Home Administração Filmes sobre liderança: conheça 4 filmes para inspirar novos líderes

Filmes sobre liderança: conheça 4 filmes para inspirar novos líderes

0
Filmes sobre liderança: conheça 4 filmes para inspirar novos líderes

Tanto quem aspira à liderança como quem já é líder de fato, sabe que essa é uma tarefa que requer o exercício diário de desenvolver novas qualidades, alcançar as metas, estimular a equipe e ainda se profissionalizar cada vez mais, ampliando seu conhecimento e seus horizontes.

A sétima arte, ao retratar essas etapas em empresas e outras organizações, é uma ótima aliada para entreter e também ensinar como se preparar para gerir. Sendo assim, listamos 4 filmes sobre liderança para você assistir. Confira!

1. Sociedade dos Poetas Mortos

Um grande sucesso dos cinemas, o longa traz a história do professor de inglês John (Robin Williams) que se torna a nova aquisição do prestigiado corpo docente da escola preparatória Welton Academy.

Contudo, ele logo se mostra diferente e foge às tradições, regras e padrões rígidos do colégio, mostrando aos alunos que eles não precisam apenas escutar e copiar a matéria dada em sala de aula. John ensina que eles devem refletir, questionar e formular suas próprias ideias.

O longa é repleto de ensinamentos para nós, espectadores, sobre como é importante para quem está na posição de liderança não ser apenas alguém que dá ordens e é temido por causa da hierarquia.

Isto é, um líder deve ser aquele que motiva quem está ao seu redor e os incentiva a pensar fora da caixa para que, assim, todos cresçam e evoluam juntos.

2. O Discurso do Rei

Com inúmeras indicações ao Oscar, O Discurso do Rei aborda a ascensão do monarca George (Colin Firth) que é gago desde os seus quatro anos.

Durante o longa acompanhamos sua luta contra a doença, o medo de não ter o respeito de seus súditos e as formas inusitadas e nada convencionais que ele usará junto a um fonoaudiólogo e ator australiano chamado Lionel (Geoffrey Rush) para falar com segurança.

A história serve como uma excelente analogia para os jovens que, mesmo inseguros e sem experiência, alcançam postos de prestígio e liderança em suas carreiras e, ainda assim, buscam auxílio para superar suas dificuldades e ganhar o respeito de todos.

3. A Rede Social

Mark Zuckerberg foi de tímido estudante na Universidade de Harvard a um dos mais ricos e influentes empresários do mundo. Tudo isso, graças a uma invenção que ele e seus amigos iniciaram ainda na faculdade: a rede social Facebook.

Durante o filme acompanhamos como o gênio da computação conseguiu em menos de uma década se tornar o mais jovem bilionário, do que ele precisou abrir mão durante o seu trajeto e como isso impactou sua vida pessoal e profissional que, diferente do que muitos pensam, apenas se intensificou.

A narrativa exemplifica de maneira muito clara como a posição de líder não é tão confortável  e simples como parece, pelo contrário, pode ter momentos difíceis, com muito mais trabalho e dedicação, além, é claro, do dobro de pressão.

4. O Resgate do Soldado Ryan

Nossa última dica é um filme estrelado por Tom Hanks. Nele, seu personagem é o capitão Miller, responsável por comandar um grupo de resgate que vai atrás de um soldado em uma missão arriscada e quase impossível durante a famosa Batalha da Normandia, na Segunda Guerra Mundial.

Entre erros e acertos, perdas difíceis e diversas situações complicadas, o filme apresenta a essência de um verdadeiro líder que tanto em momentos bons quanto ruins assume a responsabilidade das suas decisões e está sempre do lado da sua equipe orientando-a para seguir rumo aos seus objetivos.

Gostou das nossas dicas de filmes sobre liderança? Então aproveite o tempo livre para assisti-los e se inspirar. E não se esqueça de compartilhar este texto com seus amigos nas redes sociais!