Navigation

Administração
3 dicas para a carreira com os indicados ao Oscar

A Cerimônia do Oscar que ocorreu no último dia 24 teve como premiados muitos filmes em que podemos retirar valiosas dicas para a carreira. Semana passada, mostramos como podemos retirar de “Lincoln” lições para ser um bom líder e hoje trazemos outros filmes premiados:

dicas-para-minha-carreira-Argo e a inovação

O filme retrata o Irã no ano de 1979, com a chegada ao poder do aiatolá Khomeini. Na época, os Estados Unidos apoiava a oposição e sua embaixada no país começava a sofrer com protestos. Em um ataque, seis diplomatas americanos escapam e vão para a ambaixada canadense. Entra em cena a CIA, para tentar resgatá-los sem que ninguém saiba.

O personagem de Ben Affleck, Tony Mendez, sugere então que eles disfarcem a operação de resgate, fingindo que uma equipe está no local para uma produção de Hollywood. O agente então mostra-se inovador e não tem medo de arriscar uma ideia nada óbvia para obter sucesso em sua operação.

 

dicas-para-a-carreira

As Aventras de Pi e a maturidade

O longa conta a história de Pi Patel (Suraj Sharma), cuja família tem um zoológico na Índia. Com a flata de incentivo para o negócio, decidem se mudar para o Candá, onde poderão vender os animais e começar nova vida. Durante a viagem, o cargueiro afunda e somente Pi, uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala conseguem sobreviver e tem que dividir um bote salva-vidas.

3 consultores falam como enxergam o filme à luz da maturidade: “Fátima Motta, da F&M Consultores, encara o filme como a trajetória pelo mar da vida que todos temos que navegar rumo à maturidade. Entre as várias metáforas do filme, ela interpreta o tigre Richard Parker como o ego que jaz dentro de todos nós. “A gente amadurece na hora que conseguimos dominar nosso ego, desapegar das coisas que ele traz como o orgulho. Este tende a ser um momento muito profundo”, afirma.”

“Resiliência: Como você reage em situações de extrema tensão? Nos mais de 200 dias à deriva, o indiano Pi conseguiu sobreviver. “Ele encara aquelas situações de uma maneira fantástica”, diz Marco Oliveira, um dos autores do livro “Os filmes que todo gerente deve ver” (Editora Saraiva). E a persistência e resiliência de Pi devem ser exemplo no mundo corporativo também. Competição boa: “O que manteve o personagem vivo foi o tigre”, diz Ferraz. “Às vezes, o que nos mantém vivos é o inimigo. O que nos impulsiona à frente é a concorrência”. No filme, o personagem teve que dormir com olhos atentos e foi isso que determinou a sobrevivência dele.”

dicas-para-carreira-Os Miseráveis e a busca por um propósito

O filme, baseado na obra do escrito Victor Hugo, é uma adaptação de musical da Broadway, que retrata a Revolução Francesa do século XIX. Acompanhamos Jean Valjean (Hugh Jackman), que rouba um pão para alimentar a irmã mais nova e acaba sendo preso por isso. Solto tempos depois, ele tentará recomeçar sua vida e se redimir. Ao mesmo tempo em que tenta fugir da perseguição do inspetor Javert (Russell Crowe).

Propósito: De acordo com Fátima Motta, um objetivo verdadeiro faz toda a diferença na vida de um líder. “Fica muito claro que o mocinho da história faz toda a diferença porque tem propósitos muito arraigados”, diz.
Olhar o todo: Por outro lado, “quando você lidera e não olha o todo, você mata inocentes”, diz a especialista. “A pessoa pode fazer atrocidades se ficar preso a valores que não fazem mais sentido”. Por isso, Ferraz pondera, é essencial colocar a sua missão dentro dos limites do bom senso. Trabalho em equipe: “Quando o propósito é verdadeiro e maior, ele vai além dos objetivos individuais. Por ele, vale a pena morrer”, diz Fátima.”

Você pode ver mais dicas para a carreira na publicação do portal Exame.

 

A equipe de Redação da Ambra é formada por profissionais especializados em redação, marketing, finanças, empreendedorismo, administração e gestão. Estes profissionais são os responsáveis por criar conteúdo informativo e que ajudam a inovar e resolver problemas do mercado.

  • revolucao portugal 2013

    Great info. Lucky me I discovered your blog by chance (stumbleupon).
    I’ve book-marked it for later!