Home Carreira Entenda a importância das soft skills no mercado de trabalho

Entenda a importância das soft skills no mercado de trabalho

0
Entenda a importância das soft skills no mercado de trabalho

Um bom profissional não acumula apenas conhecimentos técnicos, mas também habilidades pessoais. Ou seja, na hora de avaliar um funcionário, também estão em jogo os seus hábitos, atitudes e a maneira de interagir com o seu entorno.

Estamos falando das soft skills, ou seja, de competências pessoais e sociais, que são fundamentais para melhorar o desempenho profissional.

São qualidades intrínsecas de cada um, mas, da mesma forma que as hard skills (habilidades técnicas), são possíveis de serem desenvolvidas.

As pessoas podem exercitar suas soft skills para que ganhem maior visibilidade no ramo em que se identificam.

Esses conhecimentos são adquiridos através de vivências pelas quais o candidato passa durante o seu dia a dia e são habilidades que estão sendo cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho.

Para que sua carreira profissional seja promissora, é necessário ampliar os entendimentos sobre as soft skills e, com isso, certamente suas competências ganharão maior qualificação.

Por isso, veja a seguir quais as soft skills mais desejáveis em um profissional e como elas podem ajudá-lo a alavancar o seu sucesso.

Soft skills mais valorizadas pelos empregadores

Trabalho em equipe

Saber cooperar e ter capacidade de liderança quando esta for solicitada.

Um profissional com boa relação interpessoal sabe orientar, motivar e ajudar os colegas se for preciso, dividindo responsabilidades e buscando construir junto com eles o melhor resultado possível.

Flexibilidade

Ser capaz de se adaptar a novas circunstâncias é uma capacidade extremamente desejada pelos empregadores. A versatilidade para encarar mudanças e projetos novos também fazem parte desta habilidade.

Resolução de problemas

Em uma empresa, a cada momento somos surpreendidos por situações que não estavam no roteiro.

Transformar esses problemas em oportunidades é um grande talento. Para isso, é preciso desenvolver a capacidade de improviso e o pensamento crítico para colocar na balança os prós e contras de cada solução e escolher a melhor para o grupo.

Comunicação eficaz

A capacidade comunicativa de um profissional envolve não apenas transmitir com clareza suas opiniões e propostas, mas, também, ser capaz de ouvir com atenção, de maneira compreensiva e acolhedora, sem interromper os colegas a toda hora.

Disposição para aprender

Quando o profissional está com vontade de aprender coisas novas para aprimorar seu trabalho ou consegue tirar lições de seus erros, demonstra grande maturidade.

É importante também saber aceitar o feedback, aproveitando críticas para evoluir em sua carreira.

Confiabilidade

Mostrar-se uma pessoa confiável é fundamental para o profissional que deseja receber mais autonomia.

O empregador precisa sentir segurança que as tarefas delegadas ao colaborador serão realizadas de forma adequada e no prazo combinado, sem que ele precise ser fiscalizado a todo momento.

Criatividade

Não basta pensar e fazer o básico, é preciso ir além.

Um profissional criativo é mais valioso por trazer a inovação para a empresa. Novas ideias e dinamismo são sempre bem-vindos.

Como você pode ver, as soft skills são importantíssimas para criar um ambiente de trabalho agradável e produtivo.

São habilidades procuradas por qualquer empregador, por isso devem ser ressaltadas no currículo.

Conheça também as competências necessárias para as profissões de futuro.

E você, consegue identificar as principais habilidades que possui e as que precisa desenvolver? Compartilhe com a gente o que achou sobre este conteúdo deixando uma mensagem nos comentários.

am_cta_ebook05_carreirasucesso