7 estratégias para ampliar seu escritório contábil

O mercado da contabilidade é, sem dúvidas, um dos mais rentáveis. Os contadores possuem habilidades que são necessárias e muito requisitadas pelas empresas, características ideais para a formação de boas redes de clientes.

Mas ampliar um escritório contábil e aumentar o faturamento da empresa pode não ser fácil para muitos profissionais, já que exige conhecimentos um pouco mais complexos. Mas existem algumas estratégias que podem ser seguidas para ajudar nesse projeto.

1 – Invista em inovações tecnológicas

A tecnologia está presente na vida de todas as pessoas e pode muito bem ser utilizada em benefício das empresas. Hoje existem softwares e programas que ajudam a automatizar diversos serviços extremamente burocráticos, que geram muito retrabalho e pouco reconhecimento.

Busque soluções tecnológicas para introduzir a automação de alguns processos e veja o seu dia render mais com o aumento da sua produtividade ou de seus colaboradores.

Alguns softwares auxiliam na organização e acompanhamento das tarefas entre a equipe, melhoram e facilitam a comunicação interna e ajudam a encontrar novos clientes com o perfil da sua empresa, entre outras coisas.

2 – Utilize um software de integração contábil

A rotina de uma contabilidade pode não ser tão simples. São muitas informações e documentos para receber dos clientes, e na maioria das vezes ocorrem atrasos na entrega e muitos erros. A equipe passa muito tempo redigitando várias informações e procurando documentos, o que acaba atrapalhando o desempenho e crescimento do escritório contábil.

Ter uma ferramenta de integração contábil que auxilie você a ter acesso a todas as informações financeiras, contábeis e fiscais do seu cliente, facilita o dia a dia e permite que você dedique mais tempo ao que sabe fazer melhor, atender os clientes e ser mais consultivo.

É importante encontrar soluções que sejam práticas e seguras, que permitam o acesso de qualquer lugar e em qualquer horário, mesmo estando longe da empresa. Dessa forma você pode fazer visitas às empresas ou participar de reuniões sem se preocupar.

Além disso, com esta plataforma você tem acesso completo ao ERP do seu cliente e pode ainda fazer troca de mensagens e documentos pelo sistema.

A contabilidade digital reúne todas as informações importantes dos seus clientes em um único lugar, assim você otimiza os processos, acaba com o retrabalho e aumenta a produtividade da sua equipe.

3 – Invista na sua qualificação e dos seus funcionários

Você e seus colaboradores são o diferencial da sua empresa, portanto, investir na qualificação dos recursos humanos é fundamental.

Busque cursos profissionalizantes ou de atualização que possam ampliar as habilidades da sua equipe. Muitos deles podem ser realizados online, através do computador.

Uma dica interessante para ampliar seus conhecimentos é investir em um curso de formação em ciências jurídicas, por exemplo, que pode melhorar os serviços oferecidos na sua empresa.

Muitos contadores fazem curso de graduação em direito e outros fazem mestrados em áreas como compliance.

4 – Diversifique seus serviços

Acrescente serviços ao seu portfólio e amplie as opções de contratos com empresas parceiras.

Fique atento aos problemas que seus clientes atuais possuem e encontre formas de resolvê-los oferecendo novos serviços, que podem ser consultoria financeira, controle de estoque, formação de preços, treinamentos empresariais, entre muito outros.

5 – Demita clientes não lucrativos

Algumas vezes nos deparamos com clientes que geram mais problemas do que retorno financeiro, e esses precisam ser “demitidos” se você quiser expandir seu negócio.

São pessoas que estão sempre ameaçando procurar o concorrente, sempre barganham o preço ou atrasam os pagamentos.

Esses clientes ocupam o tempo que poderia ser utilizado com empresas que trazem outros clientes ou contratam mais de um serviço, gerando mais lucro para seu escritório.

Avalie como anda sua lista de clientes e veja quais deles se enquadram nessas características.

6 – Fidelize seus clientes

Você sabia que o custo de captação de um novo cliente através de ações de marketing é cinco vezes maior do que a manutenção dele? Isso mostra a importância de oferecer serviços e atendimento de qualidade para conquistar cada vez mais seus clientes.

Além disso, o mercado de contabilidade exige confiança e muitas vezes os novos clientes surgem de indicações, do famoso boca a boca. Mais uma vez se torna imprescindível conquistar os clientes e mantê-los fidelizados.

7 – Ambiente saudável

Tão importante quanto o relacionamento com o cliente é o relacionamento com a sua equipe interna. É importante se mostrar receptivo às sugestões e se esforçar para conhecer as habilidades de cada um, para reconhecê-las e aproveitá-las da melhor forma possível.

Solicite feedbacks, seja imparcial nas reclamações e problemas e incentive o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um.

Ofereça cursos para sua equipe, além de motivar sua equipe você ainda ganha mais conhecimento para agregar a sua empresa.

A ampliação de um negócio exige trabalho árduo e muito empenho, mas colocando em prática as estratégias apresentadas aqui, certamente você conseguirá ampliar o número de clientes do seu escritório contábil e também a lucratividade da empresa.