Navigation

AMBRA College
benefício conquistado
Histórias para refletir: o conto do benefício conquistado

O que você vai ler é uma história real e, espero que você, assim como eu, possa tirar uma lição para sua vida.

Eu já trabalhei em diversas empresas, mas não pense que elas eram muito diferentes umas das outras. Apensar das suas missões, valores ou histórias empreendedoras, as empresas são feitas de pessoas, e as pessoas ainda são um mistério para todos nós.

A todo momento eu via colegas de trabalho reclamando do seu trabalho, do salário, dos problemas da empresa e até do chefe, líder, ou, chame como você quiser. Com certeza eu mesmo já reclamei diversas vezes de várias dessas situações.

Em uma das empresas pelas quais passei, lembro de trabalhar em um setor realmente motivador, onde os problemas eram desafios e não barreiras. O ar positivo que pairava no ar contaminava todo mundo com energia positiva e foi neste setor que aprendi algumas coisas muito importantes sobre crescimento profissional que gostaria de compartilhar com você.

A primeira “promoção”

Era um setor de engenharia, e apesar de estar cursando Administração na época, havia sido contratado para fazer catálogos dos produtos da empresa, um material técnico, mas onde o mais importante era a construção do catálogo e não as informações, pois elas eram recebidas prontas da engenharia.

A empresa tinha um programa onde os funcionários que completavam mais de 1 ano de empresa e faziam cursos relacionados ao seu setor, tinham o benefício de receber auxílio para pagar os estudos. Então você já pode imaginar o que aconteceu, eu trabalhava em um setor de engenharia, fazendo catálogos. Como isso poderia ter alguma relação com Administração?

Desta forma não foi surpresa para mim o fato de minha solicitação de auxílio para os estudos ter sido negada. Contudo, eu não ia entregar os pontos tão facilmente. Eu sabia a importância da Administração para o setor e para a empresa, e como estes conhecimentos de Administração poderiam ajudar meus colegas. Eu só precisava mostrar para eles.

A argumentação

Meu objetivo passou a ser mostrar que a Administração tinha tudo a ver com o setor onde eu trabalhava e que o auxílio da empresa nos meus estudos seria um investimento. Na época, conversei com meu gerente e ele disse que essa decisão precisava passar por seu superior e solicitou que eu escrevesse uma espécie de carta explicando a situação.

Neste momento iniciei uma pesquisa detalhada para entender melhor todas as disciplinas que eu iria cursar durante a graduação e aquelas que já havia cursado. O resultado foi uma carta de duas páginas com muita argumentação sobre a importância de diversos temas tratados no curso de Administração e como eles iriam contribuir com o setor e com a empresa. Minha ideia não é reproduzir aqui toda esta carta, mas gostaria de relatar apenas alguns exemplos do conteúdo da carta original para que vocês possam entender a situação.

A carta

A carta que escrevi na época era mais formal, mas o objetivo foi relatar a relação de algumas disciplinas de administração com a área de engenharia e com a organização como um todo.

Lembro de ter destacado disciplinas como contabilidade, estatística, matemática financeira, gestão de marketing, gestão de pessoas, gestão de projetos, planejamento estratégico, gestão de custos, empreendedorismo, entre outras.

Tomando como exemplo a disciplina de contabilidade, lembro de ter relacionado como a compreensão das regras contábeis ajudavam nos projetos que executávamos. No Brasil, assim como em outros países, existem regras fiscais que permitem as empresas se beneficiar dos tributos municipais, estaduais e federais pagos e que são utilizados em atividades de pesquisa e desenvolvimento. Também deve-se entender a diferença de um projeto de pesquisa e de um projeto de desenvolvimento. No final o projeto pode ser tangível ou intangível e esta diferença também tem impacto na restituição dos tributos das diferentes esferas do governo. Entender estas questões iria ajudar muito o setor e a empresa, e o curso de administração nos daria essa competência

A questão é, quantas áreas de engenharia, e as vezes até de contabilidade de uma empresa sabem dessas diferenças? Por que minha empresa investe tanto em pesquisa e desenvolvimento e não fazemos a restituição dos impostos?

Um outro exemplo é a matemática financeira, as fórmulas usadas são bastantes simples para um engenheiro que já cursou diversas disciplinas de cálculo diferencial e integral. Mas ela é indispensável para aprovação de qualquer projeto internamente ou para projetos de financiamento de órgãos públicos, como BNDES, FINEP, entre outros. Entender o ROI, TIR, Payback, como eles são calculados e quais informações são necessárias para realizar o seu cálculo podem ajudar muito uma área de engenharia a financiar seus projetos e até conseguir financiamentos governamentais. Por isso a importância de entender estas questões.

Na época trabalhávamos com muitos projetos, inclusive recebíamos financiamento externo e o conhecimento de como fazer estes cálculos era indispensável. Logo o conhecimento em administração se tornava ainda mais indispensável para o sucesso da empresa e de seus projetos.

Moral da carta

Acima estão apenas alguns exemplos, a moral da história é que a união das áreas técnicas com áreas de gestão é indispensável para o sucesso de um setor ou de uma organização. Nos Estados Unidos a maior parte da população sabe que a formação técnica é importante, mas se você quer crescer na profissão, liderar pessoas e, quem sabe um dia, abrir a sua empresa, vai precisar saber gerir um negócio.

E o auxílio educação?

Voltando a minha história, lembro que escrevi a carta e enviei para o superior do meu gerente. Um dia, ele me chamou para conversar e pensei, é agora ou nunca.

A conversa não durou mais do que 20 minutos. Ele me perguntou sobre o trabalho, seu eu gostava, dos desafios, etc, um pouco de small talk. Em seguida salientou a carta, então antes que ele me dissesse algo, dei uma explicação pessoal de alguns detalhes e por que eu acreditava ser importante a minha formação em administração para o setor e para a empresa.

Não sei se ele já havia tomado a decisão ou se minhas palavras finais ajudaram no processo. Só sei que ele apenas me deu a notícia que eu estava aprovado para receber o benefício, sem ressalvas ou contrapontos.

Todos sabem o quanto custa uma faculdade, não costuma ser um investimento barato. A empresa auxiliava com até 70% da mensalidade para alunos com nota maior que 80%, então vocês já podem imaginar as minhas notas durante esta época que recebi este benefício.

Trabalhei durante 6 anos nesta organização, concluí o curso de graduação e consegui ajudar a organização a superar diversos desafios e desenvolver vários projetos. Também assumi outras atividades e responsabilidades, mas estas são histórias para outros momentos que espero poder compartilhar com vocês.

Obrigado por chegar até aqui

Para alguns, essa história pode ser banal ou irrelevante, cada contexto apresenta características diferentes. Mas se me permite deixar um conselho sobre esta história, recomendo que leve com você aquilo que faz sentido para sua vida.

Esta foi uma história de acerto, tenho muitas que não terminaram bem, mas ainda assim serviram como um grande aprendizado para mim. Quanto a você, acho que podemos questionar, quais os desafios que você tem enfrentado atualmente, quais estratégias tem utilizado para solucionar estes desafios, como o conhecimento em administração pode lhe beneficiar ou auxiliar sua organização, ajudando você a solucionar problemas, e se destacar na empresa para conseguir um aumento de salário, subir de cargo ou até conseguir um benefício complementar?

Compartilhe suas experiências nos comentários abaixo, me conte a sua história de sucesso.

am_cta_ebook01_autogerenciamento

Sou mestre em Administração pela UNISINOS e graduado em Administração de Empresas, na linha de formação Empreendedorismo e Inovação. Atualmente, atuo como professor e pesquisador e tenho amplo conhecimento na gestão de projetos, análise de mercado, pesquisa, desenvolvimento e inovação. Meu conhecimento abrange práticas para solução de problemas por meio do método científico, gestão de projetos, gestão do conhecimento, inovação, inteligência competitiva e tecnológica.