Navigation

Destaque
6 dicas essenciais para estudar online de qualquer lugar

Cursos online, a distância, videoaulas e diversas plataformas de ensino virtual estão cada vez mais comuns e dominam a internet. A comodidade de aprender em casa com flexibilidade de horários, entre uma diversidade de programas e conteúdos vem atraindo um público cada vez mais interessado.

Mas por mais que esses formatos apresentem facilidades e praticidade ao usuário, não deixam de serem programas de ensino que exigem disciplina e comprometimento. Para ajudar na concentração, organização e escolha de programas adequados, confira 6 dicas para estudar online de qualquer lugar:

1. Escolha o curso ideal

O primeiro passo para estudar online é escolher uma plataforma de estudos. Existem diversas opções que combinam diferentes mídias entre textos, exercícios, vídeos, áudios e apresentações.

Ao se inscrever em um programa, é importante avaliar o conteúdo apresentado, o formato do curso, as tarefas requisitadas e outras especificações referentes à relação do aluno com o ambiente online de aprendizado, bem como a presença ou ausência de professores e suas qualificações.

O conteúdo programático de um curso pode ser ofertado periodicamente, com a exigência de ser cumprido dentro de um prazo específico, o que costuma funcionar bem para quem se identifica melhor com uma rotina predeterminada. Outra opção comum são os cursos inteiramente disponibilizados logo na inscrição, o que garante mais flexibilidade ao aluno.

Os cursos podem, ainda, oferecer ou não certificação, o que é relevante no momento da escolha entre programas de estudo online. Outra especificação importante são os conhecimentos requisitados ao aluno. Antes de dar início ao curso, fique atento a esse tipo de exigência para conseguir acompanhar as aulas e atividades solicitadas nos prazos preestabelecidos.

A ausência de uma cobrança direta de horário de estudos ao estudante faz com que muitas pessoas iniciem estudos online como testes e a falta de conhecimento sobre a realidade dos programas muitas vezes produz frustrações e desistências.

Antes de iniciar algum curso, pesquise bem os conteúdos e programas disponíveis e escolha aqueles mais indicados para seus interesses e necessidades pessoais.

2. Ambiente sem distrações

O curso online traz as vantagens da flexibilidade e da possibilidade de aprender sem sair de casa, mas isso pode também caracterizar um problema, pois você estará sujeito a ter todas as possibilidades da internet como distração no momento em que deveria estar se concentrando em seus estudos.

Portanto, é importante encontrar ou produzir um ambiente tranquilo para o momento e se dedicar tanto para as aulas quanto para a execução de tarefas associadas ao curso.

É também necessário foco e disciplina para conseguir atingir os objetivos e a finalização, com êxito, dos seus estudos online.

3. Estabeleça uma rotina de estudos própria

Uma das primeiras ações a serem feitas após a inscrição em um programa de estudos online é incluir aulas e tarefas em sua agenda. Reserve horários predefinidos para as atividades dos cursos e os respeite dentro do seu dia a dia.

É importante conhecer o seu ritmo de trabalho, reservando o tempo necessário para o cumprimento das tarefas estabelecidas.

4. Organize o material de estudos online

Em formato físico ou digital, um curso online necessita de materiais de suporte, organização e reforço ao que é ensinado nas aulas. Primeiro, é necessário ter esse material em mãos e organizá-lo de modo a facilitar o acesso a informações.

Em segundo lugar, fazem parte do processo de aprendizado anotações, resumos e esquemas que individualmente ajudam a organizar, a compreender e a memorizar conteúdos.

5. Faça as atividades propostas e estude todo o material disponibilizado pela instituição

Muitas pessoas ignoram materiais e atividades preparadas para reforço e complemento às aulas online.

O indicado é aproveitar ao máximo leituras, tarefas teóricas e práticas e outros recursos na internet para que o curso tenha valor completo e possa realmente merecer o tempo investido.

Para testar e fixar conhecimentos, questionários e simulados são ferramentas interessantes que auxiliam no processo de aprendizado.

6. Seja um aluno mais envolvido

Participar é a chave durante estudos online. É errado achar que fazer um curso na internet implica em solidão e anonimato.

Professores, espaços virtuais para debates e para perguntas existem para que dúvidas e pensamentos sejam expressos e usados a seu favor em seus estudos online.

Algumas faculdades também oferecem ambientes de aulas via internet que possibilitam o mesmo nível de contato de uma sala de aula tradicional.

Pronto para começar um curso virtual?

Quais são as maiores dificuldades que você enfrenta nos estudos online?

Conte para a gente, deixe o seu comentário. E não desista dos programas de ensino da internet, encontre o seu ritmo de estudos e os conteúdos que atendem às suas demandas pessoais e profissionais.

Leia mais: Vantagens de estudar via internet.

 

am_cta_ebook03_9caracteristicas

A equipe de Redação da Ambra é formada por profissionais especializados em redação, marketing, finanças, empreendedorismo, administração e gestão. Estes profissionais são os responsáveis por criar conteúdo informativo e que ajudam a inovar e resolver problemas do mercado.