Como Funciona o Processo de Ensino-Aprendizagem no Mestrado em Ciências Jurídicas da Ambra

Método de ensino Ambra

Todos nós sabemos como localizar uma sala de aula, sentar e esperar um professor de uma disciplina ou o coordenador de curso que vai explicar sobre o funcionamento do curso.

Esse modelo tradicional de ir para uma sala em horário determinado pela instituição é diferente do modelo usado na Ambra e umas das dúvidas dos interessados em nosso mestrado é como exatamente funciona o ensino na Ambra.

Nesse texto, vou esclarcer o método de ensino usado para que você saiba  como funciona o estudo em nosso Mestrado em Ciências Jurídicas.

O método de ensino é baseado em grande contato entre professores e mestrandos. Na verdade, o contato individualizado e frequente entre professores e discentes é o padrão escolhido pela Ambra.

A estrutura básica do processo de ensino-aprendizagem em cada disciplina é formada pelas seguintes ações:

  • Aulas gravadas
  • Encontros ao vivo
  • Leitura de textos
  • Contato assíncrono
  • Avaliações intermediárias
  • Avaliação final

Além das atividades de disciplinas, temos as seguintes atividades do programa de mestrado:

  • Mentorias complementares (opcionais)
  • Workshops presenciais (opcionais)
  • Dissertação de mestrado

1. Aulas no Mestrado em Ciências Jurídicas

Acreditamos que as aulas meramente expositivas tenham vantagens em versões gravadas em comparação à versão ao vivo porque o mestrando pode rever quantas vezes desejar.

As aulas expositivas ficam disponíveis por tempo indeterminado para os mestrandos.

É importante esclarecer que as aulas expositivas representam um dos componentes do processo e não o principal elemento de aprendizagem e formação.

Os encontros, avaliações e orientações dos professores são fatores de grande relevância no método de ensino do Mestrado em Ciências Jurídicas da Ambra.

2. Encontros ao Vivo ( 12 a 16 encontros )

mestrado é uma programa de alto nível que necessariamente demanda uma discussão qualificada entre docentes e discentes ao longo do processo de ensino-aprendizagem.

Mestrado em Ciências Jurídicas da Ambra implementa a discussão do conteúdo em encontros com grupos de alunos e o docente da disciplina.

Temos 8 a 10 encontros ao vivo entre mestrandos e professores com turma média de 7 a 10 mestrandos.

Ademais, temos também as apresentações dos trabalhos finais em cada disciplina que demandam encontros adicionais (de 4 a 6 encontros)[1].

3. Leitura de artigos, textos e livros

Ao longo de um mestrado de qualidade, a leitura de textos diversos como artigos, capítulos, livros é imprescindível e os mestrandos da Ambra são obrigados a ler bastante ao longo do programa de mestrado.

No entanto, não é somente ler.

Os mestrando discutem os temas com os professores, trocam informações com os colegas em diversas formas de comunicação, escrevem muito e apresentam ideais e discutem os temas nos encontros ao vivo e também na forma escrita.

4. Contato entre Professores e Mestrandos

Os mestrandos possuem, além dos encontros, mecanismos de contato assíncrono com os professores.

Nesses espaços, os mestrandos podem enviar dúvidas, indagações ou discussões escritas, em áudio ou vídeo, as quais são respondidas, orientadas ou comentadas pelos professores.

Obviamente, existem também disciplinas com debates assíncronos por meio de textos.

O campus virtual da Ambra possui espaços adicionais como:

  1. Espaço dos mestrandos
  2. Ágora
  3. Ambra Alumni Association

O espaço dos mestrandos é uma área restrita aos mestrandos para conexão, troca de informações, divulgação de oportunidades na Ambra e também externas, etc.

A Ágora é uma praça pública acessível a alunos de graduação, pós-graduação  e mestrandos.

Os mestrandos também participam de grupos de WhatsApp entre si para conversa e networking, grupos de LinkedIn e outras redes sociais.

5. Avaliações intermediárias

As disciplinas possuem avaliações intermediárias antes do trabalho final.

As avaliações intermediárias podem ser:

  1. Case method
  2. Debates escritos
  3. Trabalhos
  4. Debate ao vivo

6. Trabalho final em formato de artigo

Ao final da disciplina, cada mestrando produz um trabalho final em formato de artigo.

O docente da disciplina faz comentários detalhados e ajuda o mestrando individualmente a melhorar seu artigo.

É importante ressaltar que os comentários não são genéricos como: “precisa melhorar” ou “pesquise mais”. Também não são direcionados em geral para a turma. Os comentários são específicos e direcionados individualmente para cada mestrando de acordo com o trabalho apresentado.

Essa abordagem da Ambra é fruto da Prática Deliberada que foi identificada como a melhor forma de tornar uma pessoa excelente em algo. Ela é resultado de 30 anos de pesquisas realizadas, principalmente, pela University of Florida.

Atualmente, vários trabalhos de disciplinas já foram publicados em congressos e capítulos de livros.

7. Seminários de apresentação

Temos também 4 a 6 encontros para apresentação e debate dos trabalhos.

Cada mestrando faz sua apresentação e o docente comenta e questiona ao vivo, bem como os demais mestrandos da turma também fazem comentários e participam da discussão.

O debate durante os seminários acontece em ferramenta de sala de aula via internet. Na sala de aula, é possível ver e ouvir as pessoas, apresentar slides e vídeos, compartilhar arquivos, etc, além de engajar os presentes nas discussões.

Veja o evento de abertura que usa a mesma estrutura tecnologica usada durante os seminários de apresentação dos trabalhos.

Neste tópico conclui-se a estrutura básica de como funciona o ensino ao longo de uma das disciplinas do Mestrado em Ciências Jurídicas.

Os demais tópicos apresentam as mentorias complementares, os workshops presenciais e a dissertação de mestrado.

8. Dissertação de mestrado

A orientação da dissertação é individual com encontros periódicos entre orientador e mestrando a fim de que este produza uma dissertação que atenda aos padrões Ambra.

Na verdade, os professores são treinados sobre como ocorre o processo de orientação na Ambra e a instituição acompanha esse processo na prática.

Ao final, o mestrando defende a dissertação em banca pública com participação do orientador, professores da Ambra e professores externos que avaliam e decidem pela aprovação, aprovação com ajuste ou reprovação da dissertação.

Acreditamos que acompanhar e apoiar o trabalho dos professores é item essencial para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem, pois o trabalho docente deve ser fruto da cooperação entre diferentes profissionais e não um trabalho isolado e solitário.

9. Mentorias complementares

Temos ações complementares ao longo do mestrado que visam ampliar a capacidade dos mestrandos quanto à produção acadêmica, produção técnica e habilidades docentes a fim de que, ao final, tenhamos profissionais mais qualificados.

10. Workshops presenciais

Os mestrandos possuem a opção de participar presencialmente, em Orlando, de Workshops complementares.

Ademais, existe também a opção de estudos blended que já inclui alguns workshops presenciais. Conheça também os Benefícios do Mestrado em Ciências Jurídicas da Ambra.

Este é o resumo de como funciona o método de ensino no mestrado da Ambra.

11. Opinião de mestrando

Conheça também a opinião de Carlo Barbieri que é empresário na Flórida, consultor negócios envolvendo Brasil e EUA, formado em economia e direito e está cursando o mestrado em ciências jurídicas da Ambra.

Agora que você já conhece melhor o Mestrado em Ciências Jurídicas da Ambra, venha estudar conosco.

[1] Algumas disciplinas não possuem apresentação oral.