Dicas para ser um líder – inspiradas em Abraham Lincoln

Um dos destaques da premiação do Oscar deste ano é sobre a história do 16º presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln. Ele teve sua trajetória de sucesso, pois soube conduzir com competência o país na Guerra Civil americana e aboliu a escravidão na década de 1860. Com o filme “Lincoln” em alta, o jornal The New York Times publicou que cada vez mais profissionais do mundo dos negócios têm se inspirado em suas ações para retirar boas dicas para ser um líder.

Dicas para ser um lider

Em matéria para o Yahoo! Finanças, é contado o que o consultor estratégico, Ari Bllom, ouvido pelo The New  York Times explica:  “na hora de começar seu próprio negócio, nada te prepara para os altos e os baixos do seu lado emocional”, diz ele, complementando que sempre haverá obstáculos grandes e pequenos. Problemas ocorrem diariamente, desde questões pessoais até atrasos de distribuidores, falta de pagamentos ou até furacões. “Lincoln passou por situações assim, mesmo com muita gente discordando dele”, afirmou Bloom ao New York Times. Alguns exemplos da vida de Lincoln podem ser facilmente vistas como dicas para ser um líder:

1) Equilíbrio emocional
Durante a guerra, Lincoln também enfrentou a morte de um filho seu de 11 anos, além de uma profunda depressão que afetou tanto ele, quanto sua mulher. Apesar disso, o presidente manteve seu objetivo fixo.

2) Ouvir os demais
Em seu mandato, Lincoln aceitou o conselho de um de seus secretários para esperar pela vitória antes de proclamar a emancipação norte-americana, pois assim ficaria descartada a possibilidade de tal feito ter sido realizado numa atitude de desespero político. Além disto, Lincoln ouvia todos os lados, fossem eles em acordo ou não com seus ideais.

3) Importância dos Stakeholders 
Abraham Lincoln se dirigia até os locais de batalha para ouvir dos próprios soldados sobre a situação da guerra nos EUA para assim tomar as melhores atitudes; o então presidente também atendia às solicitações de cidadãos em seu escritório.

4) O “sucesso compartilhado”

De acordo com o que relatou o CEO do Starbucks, Howard Schultz, ao jornal, o presidente ensinou que se você é um líder empresarial, um empresário ou até um funcionário do governo, “sua principal responsabilidade é servir a todas as pessoas”, excluindo assim qualquer espaço para preencher o auto-interesse. “Lincoln sabia que o sucesso é melhor quando compartilhado”, contou o CEO.

Para terminar, deixamos o trailer de “Lincoln” para você se inspirar e conhecer um pouco mais desse grande líder: