Gestão de pequenas e médias empresas: como fazer?

Gestão de pequenas e médias empresas

Administrar qualquer tipo de negócio não é tarefa fácil. Porém, conforme adquirimos certos conhecimentos e seguimos dicas daqueles que já têm experiência na área, tarefas administrativas se tornam mais simples.

De maneira geral, é necessário organizar os setores de controle financeiro, compras e vendas, estoque etc. e ter um panorama sobre a maneira que funcionam para, então, fazer planejamentos estratégicos e aumentar os rendimentos da companhia.

Neste artigo, daremos algumas sugestões do que fazer para gerenciar de modo eficiente uma empresa de pequeno ou médio porte. Confira!

Utilize um software de gestão empresarial

Certifique-se de otimizar os processos internos! Mas como começar a organizá-los?

Uma boa opção é utilizar um software de gestão empresarial. Com um sistema ERP online é possível registrar, processar e visualizar dados importantes para a empresa.

Quer um exemplo?

Com o módulo de controle financeiro oferecido pelo software em questão, o gestor conta com funcionalidades completas para gerir essa área, como:

  • controle do fluxo de caixa;
  • organização de contas a pagar e a receber;
  • emissão de notas fiscais, boletos bancários, carnês, recibos e relatórios detalhados;
  • conciliação e controle de contas bancárias;
  • gerenciamento de cheques;
  • controle das formas de pagamento.

Entenda como administrar pessoas e materiais

Em suma, podemos resumir a administração em processos, produtos e colaboradores. Se os processos estão devidamente organizados, se os produtos ou serviços são de qualidade e se os colaboradores recebem treinamentos e capacitações, a empresa já estará a frente de muitas outras!

Investir na educação dos funcionários, por meio de cursos rápidos ou cursos de graduação e pós-graduação, é investir na própria empresa. Da mesma forma, o gestor deve se qualificar para estar alinhado à função que exerce: de início, a graduação em administração de empresas pode ser a melhor opção.

Além das pessoas, é fundamental que o gestor saiba administrar materiais. A logística eficiente garante baixo custo e altos rendimentos: é necessário saber o que comprar, quando comprar e o quanto comprar.

Saiba o básico de contabilidade ou busque a ajuda de um profissional

Você sabe o que é balanço patrimonial, ativo e passivo, demonstração do fluxo de caixa, giro de estoque, margem de contribuição, capital de giro, receita ou regime de caixa?

Esses termos estão diretamente relacionados ao conhecimento aprofundado das áreas financeira e de contabilidade. Logo, é necessário conhecê-los para entender o cenário empresarial e tomar decisões seguras. Caso você não tenha competência nesse campo, busque a ajuda de um profissional!

Acompanhe as métricas do negócio

Muitos gestores de pequenas e médias empresas estão em constante conflito com dinheiro.

A equipe contratada é competente, os produtos e serviços são de qualidade, há uma clientela regular — por que então a situação parece estar sempre no vermelho? Custos de produção elevados, percentual de lucro insatisfatório e falta de investimento em marketing podem ser algumas das causas.

Os indicadores de desempenho (KPIs) ajudam o empresário a alcançar as metas estipuladas no plano de negócio e acompanhar as métricas. Eles medem o sucesso de diferentes tópicos, como produtividade, capacidade, qualidade, lucratividade, estratégia etc. e ajudam a descobrir o porquê de os rendimentos parecerem insuficientes.

A partir dos dados, faça planejamentos estratégicos

Para dar certo, um negócio exige empenho e planejamento. Não basta vender inúmeros itens por dia, por exemplo, sendo que o valor do custo de produção é praticamente o mesmo  do preço de venda — esse, aliás, é um dos fatores que pode ocasionar o problema visto acima: o faturamento é positivo, mas não sobra dinheiro.

O sistema ERP online disponibiliza relatórios detalhados sobre as áreas financeira, de compra e de vendas, oferecendo ao gestor indicadores e dados concretos.

Conhecendo os números da empresa, o empresário poderá desenvolver planejamentos estratégicos a médio ou a longo prazo para melhorar diversos pontos, como lucratividade, vendas e investimentos em setores que apresentam baixo desempenho.

Enfim, abordamos aqui algumas dicas de como fazer a gestão de pequenas e médias empresas. Além do que já foi mencionado, é recomendável investir em automação comercial a fim de automatizar processos e aumentar a produtividade, além de investir em estratégias de marketing para alavancar os lucros.

E agora, já sabe como fazer a gestão de pequenas e médias empresas? Considere ler mais sobre o assunto e apostar em ferramentas que auxiliam a administração do seu negócio!