Comunidade Ambra College – Alcides Marques Porto Pacheco

Alcides Marques Porto Pacheco é professor da Ambra College e ministra as disciplinas de Direito Processual Penal I e II e Filosofia do Direito no curso de Direito Brasileiro. Ele conta que o ensino a distância facilita a resolução de dúvidas dos alunos.

[toggle title=”Alcides Marques Porto Pacheco – Professor de Direito Processual Penal I e II e Filosofia do Direito da AMBRA” value=””] “O ensino a distância, por mais que fisicamente seja separado, possibilita a interação assíncrona do aluno com o professor a todo momento, tornando mais fácil a solução de dúvidas e mesmo o auxílio na extensão do que é ensinado.” [/toggle]

Há 3 anos na AMBRA, Alcides é mestre em Ciências Criminais e especialista em Ciências Penais, ambos pela PUC/RS, Graduado em Direito pela PUC/RS, já foi advogado militante na área Penal e, atualmente, é Inspetor de Polícia Civil no Rio Grande do Sul.

Ambra College1) Como conheceu a Ambra College e se tornou docente do curso de Direito Brasileiro?

Tive o primeiro contato com a Ambra antes mesmo de ela sair do papel. Quando o projeto inicial surgiu, a profa. Ligia Mori Madeira foi convidada para ser uma das professoras coordenadoras, a qual indicou meu nome para compor o quadro de professores do curso. Tendo sido o convite prontamente aceito, após algum tempo de adaptação institucional, fui chamado para ser o responsável pela cadeira de Introdução ao Estudo do Direito II. De lá para cá, já ministrei as cadeiras de Teoria Geral do Direito Penal, Processo Penal I e II e Filosofia do Direito.

2) Qual é a sua opinião sobre a metodologia utilizada pela Ambra? Você acha eficiente?
Penso que a metodologia utilizada pela AMBRA é muito eficiente, na medida em que, ao disponibilizar interações síncronas e assíncronas abre as portas para que o aluno possa ter uma quantidade de conteúdo de qualidade muito maior. Veja que a utilização da obrigatoriedade de material escrito junto com as aulas trazem uma grande complementação a formação acadêmica do aluno, que sai pronto para pesquisar e resolver problemas teóricos e práticos do Direito.
3) Como é a sua relação com os alunos? Na sua opinião, como é ensinar a distância?
A minha relação com os alunos da AMBRA é muito bom. Na verdade, é mais próxima do que as de diversos casos em que a aula é presencial. O ensino a distância, por mais que fisicamente seja separado, possibilita a interação assincrona do aluno com o professor a todo momento, tornando mais fácil a solução de dúvidas e mesmo o auxílio na extensão do que é ensinado.
4) Você daria alguma dica para quem pretende cursar o curso online da Ambra College?
Penso que a maior dica é organização. Se o aluno levar as tarefas e leituras no tempo dirigido pela instituição junto com a organização do que faz, terá grande aproveitamento, na medida em que terá tempo para maturar o conhecimento (coisa importante para quem estuda) e não correrá os riscos inerentes daqueles que deixam tudo para a última hora.
5) O que você mais aprendeu ensinando na Ambra?
O que mais aprendi foi a própria possibilidade de um ensino a distância de qualidade. Embora ainda existam pessoas que duvidam desta modalidade, com a AMBRA pude aprender e ter certeza que esta é uma formidável maneira de aprender e ensinar.

am_cta_ebook04_caracteristicaslider