Navigation

Colunistas Ambra
Cative as pessoas

5 dicas

Hoje é dia de conferir mais um artigo de nosso colunista especial, Marco Zanqueta.

Na atualidade, é preciso de mais do que um bom currículo para fazer sucesso no mercado de trabalho. É necessário ser comunicativo, possuir carisma e passar credibilidade aos outros. Para ser valorizado e criar uma boa rede de contatos, você deve entender as pessoas, saber lidar com elas da maneira correta e, é claro, cativá-las.

Como palestrante motivacional, sei que os relacionamentos profissionais nem sempre são fáceis. Ao longo de nosso caminho em busca de sucesso, encontramos uma infinidade de pessoas. Nenhuma delas é igual: as diferentes personalidades podem causar dificuldades no ambiente de trabalho e, muitas vezes, conflitos. Para evitar que isso aconteça, uma série de habilidades e aprendizados é essencial.

Confira cinco dicas para conquistar as pessoas e o sucesso em sua profissão!

Seja humilde.
A arrogância e a prepotência são inimigos de um bom relacionamento profissional. Ninguém gosta de ser rebaixado e humilhado por colegas e chefes. Portanto, lembre-se de manter a humildade na hora de lidar com as pessoas. Aprenda a lidar com seu ego e com seu orgulho, e não permita que eles falem mais alto no dia a dia. Busque ser menos egoísta e trabalhar em nome do bem comum.

Incentive boas mudanças.
Às vezes, uma palavra amiga é tudo que é preciso para mudar o dia e o humor de alguém. Por isso, se uma pessoa está com problemas, saiba incentivá-la e motivá-la, para que ela mude para melhor. Usa suas experiências para mostrar que procurar novas soluções pode ser crucial para quem deseja atingir seus objetivos, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal.

Se errar, peça desculpas.
Todos sabem que errar é humano e que isso faz parte de qualquer processo de aprendizagem. Porém, é necessário agir da forma correta: admita seus erros e, se eles atingirem alguém, peça desculpas. Também não exite em fazer perguntas e identificar o problema, para saber como consertá-lo e fazer certo no futuro. Lembre-se de que é impossível saber tudo e aja com respeito e humildade.

Saiba conversar e se comunicar.
As conversas casuais auxiliam na construção de bons relacionamentos no ambiente de trabalho. Por isso, é necessário saber manter uma conversa sem ser enfadonho, repetitivo e entediante. Busque assuntos novos e interessantes para compartilhar com seus colegas, e procure saber sobre o que está acontecendo na atualidade. Informe-se: dessa forma, você terá sempre algo de interessante para compartilhar com os outros.

Seja sempre você mesmo.
De todas as dicas, esta é a mais importante. Ser você mesmo, em todas as situações, mostra que você é uma pessoa de caráter. Abandonar seus valores e suas opiniões pessoais para agradar alguém é um erro cometido por muitos. Não vale a pena trocar seus ideais, suas convicções e sua moral por algo que pode ser passageiro. Por isso, em todas as ocasiões, não esqueça de quem você é e de tudo que sua identidade representa.

Marco Zanqueta é palestrante motivacional há 9 anos e usa sua expertise de mais de 20 anos como mágico profissional para ministrar suas palestras motivacionais, trazendo um novo jeito de motivar as pessoas. Palestrou e treinou executivos de grandes empresas como: Tam, General Motors e Petrobras.

A equipe de Redação da Ambra é formada por profissionais especializados em redação, marketing, finanças, empreendedorismo, administração e gestão. Estes profissionais são os responsáveis por criar conteúdo informativo e que ajudam a inovar e resolver problemas do mercado.