Home Ambra University Comunidade Ambra College – Professor Alexandre Rocha

Comunidade Ambra College – Professor Alexandre Rocha

0
Comunidade Ambra College – Professor Alexandre Rocha

Depois de conhecer mais sobre alguns alunos e sobre a Professora Helisane Mahlke, agora apresentamos o Professor Alexandre Rocha, graduado e mestre em Ciência Política, doutorando em Ciências Sociais na Universidade de Brasília.

Alexandre leciona na Ambra College a disciplina de ciência política: “Não é uma área fim dos cursos jurídicos, contudo uma boa visão do cenário político contribui para melhorar a compreensão do direito. Daí a minha missão é colaborar para que os alunos conheçam o direito de forma ampla, para além do mero legalismo”, afirma o professor.

“Em termos de tecnologia EaD, desconheço uma instituição tão avançada quanto a Ambra. O objetivo da Ambra não é distribuição de diplomas, como se vê muito no mercado de ensino. O objetivo é oferecer um ensino de qualidade, em termos de conteúdo e conhecimento.”

Você é professor da Ambra College há quanto tempo?

Faço parte da equipe de docentes da Ambra deste agosto de 2009. Neste período já passei por 3 turmas,  as quais tenho bom relacionamento até hoje.

Independente do término do curso de ciência política, há outras atividades na Ambra que permitem o reencontro de professores e alunos.

Como é a sua relação com os alunos? Na sua opinião, como é ensinar a distância?

A relação professor e aluno é amistosa e próxima, tanto que não parece ser EaD. Embora haja alunos de várias partes do mundo, o professor pode acompanhá-los particularmente. Para falar a verdade, acredito que a Ambra se situa numa zona de fronteira entre o ensino tradicional e as novas formas de ensino. Por isso, não vejo uma educação a distância na Ambra, mas algo diferente.

No geral, nos cursos EaD os alunos são lançado ao conteúdo, às tarefas, às lições, quase sem acompanhamento.

Na Ambra, os alunos são orientados em cada etapa do ensino, logo professor e aluno constroem o conhecimento conjuntamente. Além disso, os alunos assistem vídeos-aulas (webconference) em tempo real ou gravadas, e podem participar de debates nos fóruns de discussão ou de seminários nas salas de aula. Isso não é a EaD que conhecemos no Brasil.

É outro estágio do ensino a distância. Sei que já existem boas instituições de ensino estrangeiras ofertando cursos a distância para pessoas de qualquer parte do mundo, e a AMBRA certamente é uma delas.

Como conheceu a Ambra College e se tornou docente do curso de direito brasileiro a distância?

Conheci a Ambra através do professor Alfredo Américo, que me convidou para assumir a disciplina de ciência política. Foi um convite que aceitei desde o primeiro momento, pois a forma como o professor Alfredo comentou sobre a instituição me deixou fascinado com o potencial de ensino.

Qual é a sua opinião sobre a metodologia utilizada pela Ambra College (tecnologias, apoio aos alunos)? Você acha eficiente?

Antes de integrar o time Ambra, eu já tinha experiência com ensino a distância (EaD). Lecionei a disciplina de administração pública, num curso EaD da UnB. Imaginei que a dinâmica fosse a mesma, mas me surpreendi. Em termos de tecnologia EaD, desconheço uma instituição no Brasil tão avançada quanto a Ambra.

Certa vez um aluno me fez pergunta bem parecida com a sua. Disse para ele que já tinha lecionado em outras instituições privadas e públicas e sei que poucas delas têm o compromisso semelhante ao da Ambra.

O objetivo da Ambra não é distribuição de diplomas, como se vê muito no mercado de ensino. O objetivo é oferecer um ensino de qualidade, em termos de conteúdo e conhecimento. Por causa disso, os professores são empenhados em prestar um ensino de qualidade igual ou superior à do ensino presencial. Por ser um ensino de qualidade, a metodologia da Ambra é eficiente.

O que você acha da Ambra College como oportunidade para os alunos terem acesso a um curso de direito brasileiro de qualidade em qualquer lugar do mundo?

Como eu já disse, a Ambra tem uma metodologia de ensino inovadora. Destaco outro ponto, o fato de ela oportunizar a qualquer pessoa em qualquer parte do mundo com um computador conectado à internet, o acesso à educação de qualidade. Não há fronteiras para o conhecimento.

A Ambra oferece ensino de qualidade sem os problemas que impedem ou dificultam as pessoas estudarem (distância, trânsito, custos excessivos, por exemplo). Isso é magnífico. Quando se pensa num curso de direito brasileiro, vale frisar que o Brasil é um dos países em destaque no cenário mundial, logo saber como seu ordenamento jurídico funciona abre portas de trabalho, seja para quem reside no Brasil ou fora dele.

Você daria alguma dica para quem pretende cursar o curso online da Ambra College?

A educação tem impacto positivo na vida das pessoas. Em virtude disso, no mercado educacional há muitas ofertas, ou seja, existem várias faculdades oferecendo cursos presenciais e EaD. Todavia, são poucas as instituições de ensino que se preocupam com a educação de qualidade para as pessoas.

A dica que eu deixo para os pretendes ao curso da Ambra é: se você deseja um ensino de qualidade não tenha dúvida que Ambra oferece. A responsabilidade de apreender sempre é do aluno, contudo, pode ter certeza que na Ambra há uma equipe de profissionais compromissada em ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

 

am_cta_ebook11_posrealizacao-3