Home Educação Guia prático de eficiência nos estudos

Guia prático de eficiência nos estudos

0
Guia prático de eficiência nos estudos

A nossa rotina está cada dia mais repleta de interrupções com os smartphones e as redes sociais alertando e chamando atenção a todo tempo. Antigamente, as interrupções eram feitas pessoalmente e os telefones eram fixos,. Você consegue lembrar do tempo que não tínhamos smartphones?

E se hoje você ficasse sem internet, será que renderia mais em suas atividades? Certamente teria menos distrações, contudo, ficar sem internet poderia limitar as fontes de pesquisa e reduzir os canais para os estudos.

Sendo assim, a solução é aprender a lidar com as interrupções e ser mais produtivo, focado e organizado quando o assunto é estudar.

O termo usado para isso é eficiência nos estudos. Você quer conhecer e desenvolver procedimentos e hábitos que tornem o estudo mais eficiente?

Siga esses passos e crie o hábito de estudar com produtividade:

  1. Lembrar o objetivo;
  2. Criar um planejamento;
  3. Executar o planejamento;
  4. Recompensar-se;

O primeiro hábito é lembrar do objetivo, o segundo é criar um planejamento, o terceiro é executar o planejamento com sucesso e o quarto e se recompensar por ter seguido o plano.

Eu chamo de metodologia Oper (Objetivo, Planejamento, Execução e Recompensa) para eficiência nos estudos.

Você está preparado ou preparada para entender cada um dos passos da Oper?

1. Objetivo

Na verdade, são poucas as pessoas que gostam realmente de estudar. Você uma dessas raridades? Se não, não é o fim do mundo. Vou te mostrar exatamente como você consegue se motivar para estudar usando um objetivo definido.

Sempre estabeleça objetivos para os estudos. Afinal, qual é o seu grande sonho ao estudar? O que você deseja alcançar que uma boa formação pode proporcionar?

Pense e escreva sobre isso para visualizar e organizar o método da melhor forma. Ao estabelecer o objetivo reflita sobre motivo final e se imagine conquistando o resultado.

Pense no que te motiva e estabeleça os objetivos de estudos claramente. O objetivo é o motivo pelo qual você se comprometerá com os estudos. Sem objetivo não há comprometimento e sem comprometimento não há resultados.

Esse objetivo pode ser migrar de profissão, ajudar pessoas desamparadas, criar uma empresa de sucesso, ter uma carreira que você possa viajar pelo mundo trabalhando, ler a lista de livro pedidos para o vestibular, estudar todos os pontos do edital de um concurso público ou simplesmente estudar para uma prova.

O importante é saber exatamente qual é o seu objetivo.

Dica: Veja como estabelecer um bom objetivo com a metodologia de Metas.

2. Planejamento

Estabelecido o objetivo, você deve se planejar. O planejamento é a etapa que você organiza o que precisa ser feito para atingir o objetivo.

  1. Defina quantas horas de estudo são necessárias para atingir o objetivo;
  2. Crie um cronograma semanal de dias e horários para estudar;
  3. Estabeleça os temas de estudo por dia;
  4. Estabeleça um dia e horário para revisão.

Dica: logo após estudar um tema, faça um resumo.

O resumo pode ser uma ficha de leitura, um mapa mental ou qualquer outro formato de sua preferência. Ele é importante porque, depois de escrever sobre o tema, o seu cérebro armazenará a informação numa área permanente e não temporária. Resumindo: você fixará o conteúdo estudado.

3. Execução

Pronto, você já sabe onde quer chegar e já se planejou para atingir o objetivo. Agora, você deve seguir e acompanhar o planejamento. Recomendações:

  1. Regra de ouro: estude no horário que você planejou estudar;
  2. Coloque o celular no modo aviação durante o estudo;
  3. Agende um cronometro para o tempo de estudo;
  4. Faça pausas de 5 minutos a cada 30 minutos de estudos.

É importante que evite interrupções, portanto, coloque o celular em modo avião durante o tempo de estudos e use os 5 minutos de intervalo pode checar o Facebook, mas não ultrapasse o tempo de pausa.

Dica: Executado o planejamento, compare o que foi de fato feito com o que estava previsto e tire lições para melhorar o próximo planejamento.

4. Recompensa

A recompensa é algo simples que você vai estabelecer como um prêmio por ter cumprido o planejado. Pense em atividades te darão prazer como: ir ao cinema ou assistir a um episódio de sua série favorita. A etapa de recompensa é importante para você desenvolva o hábito do estudo sem sofrimento. Lembre-se: a recompensa só deve ser exercida se o planejamento tiver sido completamente executado com sucesso. O importante é que a recompensa seja algo que lhe dê satisfação, algo que você goste, e que você conseguirá ficar sem caso não cumpra o estabelecido no planejamento.

Eficiência no Estudos

A eficiência nos estudos é o caminho para conquistar os seus sonhos. Nesse caso, a eficiência leva à efetividade e eficácia

A estrutura de hoje de objetivo, planejamento, execução e recompensa é a metodologia que você precisa para desenvolver o hábito de estudar eficientemente.

A dica final é que você deve praticar a estrutura completa: objetivo, planejamento, execução e recompensa por escrito e não apenas em sua cabeça.

Gostou das dicas, acha que é possível cumprir? Adicione nos comentários qual é o seu objetivo, o seu grande sonho, e o que pode ser conquistar com uma boa formação.

 

am_cta_ebook01_autogerenciamento