Coaching

coaching

A necessidade de extrair o máximo possível do potencial próprio para a concretização de projetos e sonhos fez com que o mercado de coaching explodisse em um prazo muito curto! Sem dúvida, você já notou como esse segmento está se expandindo constantemente, não é mesmo?

O mais surpreendente é que ele não está apenas atingindo diferentes perfis de pessoas e profissionais, mas as próprias empresas e corporações passaram a investir em seu pessoal, utilizando dos muitos tipos de coaching existentes.

E esse investimento tem a finalidade de que os seus desempenhos se tornem melhores e significantemente rentáveis para o crescimento da empresa.

Não é para menos: a tendência mundial exige que você, individualmente, explore as suas habilidades, transformando-as em alta performance.

Esse é o mundo que aceleradamente muda. É dinâmico, tecnológico, digital, virtual, complexo e volátil. A exigência de pessoas engajadas com o que realizam é essencial, senão obrigatória.

Além disso, se você quer permanecer inserido nesse contexto, é preciso que tenha um bom relacionamento consigo, explore bem as suas potencialidades, produza eficazmente, trilhe caminhos assertivos e gere o máximo de resultados.

Sendo assim, o processo de coaching abre o caminho para que pessoas que possuem inseguranças, crenças limitantes, bloqueios emocionais desempenhem, com eficácia, todo o poder que possuem dentro de si, e, dessa forma, possam dar saltos maiores em sua vida profissional, financeira, amorosa etc.

A Ambra College, faculdade americana sediada em Orlando, traz para você uma abordagem simples, didática e colaborativa ao seu entendimento sobre:

  • O que é coaching?
  • Qual é o papel do coaching?
  • Coaching empresarial
  • Quais as vantagens de coaching?
  • Como encontrar um bom coach?

Abaixo, você obterá conhecimento detalhado a respeito desse mercado tão expressivo por meio de cada ponto citado acima. Desse modo, poderá clarificar as suas ideias e visão sobre o que envolve o curso de coaching e suas particularidades.

O que é coaching?

É um processo que visa melhorar o seu desempenho, concentrando-se no “aqui e agora”, e não em um passado ou futuro distante.

Sendo assim, você irá explorar o seu próprio “eu”, retirar as traves que o impedem de alcançar os seus objetivos e maximizar as habilidades que possui com vistas ao êxito e sucesso.

Embora existam vários conceitos e modelos de coaching, considerando-o como uma “especialidade”, o formato mais verdadeiro e correto seria como “facilitador de sua própria aprendizagem”.

O coaching não é um processo que te ensina. Em um contexto exploratório, existe muita diferença entre ensinar e ajudar a aprender.

No processo de coaching, fundamentalmente, o coach contribui para que você aumente e melhore o seu desempenho, isto é, auxilia para que você aprenda cada vez melhor!

Quanto mais você aprender, mais você irá evoluir como pessoa e esse resultado refletirá em todas as áreas de sua vida, positivamente.

Método de aprendizagem do coaching

  • A questão: Como?
  • O foco: Presente
  • Alvo: Melhorar as competências
  • Objetivo: Aumentar a competência

Os que possuem essa visão, e os melhores coachs, acreditam que você sempre tem a resposta para seus próprios problemas. No entanto, eles compreendem, também, que você precisa de apoio, auxílio, ajuda e acompanhamento para encontrar essa resposta.

“O coaching desbloqueia o potencial de uma pessoa para maximizar o seu próprio desempenho. Ajuda-a a aprender, em vez de ensiná-la” – John Whitmore

Essa definição de John é absolutamente deslumbrante e valiosa. Você, ao se submeter a um curso de coaching e todo o seu processo envolvido, estará, verdadeiramente, investindo em autoaprendizagem.

Agora que você já descobriu o que é coaching, conheça qual é o seu papel!

Qual é o papel do coaching?

O papel essencial do coaching é lhe ajudar a aprender como silenciar sua voz interior, que constantemente diz que você não vai conseguir ou que te assola com pensamentos negativos, limitantes.

Talvez você tenha uma bagagem muito conflitante devido as suas vivências, criação recebida de seus pais, medos, bloqueios que dificultam o avanço, o seu poder de decisão, de fazer escolhas assertivas e alcançar reconhecimento, sucesso na vida.

O coaching irá permitir que seus instintos, ou seu subconsciente, assuma o controle. Às vezes, isso significa ter que se distrair, não dar importância a certas coisas, e, por outras vezes, te impulsionará a explorar o “pior cenário do momento”, removendo todo o seu medo.

O coach não é um especialista em assuntos de como resolver problemas, mas está focado em te ajudar a desbloquear seu próprio potencial.

O foco é bastante sobre você e o que está em sua mente. Um coach não é, necessariamente, um guru designado com mágicas em suas mãos, até porque qualquer um pode ter uma abordagem de coaching com o outro: seu companheiro, subordinados ou superiores.

A habilidade-chave do coaching é fazer as perguntas certas para lhe ajudar a trabalhar com suas próprias questões interiores.

O jogo interno

Um dos maiores revolucionários, quando se pensa em coaching trazendo uma abordagem inovadora, é Timothy Gallwey, em seu livro “O jogo interior de tênis”. Ele destaca com precisão a importância do “jogo interno”, que você pode dominar e explorar com primazia.

O livro de Gallwey revolucionou o pensar sobre o papel do coaching em sua vida e nas centenas de pessoas. Ele sugere que os maiores obstáculos ao sucesso e ao potencial eram internos, e não externos. Seu insight se concentra no que os coachs podem te auxiliar para melhorar o jogo na vida. Como? Distraindo o seu diálogo interno e, em particular, a voz crítica que sempre se apresenta dizendo: “Não é assim! Concentre-se em suas mãos!”

Ao distrair essa voz interior, o corpo pode assumir. Acontece que, muitas vezes, ele tem uma ideia muito clara do que fazer quando os diálogos internos são suprimidos.

Timothy usou o exemplo de pedir às pessoas que se concentrassem na altura em que atingiriam a bola de tênis. Essa atividade não tem relevância em si mesma, mas o simples ato de focar nela distraiu a voz interior e permitiu que o corpo tivesse capacidade suficiente em assumir o controle. No livro, ele relata que a pessoa passou por relaxamento e seu tênis melhorou imediatamente.

O verdadeiro insight de Gallwey era que isso não se aplicava apenas ao tênis, mas a todas as pessoas que, geralmente, tinham as respostas para seus próprios problemas dentro de si mesmos.

E é justamente esse papel que o coaching exerce na sua vida. Ele não vai te fornecer respostas prontas, bem feitas, mas instigar você mesmo a encontrá-las. Cada um tem a capacidade inata de buscar e encontrar.

O que o coaching pode fazer é mostrar meios de como você pode acertar, trilhar esse caminho assertivamente, dar o pontapé, mas a responsabilidade total de seu aprendizado, de sua conquista e de seu merecimento é indiscutivelmente sua!

Coaching empresarial

O coaching empresarial se assemelha muito ao treinamento esportivo. No esporte, o técnico impulsiona o atleta para alcançar um ótimo desempenho, fornece apoio quando ele se encontra exausto e o ensina a executar jogadas que a sua competição exige.

Um técnico de esportes vai fazer você correr intensamente, dar mais voltas e trabalhar mais do que se você estivesse sozinho. Ele será radical com você porque o enxerga lá no topo!

Felizmente, um coach de negócios faz essas mesmas coisas, porém focadas na criação de um negócio bem sucedido.

O papel do coaching empresarial é orientar os empreendedores e empresários por meio de orientação, apoio, prestação de contas e encorajamento.

Esse processo ajuda os proprietários de pequenas e médias empresas com suas vendas, marketing eficaz, gestão dentre outras atividades. Mais importante ainda, tal como um treinador desportivo, o coach de negócios fará com que o seu couchee se concentre no propósito que tem.

Coaching empresarial ajuda a…

  • Melhorar as metas
  • Alcançar os objetivos da empresa mais rapidamente
  • Tomar decisões assertivas
  • Melhorar os relacionamentos

4 razões pelas quais o empreendedor ou empresário deve considerar ter um coach empresarial

1 – Você reconhece que é bom, mas que pode se tornar “expert” com o auxílio do coach empresarial

  • Ele vai mantê-lo concentrado, responsável, irá motivá-lo, persuadi-lo e também estará lá comemorando a sua vitória.

2 – O seu negócio não está gerando lucro conforme os esforços que investe

  • O coach vai fazer você se concentrar para tomar ações que visam aumentar os seus lucros, aplicar mudanças necessárias.

3 – A sua paixão de antes nos negócios não é a mesma

  • Ele irá te ajudar a encontrar novamente a paixão revivendo-a com o desenvolver de novas metas e visões.

4 – Você perdeu de vista em que estágio a sua empresa se encontra

  • Ele fará perguntas difíceis, as quais você tem evitado, desafiando-o a agir.

Quais as vantagens do coaching?

Dentre as vantagens que o coaching pode lhe proporcionar, estão:

  • O coaching coloca você no centro da aprendizagem.
  • Ele ao mesmo tempo é o que te envolve e também está envolvido junto com você no seu processo de mudança.
  • É personalizado, isto é, o coaching adapta-se facilmente ao seu estilo de aprendizagem preferido.
  • Incentiva uma maior compreensão e apropriação do objetivo.
  • Gera melhorias no seu desempenho, objetivos e metas.
  • Dá maior abertura à aprendizagem pessoal e ao seu desenvolvimento.
  • Ajuda a identificar soluções para problemas específicos relacionados ao trabalho.
  • Maior participação e responsabilidade sobre a própria vida.
  • Desenvolve a autoconsciência.
  • Melhora habilidades específicas ou comportamentais.
  • Dá maior clareza nas funções e objetivos em cada área.
  • Corrige dificuldades de comportamento e desempenho.

Viu como existem inúmeras vantagens para adotar o processo de coaching?

Saiba, abaixo, como você pode encontrar um bom coach que irá te ajudar a obter muitos resultados em sua jornada. Veja a seguir!

Como encontrar um bom coach?

Nesse processo, é fundamental escolher um coach profissional, sério e comprometido em gerar resultados.

Com a explosão desse mercado, pode acontecer de você encontrar um coach inexperiente, sem conhecimento profundo de tudo que envolve esse processo, por isso, listamos 4 características a serem observadas nesse profissional para que você faça uma boa escolha.

1 – O coach tem um profundo desejo e o compromisso de te ajudar constantemente (e não apenas um desejo para curar sua própria dor).

O desejo do coach é que você cure a dor que lhe fez chegar aonde se encontra, mas ele entende que esse resultado não é de sua incumbência. Curar a dor só você pode conseguir, nem que tenha recebido centenas de ajudas.

O foco principal de um bom coach está pautado no seu profundo sentimento de servir, se comprometer em ajudar sob qualquer circunstância. É a vontade de colaborar, de se doar para te ver bem e próspero.

2 – O coach está sempre aprendendo

Os coachs que se preocupam profundamente em te ajudar estão entusiasmados em conduzir a busca do seu próprio conhecimento. Eles também fazem a sua própria pesquisa de forma aprofundada para descobrir novas maneiras de pensar, falar e ensinar sobre o crescimento e desenvolvimento.

Estão intensamente curiosos sobre o funcionamento interno de seus coachees (clientes ideais), e dos desafios que eles estão enfrentando para vencer. Um bom coach deseja saber mais, todos os dias, e não para de aprender.

3 – O coach desenvolve o seu próprio modelo de mudança

O bom coach deve ser o seu próprio experimento de mudança, ou seja, deve ter aplicado o coaching a sua vida, e colhido resultados por isso.

Ser o autor de seu modelo é uma habilidade de um profissional comprometido consigo e com o seu cliente (coachee), que passa confiança durante todo o processo.

Ele não aplica no processo de coaching os vários conceitos existentes no mercado, mas desenvolve o seu próprio, com etapas e processos específicos com os quais move o seu coachee para frente.

4 – O bom coach possui materiais livres, artigos, recursos e conteúdos que demonstram e compartilham ser poder de pensamento.

Um bom coach não se concentra apenas em executar o coaching para ficar rico. Ele não está, também, só interessado ​​em trabalhar com pessoas ricas, mas quer ajudar um leque muito variado de perfis, com várias esferas da vida, e que estão lutando com os mesmos desafios que ele sabe como lidar.

Portanto, confira o site, blog, vídeos e materiais para download do coach. Leia o seu conteúdo gratuitamente. Será que ele o inspira a fazer mudanças em sua vida e tomar medidas cabíveis? E isso te impulsiona a agir de forma diferente no mundo? Se sim, então, ele é um bom coach!

Como visto, o coaching e todos os seus processos envolvem fatores que levam você a aprender como resolver os seus próprios conflitos. O processo tem o papel de contribuir com a sua alta performance elevada e de forma a fazer com que o coachee cresça.

Comente abaixo sobre o que pensa a respeito sobre o coaching e, se tiver alguma dúvida, não pense duas vezes antes de nos mandar, combinado? Até a próxima.

am_cta_ebook05_carreirasucesso .