Navigation

Administração
11 Filmes para aprender a negociar

Aprender a negociar é uma arte e uma ciência.

É por essa razão, que necessitamos ter contato com exemplos vitoriosos, a fim de motivar nossas próprias ações. E qual é a melhor maneira de visualizar lições valiosas do que por meio de filmes de sucesso? Pensando nisso, nós listamos 11 dos melhores filmes já feitos sobre o tema.

Elegemos alguns filmes para aprender a negociar:

  1. De porta em porta
  2. O Poderoso Chefão
  3. 13 dias que abalaram o mundo
  4. Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento
  5. Lincoln
  6. A Grande Aposta
  7. Ponte de Espiões
  8. Argo
  9. A Rede Social
  10. Jerry Maguire: A Grande Virada
  11. O Lobo de Wall Street

Cada uma das histórias oferecerá um ensinamento fundamental para o seu desenvolvimento como negociador.

 

De porta em porta

Neste filme vemos a história de Bill Porter, um homem com paralisia cerebral, com limitações de movimentos e fala, que se torna o melhor vendedor do ano. Ao longo de seu trabalho, Bill vai conquistando os clientes, atendendo suas necessidades e com sua persistência, consegue fechar negócios.

A lição que fica é ouvir e observar seus clientes na hora da negociação e não desistir com as recusas no meio do processo.

Neste filme vemos a história de Bill Porter, um homem com paralisia cerebral, condição que o submete a limitações de movimentos e de capacidade de fala. Mesmo com estes enormes obstáculos, ele se torna o melhor vendedor do ano.

Ao longo de seu trabalho, Bill vai conquistando os clientes e atendendo suas necessidades por meio de sua incrível persistência. Dessa forma, ele consegue fechar diversos negócios. A lição que fica é que é importante saber ouvir, observar os seus clientes na hora da negociação e não desistir com as recusas que, certamente, aparecerão no meio do processo.

O Poderoso Chefão

O Poderoso Chefão conta com a brilhante atuação de Marlon Brando no papel de Don Vito Corleone em um dos maiores clássicos da história do cinema. A trama traz diversas inspirações na hora de negociar, como técnicas de persuasão e exemplos do que não fazer e como apelar para a força quando não se consegue algo. A maior lição é cuidar dos relacionamentos antes de iniciar uma negociação.

13 dias que abalaram o mundo


O cenário é em Cuba, 1962, durante as negociações da crise de mísseis no país, quando é descoberto que a União Soviética está em processo de colocar uma plataforma de lançamento de armas nucleares no território. O destaque fica por conta da técnica de se preparar bastante antes de iniciar uma negociação por parte dos políticos, principalmente na figura do presidente John F. Kennedy.

O ensinamento é simples, porém, essencial: quando algo muito importante está em risco, é preciso se preparar bastante antes de iniciar uma negociação.

Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento

O filme é baseado em uma história real que apresenta os desafios de uma mãe solteira, advogada assistente, com a árdua tarefa de combater uma grande empresa de bilhões de dólares, responsável por poluir a água da cidade e comprometer a vida de milhares de pessoas.

No começo, Erin não é levada a sério por ninguém, mas ela insiste nas investigações e em conhecer melhor as pessoas que são vítimas diretas da empresa. Com o tempo, ela ganha o respeito da população e leva a diante um dos maiores casos da história dos Estados Unidos. Uma bela lição de determinação.

Lincoln

O presidente americano precisa lidar com a guerra civil, enquanto uma batalha se trava dentro do seu próprio gabinete sobre a delicada decisão de pôr fim à escravidão. O filme apresenta cenas incríveis de grandes negociações entre políticos da época, cada um com seu ponto de vista defendido com unhas e dentes. Lincoln tenta conciliar e dialogar com pessoas que não estão prontas para a mudança, se tornando um exemplo singular de como aprender a negociar.

A Grande Aposta

Quatro integrantes do mundo financeiro preveem o estouro da bolha imobiliária do começo dos anos 2000 que levou o mundo inteiro a uma crise e os Estados Unidos a uma recessão sem precedentes. Eles viram que tudo desmoronaria antes que qualquer um, e aproveitaram para ganhar milhões no caminho.

O filme é baseado em histórias reais que mais parecem ficção de tão absurdo que é o cenário dos acontecimentos. Como convencer as pessoas que a realidade é o oposto do que elas pensam? Negociando, em todos os sentidos.

Ponte de Espiões

Imagine tentar negociar com os russos em plena Guerra Fria. É isso que Ponte de Espiões nos mostra em mais uma fascinante história real. Um advogado americano é recrutado pela CIA para defender e tentar facilitar a libertação de um soldado preso na Rússia e acusado de espionagem.

O mais interessante é ver como o advogado James B. Donovan se recusa a passar por cima dos seus princípios, ao mesmo tempo em que não desiste de cumprir a sua difícil missão.

Argo

Se lidar com a Rússia já é complicado, imagine ter que negociar com o Irã, um dos países mais fechados do mundo? Uma tarefa árdua para qualquer profissional.

Se passando por um produtor de cinema de Hollywood, um agente da CIA prepara as gravações de um filme de ficção científica como disfarce para resgatar seis americanos em Teerã e trazê-los de volta para casa. Uma verdadeira lição de planejamento e de como pensar fora da caixa na hora de negociar.

A Rede Social

Um estudante de Harvard chamado Mark Zuckerberg cria uma rede social virtual que se tornaria o famoso Facebook. Antes de ser um dos homens mais ricos do mundo, Zuckerberg teve de convencer vários colegas e talentos a integrarem um time e doarem horas e horas de trabalho em algo que ninguém sabia se daria certo. O poder de convencimento foi essencial no começo da carreira do jovem estudante e pode ser uma ótima fonte de inspiração para nós.

Jerry Maguire: A Grande Virada

Quando um agente de esportes se sente na obrigação de comunicar para a sua empresa tudo que não gosta sobre o seu trabalho, as coisas fogem do controle e ele precisa provar que é capaz de ser bem-sucedido com apenas um cliente e nada mais.

Ao mesmo tempo, Jerry precisa lidar com sua vida pessoal que é um completo desastre. Tom Cruise vive o personagem principal e nos ensina a valorizar a amizade e o companheirismo, provando que as relações são essenciais no mundo dos negócios.

O Lobo de Wall Street

Este é um filme peculiar, pois além de dar ótimas dicas de negociação, mostra o que acontece quando não aplicamos ética aos nossos relacionamentos. Jordan Belfort é um corretor de ações na bolsa de valores de Nova York que se envolve com o crime em busca de fortuna e prazeres sem limites.

Leonardo DiCaprio interpreta Belfort de uma forma impecável, mostrando os perigos da ganância desenfreada. A maior lição do filme é: aprenda com os erros dos outros.

E você, o que está esperando para preparar a pipoca, sentar no sofá e aprender a negociar ao mesmo tempo em que se diverte? Siga as nossas dicas e compartilhe este artigo com os seus amigos nas redes sociais!

Quer ver quais outros filmes entram nessa lista? Acesse o portal Exame.com

 

am_cta_ebook06_gestaoempresarial

A equipe de Redação da Ambra é formada por profissionais especializados em redação, marketing, finanças, empreendedorismo, administração e gestão. Estes profissionais são os responsáveis por criar conteúdo informativo e que ajudam a inovar e resolver problemas do mercado.