Navigation

Colunistas Ambra
Conheça o Orlando City Soccer Club e o Futebol nos EUA

O Orlando City Soccer Club (OCSC) é o time de futebol profissional de nossa cidade, que atualmente disputa a USL Pro (United Soccer League) e pretende ingressar na MLS (Major Soccer League) em 2015.

A associação entre o Futebol e a Cidade de Orlando uniu duas das maiores paixões da Comunidade Ambra, gerando uma parceria natural e apaixonante entre o Orlando City e a Ambra College.

A Ambra iniciou o projeto de patrocínio do Orlando City em 2013, mas já somos torcedores roxos (purple) pelo futebol de nossa cidade natal. Os membros de nossa Comunidade continuam a torcer pelos times brasileiros, mas, independentemente do time do Brasil, juntos torcemos pelo Orlando City, e esperamos contribuir para o crescimento do time junto à Comunidade de brasileiros no Mundo. Assim com a Ambra, o Orlando City é bem novo, nasceu em 2010, mas já possui dois títulos da USL Pro.

No aniversário da Independência do Brasil, sábado, 7 de Setembro, o Orlando City consagrou-se bi-campeão da United Soccer League Profissional ao bater o Charlotte Eagles por 7 a 4, no Florida Citrus Bowl. Nosso primeiro título foi em 2011. Um dado muito importante é que o clube possui a maior audiência em estádio da USL Pro1 em todos anos de sua participação (2011, 2012 e 2013). Na verdade, a Cidade de Orlando fica em festa nos dias de jogos (Game Day).

Orlando City foi criado por ingleses e está sendo aprimorado por brasileiros. Recentemente, o empresário brasileiro Flávio Augusto da Silva, fundador da rede de ensino Wise-Up, tornou-se sócio do clube, agregando forças ao objetivo de participarmos da MLS já em 2015. Falando ainda de ingleses e brasileiros, o Orlando City realizou amistoso internacional em 2012 contra o Newcastle da Inglaterra e em 2013 contra o Fluminense, atual campeão brasileiro. Como se observa, o Orlando seguiu os passos do bom futebol, criação inglesa com um toque de brasilidade para construir uma vida de bons resultados. Fora de campo, promove uma vida mais saudável por meio da Orlando City Foundation.

A MLS (Major Soccer League)  é mais importante liga americana de futebol. Ingressar nela não depende apenas de vencer campeonatos, não há ascensão ou rebaixamento por ser campeão ou ficar no final da tabela. O ingresso na MLS depende de fatores como a organização, a infra-estrutura, os recursos financeiros, o apoio da comunidade e a permissão e o interesse da liga. O Orlando City foi criado com o objetivo de participar da MLS, o que está cada vez mais próximo. Como dizem: não é questão de se irá acontecer e sim de quando ingressaremos na MLS. Resta fechar alguns detalhes, como a construção de uma nova arena.

Atualmente, a Cidade de Orlando já comprou um terreno, por mais de 8 milhões de dólares, que será doado ao Clube para a construção do novo estádio. Ele será construído por 110 milhões de dólares e terá capacidade entre 18 e 25 mil pessoas, muitas vagas de estacionamento, centro de compras e negócios, ficando localizado no centro de Orlando (Downtonw Orlando) próximo ao Amway Center, Orlando Magic, e também pertinho da sede de nossa Faculdade.

O clube também está comprometido com a contratação de um “figurão” brasileiro do futebol. Como dizem por aqui, um Brazilian Beckham (Beckham brasileiro) deverá jogar no Orlando City em sua primeira temporada na MLS. Atualmente, Kaká é um dos mais cotados para ocupar o cargo e já esteve conhecendo a excelente estrutura do clube.

O futebol, como ingleses e brasileiros chamam, ou soccer ,como os americanos denominam, é um dos maiores esportes dos Estados Unidos da América. Alguns dados que corroboram com essa afirmação2:

  • é o terceiro(#3) esporte em presença de público, vencendo a histórica NBA em 2012;

  • é o segundo(#2) esporte favorito entre público de 12 a 24 anos;

  • é esporte favorito(#1) entre os latinos;

O Soccer era o terceiro esporte mais praticado nos EUA já em 2009, segundo o censo americano3 e mantem um grade crescimento de participação em todo o país, principalmente, entre os adolescentes. Atualmente, o esporte é o segundo mais praticado entre esse público.

A MLS foi criada entre 1993 e 1996 em função de acordo para a realização da Copa do Mundo de 1994, na qual a seleção brasielira foi tetra-campeã. Teve a sua primeira temporada em 1996 com 10 clubes participantes. Atualmente, a MLS possui 20 clubes, 19 participando da atual temporada e o New York City Football Club, empresarialmente filiado ao Manchester City Football Club4, confirmado para 2015.

A MLS é uma das 10 mais importantes ligas de futebol no Mundo. Com público médio de 18.8075 em 2012, a MLS encontra-se em sétimo lugar6 na lista encabeçada pela liga alemã, seguida de perto pela inglesa. Apenas como parâmetro, em termos de presença nos estádio, o campeonado brasileiro da seria A está em 14º lugar no mundo, com média de 13.0045.

Certamente, o futebol é o esporte do futuro nos EUA e a Comunidade Ambra espera contribuir com o clube no objetivo principal de ingressar na MLS em 2015. We believe in Orlando City in MLS, do you?.

Autor: Alfredo Freitas, Diretor Executivo da Ambra College.


[1] Fonte: http://uslpro.uslsoccer.com/

[2] Fonte: http://orlandobelievesinmls.com

[3] Fonte: Census (Gov-USA)

[4] Os ingleses, na Inglaterra e também no Orlando City, utilizam o termo Football para definir nosso futebol enquanto os americanos utilizam, preferencialmente, o termo soccer.

[5] Dados referentes ao ano de 2012.

[6] Fonte: http://www.sbnation.com/mls/2012/10/30/3578240/mls-attendance-2012-increase-record

 

A equipe de Redação da Ambra é formada por profissionais especializados em redação, marketing, finanças, empreendedorismo, administração e gestão. Estes profissionais são os responsáveis por criar conteúdo informativo e que ajudam a inovar e resolver problemas do mercado.

  • José Luiz Mota

    Sr. Alfredo Freitas

    Sou José Luiz Mota,43 anos, Brasileiro, Formado em Educação Física e Pós-Graduado em Futebol, Sou Treinador de futebol de Base aqui no Brasil e Disputei Campeonatos paulistas de 2010 até 2014 Ainda em andamento com a categoria SUB-11.
    E como Atleta amador Acima de 40 anos, fui campeão da Copa Paulistana pelo Corinthians 2013, Campeão da Cidade de Santo André 2013, campeão São Bernardo 2013, Campeão São Caetano 2013, Campeão Mauá 2013.
    Com minhas equipes SUB-11 Fui Campeão em 2012 da Copa Bandeirantes de futebol em São paulo, Terceiro lugar na taça Cidade de São Paulo, Vice- campeão Invicto da Cidade de São Caetano do Sul 2013 e Campeão da Copa Ouro em 2014 pela Associação Paulista de futebol, fiz Curso este ano de futebol na USP de intercâmbio de futebol Brasil e Inglaterra, mas gostaria de elevar o meu nível de técnico de futebol trabalhando com futebol com crianças e adolescentes, e assim deixar meu inglês fluente para fazer os Cursos de Treinador e obter todos os níveis nos USA e Europa, para isto preciso de oportunidade, tenho mais de 20 anos de Experiência e posso enviar meu currículo mais detalhado.
    Tenho família esposa e um filho, sou casado há 15 anos e planejei isto recentemente com minha esposa que irá ficar pois ela trabalha.
    Estou lhe pedindo uma oportunidade, não por falta de emprego, estou empregado aqui no Brasil em uma Escola particular com Educação física, uma equipe de futebol com o campeonato paulista e outra que fui convidado para começar em agosto, tenho residência fixa, Mas é um objetivo profissional, sou um formador de futuros atletas e sei que posso contribuir muito na prática, com treinos de futebol nos Estados Unidos e assim com meu inglês fluente aprimorar minha metodologia com o ensino do futebol.

    No Aguardo de uma resposta

    José Luiz Mota

    • AMBRA College

      Olá, José Luiz,

      Nós patrocinamos o Club, mas não temos poder de interferir nos processo de escolha da equipe profissional do Clube. Espero que consiga uma posição profissional adequada ao seus interesses e perfil o mais rápido possível.

  • Sandra Cantergiani

    boa noite, tenho um filho de 17 anos que gosta muito de jogar futebol. Temos grande, interesse em mudar para Orlando pois meu marido tem uma oportunidade boa de emprego. Gostaria de consciliar as duas coisas.
    Vcs poderiam me ajudar ?
    Aguardo retorno.

    Abçs

    Sandra

    • Alfredo Freitas

      Olá, Sandra

      Que bom, caso decidam morar em Orlando, passem aqui em Downtown para conversarmos um pouco. Bem, o Orlando City realiza peneiras periodicamente sendo possível a realização de uma inscrição para participar do evento e ter uma oportunidade real de ingressar no time de nossa cidade. Acompanhe as notícias no Facebook do time porque lá serão divulgadas as datas das próximas peneiras. Segue o link: https://www.facebook.com/OrlandoCityBrasil