Coaching e Mentoria: entenda as diferenças

Coaching e Mentoria

Atualmente, o Coaching e Mentoria são ferramentas poderosas para empreendedores e profissionais em busca do aperfeiçoamento e desenvolvimento de carreira.

Na verdade, os dois processos são bastante similares. Ambos possuem em seu DNA o seguinte sistema operacional: o de estimular o autoconhecimento, algo extremamente importante para trabalhos em equipe.

A principal diferença entre essas duas realidades é que o atendimento do Coaching tende a ser personalizado, pois treina a mente para resolver conflitos por meio de técnicas de ação e reação específicas, tanto no âmbito pessoal como no empresarial.

Já durante a mentoria, o mentorado aprende com as experiências passadas de seus mentores por meio de discussões informais entre CEO´s e iniciantes na carreira. Esta é uma ótima opção para os marinheiros de primeira viagem no mundo dos negócios, pois estimula a colaboração e o pensamento “fora da caixa” (think-outsidethe-box).

Assim, o “Coachee” é o que recebe o treinamento de um Coach (profissional). Por sua vez, o “Mentorado” é o que conta com direcionamento de um Mentor em busca de realizações, normalmente relacionadas ao universo do mercado de trabalho. Alguns exemplos de metas que podem ser alcançadas por esses dois tipos de abordagem são: abrir negócio próprio, prestar consultoria a jovens empreendedores, buscar investimento externo para uma startup, vencer medos e superar desafios, melhorar performance em entrevistas de trabalho, crescer dentro da empresa, etc.

O processo de Coaching no Brasil

O processo de Coaching no Brasil costuma acontecer mediante acordo prévio entre Coachee e Coach sobre o cronograma de atividades (prazo e horários). Geralmente é pago, e requer do aluno dedicação às sessões e realização de tarefas, que devem ser trazidas a cada novo encontro para debate. Para quem quer ser Coach, a opção fica por conta dos cursos com emissão de certificado dos especialistas na área.

A Sociedade Brasileira de Coaching, SBC, entidade bastante respeitada no ramo, por exemplo, capacita seus clientes ao redor do Brasil em Coaching Empresarial (aumento de produtividade e melhoria da gestão) e Programação Neurolinguística (PNL). Destacamos, aqui, os cursos mais conceituados de Coach no Brasil:

  • SBC – Sociedade Brasileira de Coaching
  • IBC – Instituto Brasileiro de Coaching
  • Professor Marcelo Peruzzo – CEO do ipdo!s NeuroBusiness Instituto Holos

O processo de Mentoria

Sidnei Oliveira, Blogueiro do Exame.com e autor do livro “Geração Y”, fundou, recentemente, a Escola de Mentores, formada por grupos que se reúnem para prestar consultoria a equipes nas diversas fases de implementação de uma startup, desde o planejamento até operacionalização, além de suporte estratégico durante o processo.

A escola também é um ambiente propício à troca de ideias e trabalhos em grupo voltados à conscientização dos participantes quanto aos rumos de seu presente e futuro.

Vantagens do Coaching e Mentoria

Estas são os principais benefícios trazidos pelo Coaching e Mentoria:

  1. Alavancagem da carreira e realização pessoal
  2. Confiança para tomar decisões de alto risco
  3. Visão holística sobre a vida (o ser humano como agente de sua própria transformação)
  4. Desenvolvimento de habilidades para atuação em cargos de Liderança

“A sociedade deveria oferecer a cada jovem um mentor de fora do sistema educacional alguém que tivesse grande interesse no desenvolvimento e progresso daquela pessoa na vida.”

Charles Handy -The Hungry Spirit

Deixe seu comentário aqui! Desejamos muito sucesso na sua carreira!

am_cta_ebook05_carreirasucesso