Como gerenciar sua equipe de vendas de forma eficaz

Depois de anos de trabalho, a promoção finalmente chega. Esse é um momento para novos desafios, e o principal deles é o gerenciamento de equipes. Sim, o cargo de chefia, sozinho, não garante uma boa gestão, muito menos o respeito e o empenho dos liderados. É fundamental, portanto, que o líder desenvolva algumas habilidades para lidar melhor com cada um dos colaboradores.

No caso das equipes de vendas, o papel da liderança é ainda mais importante. Isso porque esses profissionais são comprometidos com metas diariamente e precisam estar motivados para conseguir bons resultados. É por esse motivo que resolvemos trazer, neste post, algumas dicas sobre como gerenciar esse setor de maneira eficaz! Confira a seguir:

O feedback

Cada vendedor tem atribuições e estratégias diferentes para abordar o cliente. Alguns obtêm o sucesso; outros, no entanto, fracassam. Em ambos os casos, é fundamental que o gestor realize um feedback.

No primeiro caso, isto é, dos vendedores bem-sucedidos, o feedback é importante para reforçar o motivacional e mostrar que estão no caminho certo. Já os vendedores que enfrentam dificuldades precisam das informações para que possam melhorar a sua performance.

Se engana o gestor que acredita que o feedback é o bom e velho “puxão de orelha”. Na verdade, esse é um momento de transmitir conhecimento e aperfeiçoar as habilidades da sua equipe.

A confiança

Por melhor que o gestor seja em suas atividades, é sempre bom conseguir apoio da equipe para conseguir resultados mais significativos. Por isso, é importante desenvolver uma relação de transparência entre cada um dos colaboradores para que um laço de confiança seja estabelecido, favorecendo, dessa forma, a coesão de todo o grupo.

Afinal, o gestor muitas vezes precisa delegar tarefas para aumentar a produtividade e garantir melhores resultados, e isso só será possível se existir uma sinergia muito grande entre a equipe.

As avaliações de desempenho

Como a equipe enxerga o seu trabalho? Melhor ainda: como eles avaliam a sua gestão? Todos esses pontos podem ser importantes para que o gestor promova as melhorias necessárias na sua equipe de vendas — afinal, informação é tudo. Por isso, é fundamental realizar as famosas avaliações de desempenho.

Hoje em dia, existem “avaliações 360º”, nas quais todos os colaboradores se analisam. Nesse modelo, há autoavaliações — quando o colaborador reflete sobre os seus pontos fortes e fracos — e a avaliação “de baixo pra cima” — quando o colaborador reflete sobre a qualidade da gestão.

A automação

Por fim, é preciso que você conte com as ferramentas certas para auxiliar na condução das equipes, principalmente um bom Customer Relationship Management (CRM). É com esse tipo de sistema que o gestor e as suas equipes conseguem fazer um bom gerenciamento da clientela, identificando sempre as suas necessidades e queixas e melhorando constantemente o atendimento prestado.

É importante destacar que esse tipo de ferramenta já é utilizada em larga escala no mercado e que, por esse motivo, passa a ser uma obrigação do gestor que busca competitividade.

Gostou das nossas dicas de como gerenciar uma equipe de venda? Conhece alguma sugestão? Então, deixe um comentário e compartilhe as suas ideias!

am_cta_ebook07_gestoralta