Navigation

Destaque
5 dicas sobre como fazer uma pós-graduação no exterior

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e com concorrentes cada vez mais qualificados, os profissionais começaram a perceber a importância de se especializar. A pós-graduação no exterior é um exemplo de curso que pode mudar a sua vida e alavancar o seu currículo, fazendo com que você se destaque diante dos demais profissionais. Confira, no post de hoje, cinco dicas sobre como fazer uma pós-graduação no exterior!

Pense em seus objetivos profissionais e escolha a área de atuação

Antes de pensar em como se qualificar em outro país, é preciso que, primeiro, você avalie seus objetivos profissionais para que possa identificar em qual área deseja fazer uma pós-graduação. Essa avaliação é importante porque dificilmente uma carreira terá apenas um caminho a ser seguido, sendo necessário que você saiba o que deseja fazer no futuro.

Quanto mais específica for a área em que você quiser se especializar, menores serão as suas opções. Por isso, é preciso ter em mente que nem sempre será possível escolher, ao mesmo tempo, para onde você irá e o que irá cursar.

Pesquise diferentes instituições

Sabendo o que você deseja fazer na pós-graduação, é chegada a hora de pesquisar instituições que ofereçam o curso que você deseja ou que seja o mais próximo possível do assunto de interesse.

Encontrando as instituições que oferecem o que você deseja, veja qual é a estrutura da faculdade, quais são os gastos envolvidos e, principalmente, quais são os requisitos para ingressar, em especial os acadêmicos.

Avalie a sua situação financeira

Um erro cometido por muitos estudantes que desejam fazer pós-graduação no exterior é a ideia de que é possível “dar um jeito” em qualquer inconveniência que ocorre no outro país. Embora isso não seja de todo uma mentira, é importante pensar se você é capaz de se bancar no lugar.

Inclusive, para conseguir a permissão para a viagem, muitos países exigem que você comprove uma capacidade financeira. Por isso, avalie quais são suas possibilidades, de quanto dinheiro você dispõe e se a quantia será o bastante não apenas para pagar o curso, mas também para se manter em outro país durante o período de estudos.

Considere a pós-graduação a distância

Se as suas possibilidades financeiras não são favoráveis para que você se sustente em outro país, então você pode considerar a possibilidade de fazer um curso de pós-graduação a distância.

Dessa forma, você conseguirá toda a qualidade de ensino e o reconhecimento de uma instituição internacional sem que precise se mudar para outro país. Ao fazer isso, você também não precisa deixar seu emprego ou outros planos de lado.

Reúna a documentação necessária

Seja em uma pós-graduação presencial ou a distância, você precisará reunir a documentação necessária para que possa se matricular na instituição desejada. Por isso, confira todos os detalhes e minúcias necessárias para a sua inscrição, como a tradução de histórico escolar, carta de recomendação ou teste de proficiência em língua estrangeira.

Em um curso presencial, você precisará reunir documentos necessários para a retirada de visto (se aplicável) e para que a sua estadia seja resolvida de maneira simples e correta.

Fazer uma pós-graduação no exterior pode dar o destaque que você deseja para seu currículo. Mas, para isso, é fundamental seguir algumas dicas — da escolha do curso até a reunião de documentação — para dar esse novo passo em sua carreira.

Você tem alguma outra dúvida sobre como fazer uma pós-graduação no exterior? Então deixe um comentário com a sua questão!

 

am_cta_ebook03_9caracteristicas

A equipe de Redação da Ambra é formada por profissionais especializados em redação, marketing, finanças, empreendedorismo, administração e gestão. Estes profissionais são os responsáveis por criar conteúdo informativo e que ajudam a inovar e resolver problemas do mercado.