5 Estratégias para sua empresa decolar em 2019 (mais bônus)

Quer começar 2019 com uma estratégia de vendas imbatível e elevar o nível de sua empresa? Pois saiba que o próximo ano será ideal para novos investimentos. A previsão será de um mercado mais aquecido, com o fim da recessão e ampliação do mercado nacional.

Para aproveitar essa oportunidade é preciso estrar preparado com as melhores estratégias para começar o próximo ano com o pé direito.

Selecionamos 5 estratégias de gestão para sua empresa entrar 2019 com tudo. Confira:

1 – Invista em gestão

Eis um fato importante: empresas informatizadas saem na frente. A gerência inteligente dos processos internos de uma empresa é o passo fundamental para otimizar os lucros e atingir novas metas nos negócios.

A melhor forma de colocar os relatórios de sua empresa em dia é com um sistema ERP. Com eles é possível controlar cada setor de seu negócio com precisão e eficiência.

Um ERP funciona como um cérebro inteligente que coordena cada setor de sua empresa. Assim você acompanha de perto setores como contas a pagar e receber, fluxo de caixa, conciliação bancária, fornecedores, clientes, folhas de pontos e muitos outros assuntos. O ERP é um dos mais completos sistema de automação comercial, com diversas funcionalidades capazes de mudar a gestão de seu negócio para melhor.

Esta é uma estratégia de inteligência pensada para otimizar o seu negócio e acabar com a burocracia na hora de gerir dados.

 

2 – Invista em conhecimento

O mercado está mudando. Os clientes estão cada vez mais exigentes e para obter sucesso no mundo dos negócios é preciso estar atualizado. Uma boa estratégia para se manter na liderança é investir em cursos que aumentem o seu potencial como gestor. Um bom MBA, Mestrado em Administração de Negócios, pode ser a porta para se torna um empreendedor mais capacitado.

Se qualificar representa não apenas um investimento no setor de inteligência de sua empresa, mas um investimento para a vida. Empreendedores mais bem treinados estarão preparados para todas as mudanças do mercado, se adaptando a diferentes cenários econômicos com eficiência. Sem contar que ter um MBA em seu currículo representa, para seus funcionários e concorrentes, maior respeito como profissional.

3 – Invista no mundo digital

É impossível gerir uma empresa com sucesso sem investir em soluções digitais. A internet mudou a forma como empresas e clientes interagem entre si, abrindo novos canais de comunicação e vendas. 2019 será o ano das vendas online, bem como da prospecção de clientes em redes sociais e do aumento de empresas investindo neste setor.

Garanta que sua empresa esteja onde o seu cliente está. Acompanhe as tendências de mercado através das redes sociais, crie sites empresariais responsivos e invista em lojas virtuais, estabelecendo metas de público cada vez maiores.

Outra estratégia para usar o meio digital a seu favor é aprimorar o setor de relacionamento com os clientes através de sistemas de CRM, ou Customer Relationship Management (Gerenciadores de relacionamento com o cliente), que podem ser integrados aos sites e blogs de sua empresa, garantindo maior presença e altas taxas de fidelização de novos clientes.

Conheça mais ferramentas de gestão.

4 – Entenda os dados de sua empresa

Relatórios de compra, controle de vendasgráficos de clientes, indicadores mensais – tudo isso deve ser usado para o crescimento de sua empresa em 2019. Não se trata apenas de burocracia, mas de acompanhar de perto o que o seu negócio precisa para crescer mais.

É fundamental um bom investimento no setor contábil, garantindo que as rotinas empresariais estejam em dia. Busque um contador experiente, que trabalhe com a integração contábil. Com ela é possível enviar os relatórios mensais de sua empresa de maneira automática, evitando atrasos e erros de interpretação.

Mais uma vez o ERP pode ser decisivo em suas tomadas de decisões. Um bom ERP oferece suporte em nuvem e garante que os dados de sua empresa estejam seguros e acessíveis, facilitando a rotina empresarial e aumentando a produtividade.

5 – Entenda a concorrência

O maior erro que uma empresa pode cometer é o de se isolar do mercado ao redor. Inicie 2019 com um plano estratégico de avaliação da concorrência, compreendendo quem são as empresas que atuam no mesmo setor que a sua e buscando aprimorar os seus serviços.

O mais importante é ter a dimensão exata do poder de atuação de sua empresa. Ela é mais local ou global? Atende a um público especifico ou generalizado? Com isso em mente estabeleça uma estratégia de fixação de mercado. Faça as seguintes perguntas:

  • Quem são meus principais concorrentes?
  • Sou uma referência para eles ou não?
  • Meus produtos ou serviços estão no mesmo nível que os das demais empresas?
  • Como posso melhorar os meus produtos e serviços?

Muitas empresas acabam deixando a concorrência de lado por acharem que essa análise não é vantajosa. Esse é um engano comum que gera problemas de posicionamento de mercado e perda de clientes. O ideal é estar antenado no que acontece ao redor e estabelecer metas para atingir um novo nível de qualidade.

Dica bônus:

Seja um gestor autêntico

Os clientes buscam empresas com um diferencial. Não basta estar atento ao mercado, é preciso encontrar o seu caminho, o seu modo de fazer negócios. Compreender o estilo de seus concorrentes serve também para não copiar o estilo de ninguém.

Faça os seguintes questionamentos:

  • O que minha empresa tem de melhor?
  • Qual produto ou serviço é único e original?
  • Que tipo de impressão deixo na mente de meus clientes?

Encontrar o DNA de sua empresa é a grande dica para se sobressair em 2019 e atingir suas metas. Sua empresa deve buscar não apenas excelência na qualidade, mas ter um estilo único e inimitável de vendas. Invista em produtos diferenciados, em serviços atraentes, em atendimento personalizado. Essas são ferramentas para uma estratégia de mercado sólida, que garantirá ao seu negócio maior visibilidade, mais clientes e grandes lucros.