas dificuldades em gerenciar equipes.

As principais vantagens da carreira em Y

A carreira Y traz uma série de vantagens para a empresa e também para os colaboradores:

Para o profissional

Para o profissional, dá a oportunidade de concentrar esforços em seus talentos e qualidades, aprimorando conhecimentos e habilidades, com foco em uma carreira técnica ou gerencial, de acordo com suas principais competências e ambições.

Para a empresa

Para a empresa, esse conceito permite a alocação correta do capital humano, influenciando positivamente os indicadores de satisfação, motivação e produtividade corporativa. Essa gestão, além reforçar a estratégia para atração e retenção de talentos, também fortalece o compromisso dos colaboradores com o próprio desenvolvimento e aperfeiçoamento.

Desta forma, é possível extrair o que cada profissional tem de melhor, estimular novas aspirações, incentivar o crescimento, consolidar o engajamento e ainda fomentar uma cultura de respeito pelas diferenças e de valorização das competências individuais.

E então, o que você achou da carreira em Y? Qual caminho você pretende seguir em sua vida profissional? Conte para a gente nos comentários! Aproveite para ler nosso posto sobre a importância das soft skills no mercado de trabalho.

am_cta_ebook05_carreirasucesso

A equipe de Redação da Ambra é formada por profissionais especializados em redação, marketing, finanças, empreendedorismo, administração e gestão. Estes profissionais são os responsáveis por criar conteúdo informativo e que ajudam a inovar e resolver problemas do mercado.