Como ser um bom líder: conheça as características que todo líder deve ter

 

Uma boa liderança depende de uma série de variáveis, entre elas as características pessoais que todo líder precisa desenvolver para conseguir comandar a equipe e extrair de cada colaborador o seu melhor.

Para saber mais como ser um bom líder, confira a seguir os principais atributos que precisa ter quem exerce a função de liderar.

Capacidade de delegar

Essa é a base para montar uma equipe eficiente e bem organizada.

A capacidade de delegar implica reconhecer e aproveitar os pontos fortes de cada colaborador, entregando a ele as tarefas que poderá realizar da melhor maneira e no menor tempo.

Boa comunicação

Explicar com clareza aos liderados o objetivo a ser atingido, o que deve ser feito, o que precisa ser melhorado e o que foi realizado com primor é fundamental para construir uma equipe harmônica e produtiva.

Para estabelecer empatia, também é importante manter-se aberto a sugestões e disponível para ajudar no que for necessário.

Confiança

É papel do líder passar segurança aos colaboradores, sobretudo nos momentos de dificuldade da empresa.

Por essa razão, se você quer aprender a ser um bom líder, precisa trabalhar sua inteligência emocional, a fim de se manter confiante e favorecer a motivação da equipe por meio de uma postura positiva e proativa em relação ao negócio.

Compromisso

A liderança é exercida pelo exemplo, e não por palavras. Assim, quem deseja uma equipe engajada precisa primeiramente mostrar que está comprometido com o trabalho.

Ninguém ganha respeito e admiração no ambiente corporativo sem demonstrar seriedade e competência.

Versatilidade

O bom líder é capaz de lidar com as mudanças de maneira rápida e criativa, enxergando nelas oportunidades de desenvolver trabalhos ainda melhores.

Ter essa visão e passá-la aos liderados é essencial para montar uma equipe forte e destemida, com habilidades de superação e adaptação admiráveis.

Senso de humor

A produtividade dos colaboradores é intensamente influenciada pelo clima estabelecido no ambiente de trabalho. Um líder mal-humorado e grosseiro pode prejudicar bastante o rendimento da equipe.

Portanto, esforce-se para tornar o dia a dia dos seus liderados mais agradável. Faça elogios, sorria e quebre o clima de tensão sempre que puder.

Autoconhecimento

Identificar os próprios pontos fortes e fracos, sabendo lidar com as próprias emoções, é uma capacidade extremamente relevante para quem deseja ser um bom líder.

Desenvolver o autoconhecimento significa controlar melhor o estresse e as inseguranças, compreendendo que também os outros passam pelos mesmos obstáculos. Isso cria empatia e favorece a união da equipe.

Passar por um processo de coaching contribui bastante para o autoconhecimento.

Capacidade de inspirar

Estimular os colaboradores e cultivar a ideia de que o negócio também é deles cria o sentimento de pertencimento e amplia o comprometimento da equipe. Essa é a melhor maneira de reter bons profissionais e de manter todos engajados na busca dos objetivos da empresa.

Se você sempre se pergunta como ser um bom líder, a resposta é simples: invista tempo e recursos no desenvolvimento das características fundamentais que listamos neste artigo.

Para ajudar ainda mais na sua caminhada rumo ao sucesso, também compartilhamos diversos conteúdos exclusivos sobre liderança e outros assuntos ligados à gestão de negócios. Curta nossa página no Facebook e fique por dentro!

SHARE
Previous articleVeja como atingir o sucesso empresarial
Engenheiro por formação e educador por paixão. Tenho a educação como paixão pessoal e profissional, por gostar de estar sempre ensinando e aprendendo. Estou sempre disposto a ouvir pontos de vistas e argumentar sobre diversos assuntos. Como hobbies, gosto de jogar poker e conversar sobre investimento e finanças pessoais.