O que é preciso para se fazer um bom currículo

A Ambra existe para fazer com que, cada vez mais, o ensino universitário esteja a disposição de todos para que possam sonhar grande e crescer na vida. Mas conhecimento não é tudo se você não souber mostrar aos outros que você é um bom profissional. E para isso é necessário que você saiba, por exemplo, como fazer um bom currículo.

Além de estar preparado, um currículo objetivo e eficiente pode ser o seu diferencial em uma possível contratação. Por isso veja nossas dicas de como montar um currículo infalível, baseado em um post do Administradores.

1. Na metade da primeira página do currículo cite suas principais conquistas e melhores habilidades. Essa tática faz com que o recrutador veja de cara as informações mais importantes. No início do currículo, inclua apenas seu nome, endereço, telefones para contato e e-mail profissional. Dispense informações desnecessárias para avaliação de seu perfil profissional, tais como: RG, CPF, Carteira de Trabalho e número de filhos.

2. Seja claro quanto ao objetivo do seu currículo. De nada adianta relatar toda a sua experiência na área financeira se está pleiteando uma vaga no setor de saúde de uma empresa. Não coloque histórico profissional de início de carreira que não tenha relação com o objetivo de seu currículo. Por exemplo: se você busca uma colocação como Gerente de Sistemas, não precisa registrar seu primeiro emprego de office-boy ou como atendente de banco.

3. Nunca minta. Essa é a mais importante regra para a elaboração de um currículo. A vida é feita de erros e acertos, portanto, simplesmente seja honesto. Bons recrutadores costumam checar certas informações sobre cursos, certificações, idiomas e atividades realizadas.

4. Cuidado com os erros de ortografia e gramática. Além da praga contemporânea do gerundismo (“estarei realizando”), as concordâncias nominais e verbais são erros comuns até mesmo para candidatos de nível gerencial. Erros dos dois tipos costumam ser fatais, especialmente para quem quer atuar em grandes empresas.

5. Não mostre “resultados alcançados” sem objetividade. Citações como: “responsável pela redução dos custos …” , “melhoria da qualidade nos processos….”, “responsável pela maximização dos resultados …” são frases feitas que não impressionam ninguém. Se você quer apresentar resultados demonstre fatos quantitativos e, principalmente, reais.