Home Ambra University 8 ferramentas da internet que empreendedores de sucesso usam

8 ferramentas da internet que empreendedores de sucesso usam

0
8 ferramentas da internet que empreendedores de sucesso usam

O empreendedorismo nunca esteve tão em voga. Seja por vocação, necessidade ou por oportunidade, este vem sendo o caminho trilhado por um número cada vez maior de pessoas.

Pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor, realizada em parceira com o Sebrae, mostrou que quatro em cada dez brasileiros adultos já possuem ou estão criando uma empresa. A taxa de empreendedorismo no país chega a 39,3%, o maior índice dos últimos 14 anos.

Ao mesmo tempo, cresce a competitividade entre empresas, que buscam conquistar seu lugar em um mercado cada vez mais saturado. Sendo assim, as organizações precisam otimizar seus recursos – de pessoal, de tempo e financeiros – para que a lucratividade não seja comprometida.

A tecnologia tem sido uma grande aliada nesse processo. Há inúmeras ferramentas da internet que contribuem para a organização da rotina, o desenvolvimento de projetos, acompanhamento de resultados, estabelecimento de uma comunicação remota de qualidade e estimulam a cocriação e a colaboração entre colaboradores e mesmo com fornecedores ou clientes.

Veja, a seguir, 8 sugestões de ferramentas da internet essenciais e já adotadas por milhares de empreendedores de sucesso em todo o mundo.

1. Evernote

O Evernote é um recurso que pode auxiliar muito nas rotinas dos gestores e dos empreendedores. Ele funciona como um banco de anotações, com a vantagem de que você pode catalogar e agrupar em um mesmo sistema uma série de informações. Além disso, o Evernote pode ajudá-lo a fazer clipagem de conteúdos, guardando os mais importantes.

Considerada uma das melhores ferramentas da internet, sua premissa é funcionar como uma espécie de “segundo cérebro”, onde os empreendedores podem escrever, salvar e buscar todas as informações que não devem ser perdidas ou esquecidas. Com armazenamento na nuvem, você pode acessar todos os dados a partir de qualquer dispositivo conectado à rede.

Os conteúdos salvos podem ser compartilhados com outras pessoas, o que facilita, também, a cocriação e o trabalho colaborativo – você pode, por exemplo, elaborar uma proposta e encaminhar ao gestor comercial para que ele a finalize e envie ao cliente. Há estimativa de que mais de 100 milhões de pessoas utilizem o Evernote diariamente.

2. Slack

O Slack é uma das ferramentas da internet mais eficazes para que você possa se comunicar de forma rápida com a sua equipe de trabalho, tornando-se, muitas vezes, um meio mais ágil e seguro para essa atividade do que a troca de e-mails, por exemplo. Você poderá promover calls entre grupos ou privadas.

Além da função de comunicação, ele permite, ainda, a criação de projetos, o compartilhamento de arquivos e lembretes. Diante da efetividade de seus recursos, empresas como a Adobe e o eBay o utilizam em suas rotinas de trabalho. Como um dos resultados, encontra-se a redução de 48,6% na troca de e-mails interna, o que representa liberação de tempo da equipe e dos empreendedores para dedicarem-se a outras atividades mais estratégicas.

3. Google Analytics

O Google Analytics é uma das ferramentas da internet mais recomendadas para fazer a gestão de ações de marketing digital de sua empresa. Por meio dele é possível medir o retorno de suas campanhas e o engajamento do público com seus canais digitais.

Esse é um recurso gratuito da Google, que ajuda a monitorar sites, cliques, números de visitas, cliques em banners e espaços publicitários, etc. Para empreendedores que investem em e-commerce, o Google Analytics torna-se um aliado ainda mais forte, possibilitando que se acompanhe o desempenho de vendas de cada produto da loja virtual. Hoje, é praticamente impensável administrar campanhas de marketing digital sem fazer uso do Google Analytics – estima-se que cerca de 50 milhões de sites já o utilizem.

4. Google Docs, Google Planilhas e Gmail

A Google oferece diversos aplicativos e ferramentas da internet essenciais para os empreendedores de sucesso.

O Google Planilhas permite que se crie, de modo gratuito, planilhas semelhantes às geradas pelo Excel – sendo, inclusive, compatível com o software da Microsoft. Possui, ainda, funcionalidades como fórmulas integradas, planilhas dinâmicas e formatação condicional.

O Google Docs é uma ferramenta que permite a criação, a edição e o compartilhamento de documentos, que ficam salvos na nuvem, podendo ser acessados a partir de qualquer dispositivo. Esses podem ser compartilhados com outras pessoas, facilitando a integração e a produção de trabalhos colaborativos entre equipes e profissionais que trabalham em filiais ou localidades diferentes.

Por meio de uma conta no Gmail é possível que, mesmo em diferentes partes do mundo, você e seus colegas, sócios, ou mesmo clientes, dividam informações importantes e tenham acesso a documentos sigilosos. O Gmail permite, ainda, a criação de um endereço de e-mail personalizado ([email protected]), o que gera mais credibilidade ao divulgar seu contato para prospects e clientes.

Como as aplicações da Google são integradas, úteis, funcionais e – muitas delas – gratuitas, empresas de todos os portes passaram a adotá-las. Um estudo aponta que uma em cada 5 empresas já utilizam essas soluções.

5. MindMeister

O MindMeister é uma das ferramentas da internet recomendadas para quem trabalha com a criação de mapas mentais. Ele auxilia o trabalho criativo do empreendedor, fornecendo recursos simples e gratuitos para a captura, o desenvolvimento e o compartilhamento de ideias de modo visual.

Ele pode auxiliá-lo em brainstorming (reuniões para a geração de ideias), planejamento de novos produtos, desenvolvimento de organogramas, criação de campanhas de divulgação e de apresentações diferenciadas, etc. Mais de 6 milhões de pessoas já utilizam essa ferramenta.

6. Wunderlist

A Wunderlist é outro exemplo das ferramentas da internet que auxiliam a gerenciar tarefas. Todo o empreendedor envolve-se com uma grande quantidade de atividades diariamente; e depender apenas da memória pode ser um risco.

A Wunderlist poderá ajudar na criação de lembretes, delegação de tarefas para pessoas de sua equipe, gerenciamento de projetos, possibilitando que você acompanhe com precisão o desenvolvimento de todas as ações cadastradas.

Essa solução, que é gratuita, ainda permite o compartilhamento de informações e a transformação de e-mails em ações a serem encaminhadas por sua equipe. Cerca de 50 mil empresas já utilizam a Wunderlist diariamente.

7. Google Hangouts

Um dos segredos para o sucesso de um empreendedor é saber administrar o tempo e o Google Hangout é uma das ferramentas da internet que auxiliam nisso. Por meio dele é possível trocar aqueles encontros presenciais por reuniões virtuais, que podem ser, inclusive, mais produtivas, tendo em vista que você poderá acessar documentos e realizá-las de onde estiver.

Ele permite a troca de mensagens de texto, chamadas de voz e a realização de videochamadas. É possível, ainda, o compartilhamento de telas facilitando, por exemplo, a apresentação de propostas a clientes. Empresas como New York Times e Coca-Cola já utilizam o Google Hangouts rotineiramente.

8. Boomerang para caixa de e-mail

O Boomerang é uma excelente ferramenta para quem trabalha até tarde e não quer mandar e-mail para um cliente às três da manhã. Através desta ferramenta é possível programar para que as mensagens saiam da sua caixa quando lhe for mais conveniente.

Ele também emite avisos alertando quando você esquece de responder um e-mail, por exemplo. Outra funcionalidade é a programação para que um e-mail só entre na sua caixa no período estabelecido – assim você evita, por exemplo, ser interrompido durante reuniões ou mesmo em períodos que exijam maior concentração. Ele se integra com Gmail, Outlook e sistemas Android.

A rotina do empreendedor está cada vez mais complexa. Recursos mais tradicionais, como agenda e bloco de anotações, já não dão conta dessas novas exigências. Ferramentas da internet, como as que mencionamos aqui, além de facilitarem o dia a dia com funções simples, mas importantes, como emissão de lembretes, também possuem funcionalidades mais sofisticadas, como a criação de mapas mentais e o gerenciamento de projetos colaborativos.

Com isso, elas auxiliam, ainda, no gerenciamento do tempo e na produtividade do gestor e de sua equipe. Para ter sucesso e melhores resultados, não basta apenas sentar e trabalhar ainda mais duro, fazendo tudo com a mesma metodologia de sempre. Como diz a famosa frase de Einstein, não é possível obter resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual. Para isso, é necessário aumentar a sua efetividade e produtividade, além do tempo empregado para realização de mais atividades estratégicas do que meramente operacionais.

Nesse sentido, as ferramentas da internet podem contribuir, e muito, para o seu sucesso. Teste-as e adote as que oferecerem mais melhorias em sua rotina e recursos que agregam valor ao seu trabalho.

Você já conhecia as ferramentas da internet que citamos no artigo? Utiliza alguma diferente em seu trabalho? Deixe a sua recomendação nos comentários!

am_cta_ebook08_guiaempreendedor