Home Ambra University Curso gratuito de finanças pessoais

Curso gratuito de finanças pessoais

0
Curso gratuito de finanças pessoais

A educação financeira é necessária em nossas vidas, pois precisamos bem gerir os recursos para não nos tornar reféns do dinheiro. Visando ampliar a sua educação financeira, a Ambra College, em parceria com a Canvas Network, oferece o curso de “Gerenciamento de Finanças Pessoais” totalmente sem custo, livre e aberto a qualquer pessoa na internet.

O curso gratuito de finanças pessoais

O curso de gerenciamento de finanças pessoais é um curso rápido de educação financeira sem certificado e sem custo.

  • Início do curso – 7 de dezembro
  • Duração do curso – 6 a 8 semanas
  • Dedicação estimada – 8 horas por semana
  • Professor – Alfredo Freitas
  • Sponsors – Ambra College e Canvas Network
  • Não há certificado de conclusão.

Reserve sua vaga!

O conteúdo curso gratuito de finanças pessoais

O curso é ministrado pelo co-fundador da Ambra, Alfredo Freitas, e está em sua quinta edição. Ao participar do curso, você terá a oportunidade de ampliar sua educação financeira, ao longo de 8 semanas, em 5 módulos. São eles:

  1. Situação financeira;
  2. Metas Financeiras;
  3. Crédito e Endividamento;
  4. Investimentos;
  5. Aposentadoria e Independência Financeira; e
  6. Consolidando o Planejamento Financeiro.

Mulher segurando dinheiro numa mão e uma ampulheta na outra

O programa do curso é completo, proporcionando uma boa e ampla visão da sua vida financeira. Ao longo do curso, serão realizados debates para a colocação em prática dos conceitos trabalhados, bem como serão realizadas duas tarefas, sendo uma delas um planejamento financeiro completo de uma família.

O objetivo do módulo 1, situação financeira, é organizar nossa atual realidade financeira. Ao final deste módulo, o participante do curso será capaz de:

  1. compreender o objetivo do orçamento familiar;
  2. identificar a limitação de suas receitas;
  3. identificar as características de suas despesas;
  4. fazer seu controle financeiro;
  5. fazer um fluxo financeiro periódico;
  6. identificar suas despesas fixas, variáveis e esporádicas;
  7. organizar seu orçamento familiar;
  8. monitorar o uso dos seus recursos financeiros; e
  9. compreender o conceito de saúde financeira.

O nosso empenho diário no trabalho deve servir, não só para a nossa sobrevivência, mas também para a realização de sonhos e a conquista do que queremos em diversas áreas de nossas vidas.  O módulo 2, metas financeiras, apresentará uma metodologia para organizar os sonhos transformando-os em algo claramente definido. Ao final do módulo o participante será capaz de:

  1. identificar um mero sonho a ser sonhado;
  2. identificar um sonho transformado em metas;
  3. compreender a mesurabilidade das metas;
  4. compreender a especificidade das metas;
  5. compreender a temporalidade das metas;
  6. compreender a alcançabilidade das metas;
  7. compreender a significabilidade das metas; e
  8. reorganizar o orçamento visando tornar os sonhos reais.

No módulo 3, crédito e endividamento, buscaremos compreender os conceitos fundamentais de crédito e endividamento. Veremos o que é crédito sadio; o crédito como dívida e não renda; o que ocorre quando consumimos com crédito; o que são e como lidar com dívidas de curto, médio e longo prazo; o financiamento imobiliário; as dívidas boas e o crédito para investimento.
 Ao final desta semana, o participante será capaz de:

  1. Compreender o crédito usado no consumo;
  2. Compreender o impacto de uma dívida;
  3. Compreender o uso do rotativo do cartão como forma de crédito;
  4. Compreender o uso do limite do cheque especial como forma de crédito;
  5. Compreender as distinções entre financiamento e empréstimo; e
  6. Compreender o conceito de empréstimos em geral.

O crédito e o endividamento representam um lado da moeda dos juros que têm os investimentos como seu outro lado. Realizar investimentos e investir com inteligência é essencial para multiplicar os recursos financeiros, de forma a ampliar a capacidade de uso no futuro. Ao final do módulo 4, investimentos, o participante será capaz de:

  1. Compreender os componentes do processo de investimento;
  2. Compreender a estratégia essencial de poupança para uso futuro;
  3. Compreender o fluxo de recursos no processo de investimento;
  4. Compreender o processo direto e indireto de investimentos;
  5. Compreender as características e os tipos de investimento indireto na forma de fundos;
  6. Compreender o investimento direito em títulos públicos e privados;
  7. Compreender o investimento direito em ações; e
  8. Compreender o investimento direito em imóveis.

A preparação para o futuro é essencial porque é mais provável que estejamos vivos nos próximos anos do que a alternativa contrária. Muitos usam a certeza da morte futura como desculpa para uma vida sem planejamento financeiro e sem reservas para o futuro, mas, estatisticamente falando, é muito mais provável estarmos vivos no futuro e devemos iniciar o mais rápido possível a preparação para um futuro prospero e tranquilo. No módulo 5 do curso de finanças pessoais, estuaremos os mecanismos governamentais e privados de aposentadoria, bem como, a situação de independência financeira. Ao final dele, o  participante será capaz de:

  1. Compreender a necessidade de mecanismos de previdência;
  2. Possuir uma visão financeira do sistema público de previdência;
  3. Compreender o sistema privado de previdência;
  4. Compreender e distinguir a previdência complementar auto-gerenciada; e
  5. Compreender a situação pessoal de independência financeira.

Fechando o curso, teremos um módulo final de conclusão, Consolidando o Planejamento Financeiro, para produzirmos um planejamento completo e estudarmos alguns itens como estilo de vida sustentável, a frugalidade e como elevar o padrão de vida ao longo do tempo. Deixe-nos um comentário sobre qual desses temas você possui maior interesse.

O curso é uma oferta da Ambra College com a Canvas Networking que são os sponsers possibilitando a oferta livre e sem nenhum curso na internet.

A Canvas Network

A Canvas Network é um dos grandes provedores de cursos no modelo MOOC nos Estados Unidos da América e o curso de gerenciamento de finanças pessoais foi o primeiro curso ofertado totalmente em português do Brasil nesse modelo. Atualmente, dezenas de grandes instituições como Brown University, University of California – Irvine, University of Canberra e Columbia Business Scool ofertam centenas de cursos completamente livres via internet na plataforma da Canvas Network.

A Ambra College

Ambra College - Logomarca
A Faculdade Ambra é uma instituição de ensino superior sediada em Orlando que atua ofertando ensino superior aos brasileiros expatriados. Os cursos da Ambra podem ser realizados presencialmente ou blended na Ambra em Orlando ou completamente online pela internet. Atualmente, a faculdade oferta cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de direito e negócios e também cursos rápidos correlatos como ambiente de negócios americano e este curso de finanças pessoais.

Opinião de quem fez o curso

As quatro primeiras turmas contaram com a participação de pessoas de mais de 20 países como Alemanha, Inglaterra, Portugal, Moçambique, Angola, Argentina, Brasil, Estados Unidos, Holanda, Venezuela, etc. Todos os participantes das edições anteriores possuem acesso livre e completo ao conteúdo por prazo indeterminado. Veja o depoimento de Karine que participou da turma de dezembro de 2014:

O curso desmitificou temas que eu desconhecia como tesouro direto, investimentos, etc. Ademais, ensinou-me a organizar melhor as finanças da família. Ensinou também a fazer um planejamento para estar preparada para situações surpresa com um bom planejamento. Normalmente, gastávamos toda a receita que entrava mensal sem nenhum controle e hoje temos uma planilha inspirada no curso que registramos todas as despesas. Recomendadíssimo!!!!

Karine Prestes

Você deve saber que amigos e familiares são excelentes parceiros de estudo e, ciente disso, a Karine contou com a companhia de sua irmã, Kamila, no curso de finanças pessoais. Veja o depoimento da Kamila:

Sempre gosto de ler jornal e, um dia desses, uma reportagem chamou a minha atenção: cursos gratuitos a distância. Anotei o site e realizai a inscrição. Depois de alguns dias, veio o presente no meu e-mail: curso de finanças pessoais e convite para estudar direito a distância. Minha irmã e eu ficamos muito contentes, procuramos a Ambra, realizamos o curso de finanças pessoais, ingressamos no curso de direito e, desde então, estamos maravilhadas com a qualidade do ensino. Obrigada, mais uma vez pela oportunidade!

Kamila Luz

Reserve sua Vaga!

A quinta turma iniciará no dia 7 de dezembro de 2015 e terminará no dia 1 de fevereiro de 2016 e você já pode reservar sua vaga. O curso tem duração de 8 semanas, mas o conteúdo ficará disponível livremente por prazo indeterminado na Canvas Network.

Possui alguma dúvida, deixe seu comentário e aproveite para convidar amigos e familiares para participar do curso, pois eles são os melhores colegas de estudos e a educação financeira é imprescindível a todos!