Navigation

Administração
Entenda algumas noções básicas de administração para o seu negócio

Para um empresário que está iniciando agora seu empreendimento e não conhece as noções básicas de administração, conduzir uma empresa pode se tornar uma tarefa muito difícil. E para quem já tem um negócio há mais tempo, porém não se atualiza, é muito provável que os resultados alcançados não estejam dentro do esperado.

Entender quais são os pilares da administração e conseguir aplicar essas definições em seu gerenciamento é fundamental na busca pelo sucesso. Para te ajudar a entender melhor o universo da administração, listamos os principais conceitos que você precisa saber. Confira!

Planejamento

Planejar é essencial para desenvolver uma organização e nortear as tomadas de decisões. Esse conceito da administração consiste em definir quais são os objetivos, as metas, os métodos, os prazos e a programação de uma atividade.

O gestor que negligencia o planejamento dificilmente conseguirá atuar de forma estratégica e alcançar os resultados esperados. Para planejar uma ação, é fundamental que seja feito o levantamento de dados e a análise do mercado.

A partir da perspectiva de atuação traçada e planejada, a empresa pode avaliar quais são as oportunidades do negócio e os pontos positivos, traçando, dessa maneira, planos para treinar a equipe, melhorar os resultados e eliminar as barreiras do crescimento.

Organização

O processo de organização das atividades de uma empresa compreende várias fases: elaboração dos níveis hierárquicos, definição das estruturas organizacionais, designação das tarefas, alocação dos recursos e gerenciamento das atividades.

Essa é a preparação da estrutura do negócio para poder nortear as demais etapas essenciais para o gerenciamento de uma empresa.

Sem a organização devida dos recursos disponíveis (equipamentos, pessoas, matéria-prima, espaço físico, etc), o empreendimento não consegue atuar estrategicamente e tem seus custos acima do ideal, pois a produção não é feita dentro da plena capacidade.

Direção

Agora que o planejamento já foi realizado e as tarefas estão devidamente organizadas, é o momento de direcionar a equipe para atingir os objetivos, ou seja, é a etapa de comunicação e do “fazer acontecer”.

O direcionamento dado aos colaboradores reflete diretamente nos resultados alcançados, pois a liderança exercida deve absorver o máximo de cada um para fazer a empresa crescer.

Essa função da administração pode englobar direcionamentos nos níveis:

  • Institucional (envolvendo toda a equipe);
  • Departamental (envolvendo um ou mais setores da organização);
  • Operacional (envolvendo os responsáveis diretos pela produção).

Controle

Por fim, a última noção básica de administração que você precisa saber para gerenciar um negócio é a etapa de controle. Esse processo é norteado pelo planejamento, apresentado anteriormente.

Nesse momento, o gestor deve avaliar os progressos internos segundo os objetivos, metas e prazos previamente definidos. A partir da análise dos resultados obtidos, o próximo passo é corrigir as oportunidades encontradas e redirecionar a equipe.

O controle tem como finalidade restringir e regular a execução das atividades, promovendo um crescimento dinâmico e contínuo, envolvendo todas as vertentes de uma empresa e medindo o desempenho organizacional.

Entendeu quais são os conceitos que todo gestor deve saber para conseguir conduzir um negócio rumo ao sucesso? A atualização da equipe e a busca contínua pelo conhecimento também são grandes aliadas do crescimento de uma empresa.

Se você quer aprender mais sobre noções básicas de administração e conhecer as ferramentas de gestão essenciais para um bom gerenciamento, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro do nosso conteúdo. Estamos no Twitter e no Facebook!

A equipe de Redação da Ambra é formada por profissionais especializados em redação, marketing, finanças, empreendedorismo, administração e gestão. Estes profissionais são os responsáveis por criar conteúdo informativo e que ajudam a inovar e resolver problemas do mercado.