Qual é a importância da cultura corporativa no seu negócio?

cultura corporativa

Você já teve a impressão de infringir alguma regra da empresa? Mesmo sem ter intenção ou sem saber, você recebeu olhares desaprovadores dos seus colegas de trabalho?

A cultura corporativa de uma empresa não se limita somente às regras expostas publicamente para os colaboradores. Ela se aplica, também, às que não são explícitas: desde lavar a louça do café até a missão, a visão e os valores do negócio.

A cultura corporativa reúne todos os hábitos, políticas, valores e comportamentos de um negócio. Ela é uma ferramenta poderosa de motivação, que ajuda cada colaborador a crescer e a se adaptar à organização. Já uma cultura “desorganizacional” pode trazer um clima ruim e queda da produtividade, uma vez que afeta todos os membros da equipe.

A sua empresa é pequena e você pensa que não precisa de nada disso? Nesse caso, está muito enganado! Independentemente do tamanho ou segmento de atuação, todas as empresas possuem uma cultura corporativa.

Ela pode estar formalizada ou não, mas indica o caminho que serve como um guia para que as equipes saibam o que é esperado de cada um e como atingir os objetivos organizacionais.

As empresas que investem na cultura corporativa aumentam a satisfação interna e, consequentemente, o seu lucro. Isso acontece porque todos passam a alinhar o seu comportamento com os objetivos da empresa, começam a enxergar a sua importância dentro dela e como devem agir para colher os melhores resultados.

A seguir, vamos falar sobre a importância de ter uma cultura corporativa no seu negócio. Confira e saiba os benefícios que essa estratégia pode trazer para o desempenho de todos e para os resultados de sua empresa!

Afinal, o que é cultura corporativa?

Você já notou como cada empresa desenvolve uma personalidade própria? Quando você pensa em inovação, certamente, a imagem de algumas empresas vem à mente, não é mesmo?

Agora, se você lembra de relacionamento com o cliente, já associa a certos negócios. Todas as empresas possuem um jeito de agir no mundo dos negócios. São características que formam a personalidade e a forma de interação interna e externa. Essa é a cultura corporativa.

Todos os valores e as crenças que orientam o comportamento das equipes e que determinam as decisões de uma empresa correspondem à cultura corporativa.

E sabe como ela nasce? Junto com o fundador da empresa e todos os motivos que o levaram a abri-la. Mas é claro que ela não vai permanecer sempre a mesma. A essência permanece, mas, com o tempo, ela passa a acompanhar a evolução do negócio.

Como novas pessoas começam a integrar os times e os processos vão passando por melhorias constantes, a cultura corporativa se adapta para continuar refletindo os seus valores.

Benefícios de ter uma cultura corporativa em seu negócio

Uma cultura corporativa positiva ajuda a motivar e melhorar o desempenho dos funcionários. Elevar os índices de engajamento é essencial para ter uma equipe de alta performance e alcançar os melhores resultados.

Conheça os principais benefícios e comece agora mesmo a repensar a cultura corporativa em seu negócio com as dicas a seguir!

1. Ambiente de trabalho saudável, que traga prazer em trabalhar em prol de resultados positivos

Você já parou para pensar que passa, em média, um terço do seu dia no trabalho? Muita gente passa mais tempo na empresa do que na própria casa.

Já que esse local é uma espécie de segunda morada, para que você não caia na rotina ou o seu rendimento diminua, é essencial conseguir estabelecer um equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. E um dos fatores necessários para essa harmonia é poder contar com um ambiente de trabalho saudável.

Aqui entra a cultura corporativa; ela ajuda a transformar o espírito da empresa para que todos se sintam felizes dentro desse ambiente e passem a trabalhar para alcançar resultados positivos, inclusive como uma forma de autossatisfação.

2. Relacionamentos melhores entre os colaboradores

Você já reparou como a chave para qualquer relacionamento de sucesso é a comunicação? Seja em família, entre amigos, no casamento ou até mesmo na empresa, manter um fluxo de comunicação bilateral é essencial.

Quando uma empresa mantém uma cultura corporativa positiva, ela investe na comunicação. Isso faz com que a equipe, realmente, se sinta parte integrante da organização. Ela fica sempre atualizada, conhece os novos produtos ou serviços que serão lançados e está a par de qualquer mudança que ocorra.

Uma comunicação direta também ajuda a desenvolver a integração entre as áreas, o que influencia no bom clima e na produtividade da empresa.

Para que a harmonia entre as equipes se espalhe e contagie a todos, é importante estar aberto a sugestões e ideias. Assim, os relacionamentos se fortalecem e essa aproximação vai tornar os colaboradores mais amigáveis, respeitosos e engajados.

3. Vontade de aperfeiçoamento particular na área de trabalho

Uma empresa que oferece um bom salário e um pacote de benefícios atrativo já deu o primeiro passo para atrair e reter os melhores talentos. Mas isso não é o suficiente para manter os profissionais motivados.

É preciso despertar a vontade de aperfeiçoamento particular. Todo negócio deve proporcionar às equipes a chance de se tornarem cada vez melhores. Faz parte da cultura corporativa positiva desenvolver planos de carreira.

As empresas devem estabelecer planos individuais que acompanhem as necessidades e as características pessoais de cada membro. Isso pode estar registrado em um PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), documento que registra as metas e as ações necessárias para que o colaborador melhore o seu desempenho.

Os resultados? A empresa passa a contar com profissionais cada vez mais completos e engajados – quer uma vantagem competitiva maior do que essa?

4. Recrutamento facilitado

O crescimento de uma empresa depende, cada vez mais, do seu capital humano. De acordo com um executivo de uma grande empresa de tecnologia, em depoimento ao livro Técnicas de Entrevista, “hoje, todo mundo tem computadores, tecnologias e prédios idênticos, de modo que a diferença principal está nas pessoas e na contribuição criativa delas”.

Por isso, recrutar profissionais que compartilhem dos objetivos do negócio e que sejam compatíveis com a cultura corporativa traz diversos benefícios para a estratégia da empresa.

Quando uma organização conta com uma cultura corporativa forte e de conhecimento de todos, o processo de Recrutamento e Seleção fica facilitado.

É possível identificar talentos para integrar o time com muito mais facilidade e assertividade.

Você já deve ter percebido que as características pessoais dos candidatos variam (e muito), certo? E a tentativa de combinar a cultura dos candidatos com a da empresa tem o nome de fit cultural.

Sabe quais são os benefícios para a sua empresa? Retenção de talentos e redução de custos com rotatividade, já que os profissionais se sentem confortáveis e motivados para desempenhar as suas funções.

5. Objetivos, metas e comunicação mais claros

Ter uma cultura corporativa em seu negócio é importante para garantir que todos caminhem na mesma direção. Quando forte e bem definida, ela ajuda a deixar claro para todos quais são as metas, objetivos, valores e ideias que o negócio acredita.

Se um colaborador não conhece a cultura corporativa, ele pode acabar se comportando de uma forma completamente incompatível com o que a empresa pretende transmitir.

Lembre-se de que cada funcionário é um representante oficial da empresa: basta uma pessoa insatisfeita ou desalinhada para causar uma má impressão do seu negócio, que pode trazer diversos prejuízos, tanto para a sua imagem, quanto para o seu bolso.

Para que a cultura corporativa seja realmente poderosa, ela deve envolver todos os funcionários da empresa e estar presente nas atividades do dia a dia. Dessa forma, os colaboradores acreditam no negócio e percebem a sua importância para o sucesso dele.

Para garantir que a sua cultura corporativa se fortaleça, é preciso envolver os colaboradores – desde o recrutamento, passando pela integração dos novos membros e até mesmo nas atividades diárias.

Que tal colocar banners na recepção e informativos no mural? Espalhe a cultura para que todos “vistam a camisa”, tornem o ambiente mais harmonioso e saibam exatamente onde pretendem chegar.

A cultura corporativa é essencial para que as empresas permaneçam fortes e competitivas no mercado. Essa identidade permite que cada empresa se diferencie das demais. Além disso, ela ajuda na valorização e no engajamento do time e proporciona um ambiente corporativo de qualidade.

Viu como ter uma cultura corporativa é importante? Com todos esses motivos, você ainda não começou a pensar na sua? Então, mãos à obra!

Você conhece mais algum benefício de ter uma cultura corporativa? Que tal compartilhar deixando um comentário? Até a próxima.