Home Carreira Diploma internacional: saiba qual peso ele tem em seu currículo

Diploma internacional: saiba qual peso ele tem em seu currículo

0
Diploma internacional: saiba qual peso ele tem em seu currículo
Books and magister cap against school board on wooden table on green background

A formação ou especialização internacional, tanto nos modelos presencial quanto a distância, tem sido fortemente valorizada pelas corporações no Brasil.

Oportunamente, vários aspectos propiciaram e facilitaram o acesso à qualificação em instituições estrangeiras e a obtenção de um diploma internacional: a competitividade global do mercado de negócios; a valorização dos alunos brasileiros, que agora representam um perfil interessante para as instituições internacionais de pós-graduação; a crescente busca por candidatos qualificados internacionalmente pelo mercado de trabalho brasileiro, entre outros.

Sendo assim, o diploma internacional tem representado não somente um diferencial, mas sim uma necessidade para conquista de funções mais sólidas e proveitosas na área de negócios.

Porém, qual é de fato o peso que uma formação internacional possui em seu currículo? Por que a qualificação em instituições internacionais é tão benéfica para quem a possui? Vamos ver tudo isso a seguir!

Vantagens competitivas

Em 2010, estimou-se que menos de  1% dos brasileiros no LinkedIn, maior rede social profissional, possuem uma titulação no exterior. Com esse baixo número de pessoas, torna-se um grande destaque e diferencial competitivo possuir um diploma internacional no currículo.

E o que isso representa? Esse número sugere que, apesar do crescimento da qualificação internacional no Brasil, somos ainda diminutos em relação a outros países. Na América Latina, chilenos e mexicanos estão cada estudando no exterior e agregando valor em empresas locais.

Portanto, aquele que busca formação internacional é considerado extremamente valioso pelas corporações. Ele demonstra ter maior experiência e maior contato com o mundo externo dos negócios e demonstra ser mais competente e preparado para representar os objetivos da empresa.

O resultado é um candidato que está à frente de outros ou, para quem já faz parte da empresa, um colaborador singular e fundamental para seu crescimento.

Uma boa alternativa para um MBA no Brasil é fazer uma PBA nos Estados Unidos usando a internet. Ademais, existe também a opção de fazer um MBA de verdade sem sair do Brasil estudando em instituições dos EUA pela internet.

Crescimento pessoal e profissional

Outra vantagem de peso para os profissionais é o desenvolvimento de know-how e qualificação das competências de gestão e técnicas empresariais, bem como do desenvolvimento pessoal que cursos internacionais — presenciais ou a distância — podem oferecer a seus alunos.

A possibilidade de conhecer outro país e experienciar estilos inovadores de conhecimento e aprendizado é inestimável.

Além disso, estar em contato com outras línguas e obter visões sobre empreendedorismo que, obviamente, serão diferentes da cultura brasileira, são vantagens que podem engrandecer o aluno pessoal e profissionalmente.

O diploma estrangeiro e seu reconhecimento no mercado

Ainda que o profissional esteja bem estabilizado profissionalmente, a obtenção de um diploma estrangeiro já representa, por si só, uma possibilidade de autopromoção do mercado de trabalho.

Em uma era altamente tecnológica, empresas possuem fácil acesso aos perfis profissionais existentes. Desse modo, aquele que possui competências profissionais abrangentes torna-se extremamente estimado por outras organizações.

Mais oportunidades

A formação e a qualificação internacional promovem maiores oportunidades tanto dentro quanto fora da empresa.

As possibilidades crescem progressivamente e o profissional terá acesso facilitado para operar cargos gerenciais e de liderança, atuando com muito mais estabilidade e solidez.

Além disso, fortalecer as redes de contato internacionais é uma ótima vantagem para quem almeja diferentes caminhos de atuação profissional, já que a ampliação do networking é uma excelente estratégia para ingresso no mercado de trabalho.

Ganhos financeiros

É indiscutível: a busca por uma formação estrangeira e um diploma internacional torna-se importante, principalmente, por propiciar maiores ganhos financeiros.

O aumento do salário de quem opta por um curso de MBA com pós-graduação no exterior, por exemplo, pode ser superior a 100%. Não é incrível?

Finalmente, tenha muito cuidado com representantes, intermediários, etc de instituições de ensino do exterior para não cair no Golpe do Diploma Internacional. Tenha certeza de que a instituição realmente existe e tem credenciamento no país de origem antes de efetivar matrícula.

E aí, qual a sua opinião sobre os cursos internacionais? Tem vontade de fazer algum deles, seja presencial ou a distância? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo!

 

am_cta_ebook05_carreirasucesso