Dúvida – Como são feitas as avaliações?

O processo de avaliar na Ambra é baseado em modernas técnicas pedagógicas que visam ensinar o aluno e não apenas classificar como nas tradicionais provas.

O método de ensino da Ambra garante que o aprendizado é o mesmo independentemente de qual modalidade o aluno escolha para estudar conosco, seja presencial, blended ou online.

Como são as provas no curso de direito?

As provas tradicionais de marcar X ou com questões dissertativas, assim como nas melhores universidades dos Estados Unidos, são inexistentes e os alunos são avaliados de forma individualizada ao longo do período letivo em diversas avaliações que ensinam e não apenas apresentam questões de múltipla escolha e algumas dissertavas.

Exatamente isso que você entendeu, não existem provas no curso de direito da Ambra. Não existem provas na versão online, não existem provas no curso de direito na opção de estudos presencial ou na versão blended.

Provas são coisa do passado. Na verdade, os exames (tradicionais provas) foram criados há centenas de anos para medir o conhecimento pelo medo do exame.

Avaliações de ensino-aprendizagem

Em todas as opções de estudo, as avaliações na Ambra visam ensinar. Como bem coloca Perrenoud (2007) a avaliação pode propiciar um melhor conhecimento ao estudante sendo um mecanismo de ensino orientado pelo professor e não apenas um indicador de classificação entre os alunos.

Nessa visão, as avaliações na Ambra são individualizadas, diversificadas e contam com orientação docente ao longo do processo de ensino-aprendizagem.

Veja o vídeo do Dr. Cipriano Luckesi sobre o processo de avaliação baseado em exames (provas):

As avaliação da Ambra possuem como objetivo ensinar avaliando e avaliar ensinando.

O processo é realizado com grande dedicação de professores qualificados que realizam um minucioso e detalhado planejamento de avaliações para que cada objetivo específico das disciplinas sejam atingidos pelos seus alunos.

Como grande diferencial, os alunos recebem comentários dos professores antes da entrega final na maioria das avaliações escritas na faculdade de direito.

Atuação docente nas avaliações

O processo de orientação docente por comentários, feedback, intermediários, amplia a aprendizagem discente porque o aluno consegue corrigir pequenas falhas e aprender, superando os erros, ao contar com a nova correção final do professor.

Basicamente, usamos um processo natural de tentativa e acerto que tem o professor, doutor ou mestre, como orientador individual de cada aluno para que esse consiga atingir plenamente os objetivos de aprendizagem de cada disciplina.

As seguintes avaliações são realizadas na Ambra College:

  1. Debate de caso;
  2. Apresentação oral;
  3. Apresentação de trabalho em grupo;
  4. Projeto orientado;
  5. Avaliação por conversação oral;
  6. Audiências simuladas;
  7. Debate online assíncrono;
  8. Questionários;
  9. Testes Online;
  10. Trabalho individual;
  11. Trabalho em grupo síncrono; e
  12. Práticas jurídica real e simulada.

Cada disciplina utiliza um subconjunto dos tipos de avaliação de 1 a 12, a depender do conteúdo e nível da disciplina e do professor.

Os tipos de avaliação de 1 a 6 são realizados em sala de aula com presença de alunos e professor e os demais itens são realizados assincronamente (sem presença simultânea).

O teste online é item que mais de assemelha a uma prova porque tem um tempo certo para ser realizado e usa questões subjetivas e objetivas.

No entanto, visando desenvolver habilidades de argumentação e construção de teses jurídicas, grande parte das avaliações são escritas com orientação individualizada. A tabela abaixo mostra algumas características de cada tipo e avaliação.

A orientação individualizada é realizada por professor doutor ou mestre.

O professor lê, comenta e possibilita ajuste e revisão pelos alunos antes da entrega final nas seguintes avaliações: trabalho em grupo, trabalho individual, debate online assíncrono e atividades de práticas simuladas. Todas as avaliações são realizadas em ferramentas de alta tecnologia disponíveis no Campus Virtual da Ambra (opção de estudos online ou blended).

Média para a aprovação

A nota necessária para aprovação na Ambra College é 70 (escala de 0 a 100).

No entanto, o aluno possui a vantagem da assistência docente individualizada ao longo do período letivo que o ajudará a aprender e superar as eventuais falhas.

Resta alguma dúvida sobre o processo de avaliação da faculdade Ambra, registre nos comentários e terei prazer em responder sua questão. Leia também o texto com outras 7 dúvidas sobre o curso de direito da Ambra College.

Avaliação dos leitores
[Média: 0]