Home Administração Entenda algumas noções básicas de administração para o seu negócio

Entenda algumas noções básicas de administração para o seu negócio

0
Entenda algumas noções básicas de administração para o seu negócio

Para um empresário que está iniciando agora seu empreendimento e não conhece as noções básicas de administração, conduzir uma empresa pode se tornar uma tarefa muito difícil. E para quem já tem um negócio há mais tempo, porém não se atualiza, é muito provável que os resultados alcançados não estejam dentro do esperado.

Entender quais são os pilares da administração e conseguir aplicar essas definições em seu gerenciamento é fundamental na busca pelo sucesso.

Para ajudá-lo a entender melhor o universo da administração, listamos os principais conceitos que você precisa saber. Confira!

Noções básicas de administração que você precisa saber

Essas noções são essenciais para qualquer tipo de empreendimento — pequeno, médio ou grande.

Qualquer empresa precisa traçar metas e objetivos e resolver problemas que aparecem no dia a dia, entre outras coisas.

A partir disso, são traçadas 4 funções fundamentais para que a empresa consiga crescer e melhorar a oferta dos seus serviços, equilibrando os custos com a qualidade. Veja abaixo quais são elas:

Planejamento

Planejar é essencial para desenvolver uma organização e nortear as tomadas de decisões.

Esse conceito da administração consiste em definir quais são os objetivos, as metas, os métodos, os prazos e a programação de uma atividade.

O gestor que negligencia o planejamento dificilmente consegue atuar de forma estratégica e alcançar os resultados esperados. Para planejar uma ação, é fundamental que seja feito o levantamento de dados e a análise do mercado.

A partir da perspectiva de atuação traçada e planejada, a empresa pode avaliar quais são as oportunidades do negócio e os pontos positivos, traçando, dessa maneira, planos para treinar a equipe, melhorar os resultados e eliminar as barreiras do crescimento.

Organização

O processo de organização das atividades de uma empresa compreende várias fases: elaboração dos níveis hierárquicos, definição das estruturas organizacionais, designação das tarefas, alocação dos recursos e gerenciamento das atividades.

Essa é a preparação da estrutura do negócio para poder nortear as demais etapas essenciais para o gerenciamento de uma empresa.

Sem a organização devida dos recursos disponíveis (equipamentos, pessoas, matéria-prima, espaço físico, etc), o empreendimento não consegue atuar estrategicamente e tem seus custos acima do ideal, pois a produção não é feita dentro da plena capacidade.

Direção

Agora que o planejamento já foi realizado e as tarefas estão devidamente organizadas, é o momento de direcionar a equipe para atingir os objetivos, ou seja, é a etapa de comunicação e do “fazer acontecer”.

O direcionamento dado aos colaboradores reflete diretamente nos resultados alcançados, pois a liderança exercida deve absorver o máximo de cada um para fazer a empresa crescer.

Essa função da administração pode englobar o direcionamentos nos níveis:

  • institucional (envolvendo toda a equipe);
  • departamental (envolvendo um ou mais setores da organização);
  • operacional (envolvendo os responsáveis diretos pela produção).

Controle

Por fim, a última noção básica de administração que você precisa saber para gerenciar um negócio é a etapa de controle. Esse processo é norteado pelo planejamento, apresentado anteriormente.

Nesse momento, o gestor deve avaliar os progressos internos, segundo os objetivos, metas e prazos previamente definidos. A partir da análise dos resultados obtidos, o próximo passo é corrigir as oportunidades encontradas e redirecionar a equipe.

O controle tem como finalidade restringir e regular a execução das atividades, promovendo um crescimento dinâmico e contínuo, envolvendo todas as vertentes de uma empresa e medindo o desempenho organizacional.

Entendeu quais são os conceitos que todo gestor deve conhecer para conseguir conduzir um negócio rumo ao sucesso?

A atualização da equipe e a busca contínua pelo conhecimento também são grandes aliadas do crescimento de uma empresa.

Dicas para gerir melhor o seu negócio

É claro que não podemos ficar apenas na teoria, afinal de contas, todo esse aprendizado pode e deve ser aplicado no dia a dia da empresa de maneira correta.

Veja abaixo as dicas que separamos para você colocar todos esses conceitos em prática.

1. Promova a melhoria de forma contínua

Nada é tão bom que não possa ser melhorado. Esteja sempre pesquisando dentro da empresa o que pode melhorar, quais processos podem ser mais rápidos e gerar mais clientes, e como é possível oferecer os serviços ou produtos com mais qualidade sem pesar nos custos.

Reúna-se com a sua equipe. Planeje e trace metas de curto, médio e longo prazo. Utilize todas as funções da administração citadas acima para ter o melhor resultado.

2. Cuide muito bem das finanças

A saúde financeira da empresa é uma das partes mais importantes e precisa ser monitorada a todo instante.

Afinal de contas, havendo um desequilíbrio nas finanças, é muito mais fácil o seu negócio não dar certo, não só pelo crescimento do custo, mas também pelo não aproveitamento das boas oportunidades.

É necessário manter um capital de giro compatível com as necessidades do seu empreendimento para os momentos de crise e, também, para investir na compra de novos equipamentos e na contratação de bons funcionários.

3. Não deixe para depois

Infelizmente, a procrastinação faz parte da vida de muitas pessoas, inclusive dos empresários, mas ela precisa ser controlada.

O ideal é lidar com o problema assim que ele aparecer e não deixar nada para depois. Lembre-se de que algumas coisas têm prazo para serem resolvidas, portanto, deixar para última hora pode se tornar um problema ainda maior.

Você pode se organizar e priorizar algumas tarefas no seu dia a dia. Foque sempre no que for mais urgente e em tudo o que apresentar prazo.

Nunca assuma nenhum compromisso se não puder cumprir e a melhor maneira de saber isso é anotando tudo em uma agenda, aplicativo ou quadro dentro da empresa.

A procrastinação pode trazer sérios problemas, tanto que algumas pesquisas já apontaram que esse péssimo hábito pode gerar perda financeira.

4. Separe as finanças pessoais e as empresariais

As pessoas falam muito em não misturar a vida pessoal com a profissional e isso vale também para as finanças. Como já falamos, ter o controle financeiro é fundamental para qualquer negócio, seja ele pessoal ou profissional.

Portanto, os lucros e custos devem ser gerenciados de forma separada. Qualquer mistura desses números pode levar a um erro de cálculo que terá sérias consequências.

Administrar um negócio não é algo simples e exige muita dedicação e esforço, mas, com o passar do tempo, você começa a entender como tudo funciona e os processos de planejamento, organização, direção e controle tornam-se menos complexos.

O curso de administração de empresas tem um papel importante reduzir erros acelerar o sucesso. Quem já tem outra graduação pode procurar um mestrado profissional em gestão como os MBAs dos Estados Unidos da América.

Gostou de saber um pouco mais sobre as noções básicas de administração? Então compartilhe este post nas redes sociais e leve esse conhecimento para outras pessoas!