Navigation

Produtividade
produtividade
6 ferramentas de produtividade que vão turbinar seu trabalho

Tempo é dinheiro! Por isso, é muito importante buscar maneiras de se organizar e ser mais produtivo. Um trabalho produtivo e organizado consome menos tempo e, muitas vezes, entrega um resultado melhor.

Nesse artigo, iremos tratar da organização pessoal e de projetos, além de dar dicas de ferramentas que podem aumentar sua produtividade. Continue lendo para saber mais!

1. O papel da Tecnologia

A tecnologia, se usada de forma incorreta, distrai e diminui a produtividade. Não é raro perdemos um tempo precioso do nosso dia vendo as postagens de outras pessoas nas redes sociais ou lendo materiais alheios ao trabalho.

Quando percebemos, já se passaram uma, duas horas e o que deveria ter sido feito acabou sendo deixado de lado. Por outro lado, quando bem utilizada, a tecnologia pode ser uma aliada na organização, e um exemplo disso são os aplicativos e softwares que interligam pessoas que trabalham em grupo e avisam prazos e tempo restante para realização de algumas atividades.

2. Organização pessoal

Pessoas de sucesso dão muita importância para a organização em suas vidas. Elas normalmente têm rotinas bem programadas e se dedicam as suas tarefas. Já quem é desorganizado, normalmente, tem gatilhos externos que fazem com que o plano não seja seguido, por exemplo: barulho no prédio, atrasos de outras pessoas e até mesmo o humor das pessoas que estão ao redor podem afetar na sua produtividade. A dica, nesses casos, é simples: para ter uma vida regrada, é preciso saber lidar com o que o distrai.

3. Ferramentas de Organização Pessoal

Durante a faculdade, para organizar um trabalho de freelancer ou suas tarefas pessoais, é muito importante ter uma visualização completa do que deve ser feito. Existem, no mercado, algumas ferramentas que podem lhe ajudar a não perder prazos e nem entrar no ciclo vicioso da procrastinação. Listamos alguns dos apps mais populares, confira.

3.1 Evernote

O Evernote é um software que permite registro de ideias aonde quer que você esteja. Nesse aplicativo, é possível salvar textos, áudio ou foto.

Gravando a partir do celular, você pode sincronizar o aplicativo com outros dispositivos, como o seu computador ou tablet, pois suas notas ficam salvas com um usuário e senha, e podem ser acessadas de qualquer lugar. Como qualquer aplicativo, há a possibilidade de assinar uma versão paga, que permite anexar documentos em Word e também o acesso ao que você salvou offline.

3.2 Catch Notes

O propósito do app é semelhante ao Evernote. Você também pode gravar suas anotações em texto, áudio e foto. Além disso, é possível compartilhar suas ideias com amigos. Nesse aplicativo, fica muito fácil encontrar suas anotações, pois o mecanismo de buscas é avançado, e um alarme é disparado quando um compromisso está próximo.

4. Organização de projetos

Organizar um projeto pode ser uma tarefa desafiadora, já que, neles, podem haver muitas tarefas que precisam ser priorizadas e delegadas a membros da equipe.

Da mesma forma que é difícil dividir as tarefas, gerar um relatório de status pode dar muito trabalho. Para facilitar todo esse processo, surgiram os aplicativos e softwares que auxiliam na produtividade e na gestão de projetos.

5. Ferramentas de Organização de projetos

Pessoas que trabalham de forma freelance ou em projetos na mesma empresa podem contar com auxílio dessas ferramentas. Elas mostram o progresso de cada integrante do time, assim como, também, uma visão geral do projeto. Separamos, abaixo, algumas das ferramentas mais populares para gestão de projetos:

5.1 Asana

A Asana é uma ferramenta que acompanha projetos do início ao fim. Ela é intuitiva e tem um design limpo e fácil de usar.

Você pode cadastrar, visualizar, editar e concluir tarefas a partir do celular ou de um computador, os membros de um projeto ficam conectados nessa plataforma e a lista de atividades pode ser disponibilizada para um time de até 30 pessoas sem que se pague nada por isso.

5.2 Runrunit

O Runrunit é um gerenciador de projetos para empresas. Com ele, é possível reunir e formalizar a comunicação dos negócios, além do fato dele oferecer maneiras para auxiliar na gestão de tarefas e de custos dos projetos.

As informações podem ser adicionadas e o sistema gera indicadores de performance. Segundo o fornecedor do aplicativo, há um aumento de 25% na produtividade nas empresas que adotaram esse sistema.

5.3 Slack

O Slack é um aplicativo de mensagens entre times. Nele, é possível separar a comunicação por canais e, também, enviar mensagens privadas: ou seja, toda comunicação da empresa ou do projeto fica centralizada em um só lugar.

Além disso, pode-se compartilhar mensagens e todos os tipos de arquivo, sejam eles Word, Excel, Powerpoints, PDFs, links, vídeos, fotos, entre outros. O mais interessante do Slack é que é possível integrá-lo a outros aplicativos como, o Asana, Caixa de E-mails, Google Drive, Twitter, entre outros.

5.4 Trello

O Trello é uma ferramenta com a qual é possível visualizar todos os projetos de uma empresa. Um dashboard com informações visuais é alimentado pelos usuários e está sempre disponível para a gestão do projeto.

Algumas das sugestões para o uso o software são: recrutamento, organização de eventos, gestão de projetos, vendas, entre outras. Uma das grandes vantagens do Trello é que as informações armazenadas podem ser exportadas, e os relatórios analisados em outros softwares.

6. Outras técnicas de organização

Além de utilizar ferramentas, quem busca maior produtividade deve reconstruir hábitos, eliminando hábitos ruins e moldando sua rotina de forma mais certeira. De nada adianta ter a tecnologia em sua mão se, todas as vezes que uma nova tarefa aparecer, você continuar fazendo o mesmo que fazia antes: adiando, postergando ou inventando desculpas para não a concluir.

Por isso, separamos alguns hábitos que você deve adotar junto com as ferramentas de organização para acelerar sua produtividade.

•    Reconheça a prioridade real de cada projeto;
•    Acorde cedo;
•    Seja disciplinado com suas tarefas;
•    Realize uma atividade de cada vez;
•    Aprenda a se manter focado;
•    Faça exercícios físicos;
•    Mantenha seu local de trabalho limpo e arrumado;
•    Faça pequenas pausas a cada 2 horas de trabalho;
•    Tire um cochilo depois do almoço;
•    Trabalhe escutando suas músicas favoritas;
•    Coma alimentos saudáveis;
•    Tenha uma boa noite de sono;
•    Leia notícias;
•    Mantenha uma vida social ativa.

Esses novos hábitos vão lhe ajudar a estar mais disposto para finalizar as tarefas necessárias: quando você está descansado e com a mente livre de problemas, o trabalho flui mais naturalmente.

Como todos nós sabemos, a tecnologia revolucionou a rotina moderna, e é uma mão na roda quando falamos em organização.

As ferramentas que turbinam a produtividade comprovam como a vida pessoal e profissional podem ser facilmente organizada, basta que você escolha o software que se aplica melhor às suas necessidades e que tem as funções que mais lhe agradam. Além de contar com a ajuda de um aplicativo, lembre-se de criar hábitos saudáveis, que lhe ajudem a ter mais energia para produzir mais.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com a gente, nos comentários, quais são as ferramentas que você utiliza para gerir melhor suas tarefas e as do seu time!

A equipe de Redação da Ambra é formada por profissionais especializados em redação, marketing, finanças, empreendedorismo, administração e gestão. Estes profissionais são os responsáveis por criar conteúdo informativo e que ajudam a inovar e resolver problemas do mercado.