Home Ambra University 7 fatos marcantes do curso de direito a distância

7 fatos marcantes do curso de direito a distância

0
7 fatos marcantes do curso de direito a distância

“Eu gosto do impossível porque lá a concorrência é menor.”
Walt Disney

A Ambra College está sediada no centro da cidade Orlando no Estado da Flórida e nossa cidade é sempre lembrada pela presença da Disney, ainda que a real localização física do Walt Disney World Resort seja a cidade de Bay Lake e o endereço formal em Lake Buena Vista.

O idealizador da Disney, Walt Disney, foi um grande visionário e uma das frases dele que eu mais gosto é “Eu gosto do impossível porque lá a concorrência é menor”.

Na Ambra, nós seguimos a linha de atuar no impossível eliminando barreiras e criando oportunidades para desenvolvimento do capital humano de brasileiros ofertando serviços educacionais de alta qualidade.

Ao longo da nossa trajetória como instituição de ensino, abrimos muitas caixinhas do impossível[1] e este texto aborda sete dessas caixinhas abertas pela equipe da faculdade de direito da Ambra ofertado na opção de estudos online, o curso de direito a distância.

O curso de direito da Ambra College iniciou na opção de estudos online possibilitando que brasileiros no Mundo estudassem em suas casas recebendo uma formação americana de qualidade no campo do direito brasileiro.

Esses brasileiros já sonhavam com um curso de direito a distância, e não tinham nenhuma alternativa disponível.

Ainda que eles não estivessem esperando, de repente, uma inovadora faculdade americana resolveu ingressar nesse mercado sem concorrência ofertando um título americano de bacharel no campo de estudos do direito brasileiro.

Os principais fatos marcantes do curso de direito brasileiro da Ambra são:

  1. O credenciamento da Ambra como faculdade nos Estados Unidos.
  2. A autorização e o reconhecimento do bacharelado em direito brasileiro.
  3. A criação de uma equipe de professores qualificada e dedicada.
  4. A formação dos primeiros alunos (6 alunos).
  5. A revalidação do diploma dos Alumni[2] (graduados) da Ambra no Brasil.
  6. A realização e aprovação no exame da OAB por 5[3] dentre os 6 Alumni.
  7. A inscrição de Alumni como advogados na OAB-DF, OAB-MG, OAB-MT e OAB-RS.

1. Credenciamento institucional nos Estados Unidos

Criação da Ambra College em Orlando no Estado da Flórida - USA

A Ambra College é credenciada e seus cursos são reconhecidos pelo órgão equivalente ao Mec para instituições americanas sediadas na Flórida, o DOE (Florida Departament of Eduaction).

O DOE da Flórida credencia instituições e reconhece cursos de todas as instituições que possuem base na Flórida por determinação da legislação americana, portanto, uma faculdade só existe na Flórida se for devidamente reconhecida pelo FL-DOE.

Veja no site do FL-DOE a lista de instituições de ensino superior privadas devidamente credenciadas. Ao entrar no site, procure o nome completo da Ambra College, American College of Brazilian Studies, e verifique nosso endereço, site, telefone e demais detalhes que comprovam o reconhecimento do Governo para nossa faculdade.

Caso você tenha condições de comunicar-se direta ou indiretamente (usando um amigo) em inglês, opcionalmente, você pode falar com o DOE, seguem os dados (endereço e telefone):

Further information regarding the College may be obtained by contacting the Commission at 325 W. Gaines Street, Suite 1414, Tallahassee, Florida, 32399-0400, toll-free (888) 224-6684.

Colocando o número de telefone indicando para discagem sem custo, (888) 224-6684,  no Google, você verá se tratar do número de contato do Florida Departament of Eduacation que também pode ser identificado na área de contato do site do DOE.

2. A autorização e o reconhecimento do bacharelado em direito brasileiro

O curso de direito da Ambra está listado como um dos programas reconhecidos pelo DOE para a faculdade American College of Brazilian Studies (Ambra).

O nome do curso em inglês é “Foreign Legal Studies” porque o direito estudado na Ambra não é o direito americano, mas sim o de um país estrangeiro aos EUA, no caso o Brasil. O curso tem o foco nas normas brasileiras registrado no nome da concentração, Brazilian Tradition.

O graduado na Ambra recebe o título americano de bacharelado em direito brasileiro: Bachelor of Science in Foreign Legal Studies.

3. A criação de uma equipe de professores qualificada e dedicada

A Ambra iniciou convidando alguns professores de renome e depois realizando um célere e organizado processo seletivo docente. Atualmente, temos mais de 400 professores interessados em fazer parte do corpo docente da Faculdade Ambra.

O curso de direito já contou com a participação de quase 100 professores, todos doutores ou mestres, comprometidos e engajados na formação dos alunos e alguns nomes e depoimentos podem ser lidos na Comunidade Ambra deste Blog.

4. A formação dos primeiros alunos (6 alunos)

O curso de direito a distância oferta 30 vagas por trimestre, mas, obviamente, nem todos os ingressantes concluem o curso na Ambra College.

Alguns dos ingressantes simplesmente desistem por não possuírem tempo suficiente para dedicar-se aos estudos e outros optam por transferir para faculdades no Brasil. Retirada as desistências, redução do ritmo de estudos e transferências, restaram 6 alunos na primeira turma de graduados, Alumni, da Ambra.

A cerimonia de colação de grau foi realizada presencialmente em 2013 no Florida Citrus Club em Downtown Orlando e contou com a participação de alunos, professores, diretores, convidados e familiares. O nome da primeira turma é ‘The Ambra First Class’ e ela é composta pelos seguintes alumni:

  1. Elyesley Silva
  2. Francine Lemos
  3. Fernando Meneguin
  4. Joice Martins
  5. Pedro Bolívar
  6. Sandra Mello

Detalhes adicionais sobre os graduados e também depoimentos podem ser encontrados no site institucional da Ambra.

5. A revalidação do diploma dos Alumni (graduados) da Ambra no Brasil

Os seis graduados na ‘The Ambra First Class’ optaram por pedir a revalidação juntos na Universidade Estadual do Vale do Acaraú que revalidou todos os seis diplomas, igualando o título dos graduados na Ambra ao curso de direito ofertado naquela Universidade.

Isso garantiu que os graduados naquela turma tenham condições e direitos iguais aos bacharéis em direito por instituições de ensino brasileiras.

Os graduados na segunda turma da Ambra iniciaram recentemente pedidos de revalidação de diplomas e já tivemos um pedido com retorno positivo.

Conheça a história do Pedro Bolívar.

6. A realização e aprovação no exame da OAB por 5 dentre os 6 Alumni

Detalhes do Dr. Pedro Bolívar, advogado graduado na AmbraExceto a graduada Joice, que reside em Londres, os demais graduados realizaram o exame da OAB no Brasil e foram todos aprovados na prova da mais reconhecida instituição de classe do Brasil, a Ordem dos Advogados do Brasil.

7. A inscrição de Alumni como advogados na OAB-DF, OAB-MG, OAB-MT e OAB-RS

Os Alumni Elyesley e Fernando estão inscritos como advogados no Distrito Federal, Pedro está inscrito em Minas Gerais, Sandra no Mato Grosso e Francine no Rio Grande do Sul.

A inscrição como advogados era a última impossibilidade propagada por alguns sobre o curso de direito da Ambra College e todos os graduados na primeira turma que realizaram o exame foram aprovados e estão inscritos como advogados no Brasil.

Como dizia Nelson Mandela “tudo é impossível até que seja feito”.

Esses sete fatos marcantes comprovam a característica inovadora da Ambra College, pois eram todos, um a um, tidos como impossíveis.

  1. É impossível abrir uma faculdade que ensina em português do Brasil nos Estados Unidos da América (Feito);
  2. É impossível autorizar e reconhecer um curso de direito brasileiro que ensine por educação a distância – online (Feito);
  3. É impossível ter bons professores para um curso americano de direito brasileiro que ensina via internet (Feito);
  4. É impossível ensinar e aprender direito brasileiro online, era impossível formar bacharéis em direito brasileiro estudando online (Feito);
  5. É impossível revalidar o diploma de curso de direito de uma faculdade estrangeira ministrado por EaD (Feito);
  6. É impossível que alunos que estudaram direito usando a internet fossem aprovados no exame da OAB (Feito);
  7. É impossível que esses alunos se tornem advogados  (Feito).

Você conhece alguém que achava ou que ainda acha que algum desses feitos é impossível?

 


[1] Romero Rodrigues, fundador do Buscapé, é autor da aplicação do termo “caixinhas do impossível“.

[2] Alumni é o nome dado ao grupo de alunos que concluíram um curso de uma universidade Americana.

[3] Seis pessoas se graduaram na primeira turma e cinco delas realizaram o exame da OAB.

 

am_cta_ebook12_novocodigocivil