Home Educação Ensino Online Educação via Internet: uma realidade em expansão no Brasil e no mundo

Educação via Internet: uma realidade em expansão no Brasil e no mundo

0
Educação via Internet: uma realidade em expansão no Brasil e no mundo

Em recente publicação, o blog Educação a Distância (EaD), abordou o tema da expansão da educação a distância no Brasil. Esse movimento não é só uma tendência, mas já se mostra uma realidade. No caso da Ambra College, nós oferecemos cursos totalmente via Internet, o que significa disponibilizar cursos de graduação para estudantes que dominem a língua portuguesa, em qualquer parte do mundo, através de plataformas de ensino online.

Veja trechos da matéria:

Para Silvestre Novak, doutor em educação e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a expansão da EaD é um fenômeno irreversível e está provocando uma revolução nos sistema educacional brasileiro. Esse fato reflete, em certa medida, os desafios da educação na sociedade contemporânea, “onde os paradigmas historicamente aceitos não mais dão conta para a definição de modelos pedagógicos”, afirma o pesquisador.”

No entanto, a perspectiva da internacionalização das universidades não está atrelada unicamente à questão da EaD, mas também ao processo de democratização do acesso a essas tecnologias. Por vezes, as populações que mais necessitam de educação são, exatamente, aquelas com menos acesso às tecnologias. “Na área da educação é possível que os países que estão ‘exportando’ possibilidades de conhecimento e crescimento acadêmico, o ofereça por meio de programas e artefatos digitais que ainda não existam nos outros países, podendo assim dificultar e até inviabilizar o processo”, destaca Patrícia Vasconcelos Almeida, doutora em linguística aplicada e professora da Universidade Federal de Lavras (Ufla).

Diante deste desafio, busca-se atingir um novo cenário: o da mundialização, que pretende atingir outras esferas, como a política, social e educacional. “Isso significa um aprofundamento das relações internacionais, da ampliação de intercâmbios e da troca de experiências, que valorizam sobremaneira o multiculturalismo”, pontua Silvestre Novak.

É impossível não pensar hoje, diante de tantos esforços e desenvolvimento tecnológico, que a educação não irá acompanhar essa tendência. Hoje um ambiente virtual de aprendizagem coloca em contato um professor no Brasil, com um estudante nos Estados Unidos, disponibiliza uma biblioteca 24 horas, proporciona contato com vídeos, apostilas e salas de aula – tudo online.

Hoje a Ambra oferece os cursos de Administração de Empresas e Direito Brasileiro e nossos alunos e professores já deram diversos depoimentos sobre suas experiências e aprendizados em nosso método de ensino. Veja em As vantagens do ensino da Ambra College na opinião de nossos alunos e professores.

*Com trechos extraídos do blog Educação a Distância.