Halloween ao redor do mundo

31 de outubro é comemorado o Halloween, festa típica dos países anglo-saxônicos, em especial nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido. No Brasil, a confraternização do “Dia das Bruxas” vem se tornando cada vez mais conhecida e praticada pela sociedade.

Atualmente, a forma como o Halloween é celebrado pouco tem a ver com as suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com um carácter completamente distinto do que tinha ao princípio. Além disso foi sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de elementos estranhos tanto à festa de Finados como à de Todos os Santos.

Vamos conhecer um pouco de como essa festa é comemorada no mundo:

Dia das Bruxas no Brasil

O Halloween no Brasil é chamado de Dia das Bruxas.

Ele se infiltrou em nossas comemorações de forma tímida, pois o Brasil, país que costuma focar  nas coisas mais alegres da vida, não se vê em meio a festividade aos mortos.

Hoje, existem muitos amantes desse data no país. Na verdade, condomínios, prédios, residências já estão celebrando fortemente a data no Brasil. A data ainda não é celebrada igualmente em todo o país sendo mais comum entre os jovens.

As escolas de idiomas no Brasil também costumam fazer festas nessa data e incentivar a conversa no inglês, bem como socializar os estudantes.

Halloween no Estados Unidos

Desde 1800, quando os imigrantes irlandeses e escoceses levaram suas festividades de Halloween para a América do Norte, a festa tem se desenvolvido consideravelmente.

Para as crianças, fantasiar-se e sair pelas casas fazendo a brincadeira do “travessuras ou gostosuras” ainda é o maior evento. Muitos adultos se fantasiam e participam com seus filhos de festas a fantasia e concursos.

Os americanos acrescentaram filmes de terror, casas assombradas comunitárias, histórias de fantasmas e quadros espiritualistas. Cartões e decorações também fazem parte do Halloween.

Halloween

 

Halloween na Espanha

Na Espanha, a tradição de se comemorar o Halloween ainda é recente, tendo chegado praticamente por volta do ano 2000.

Na Espanha, as escolas enfeitam o pátio com abóboras e as crianças se fantasiam de “muertos vivientes”, que são os mortos-vivos, além de bruxas e fantasmas.

A Espanha é um dos países que ainda mantém a antiga tradição do culto e respeito aos mortos, assim como no Brasil.

Halloween na Irlanda

A Irlanda é considerada como o país de origem do Halloween. Nas áreas rurais, as pessoas acedem fogueiras, como os celtas faziam nas origens da festa, e as crianças passeiam pelas ruas dizendo o famoso “tricks or treats” (doces ou travessuras).

Halloween no México

No dia 1º comemora-se o Dia dos Anjinhos, ou Dia dos Santos Inocentes, quando as crianças mortas antes do batismo são relembradas. O Dia dos Mortos (El Dia de los Muertos), 2 de novembro, é bastante comemorado no México.

As pessoas oferecem aos mortos aquilo que eles mais gostavam: pratos, bebidas, flores.

Halloween

 

Halloween na Tailândia

Nesse país, existe o festival Phi Ta Khon, comemorado com música e desfiles de máscaras acompanhados pela imagem de Buda.

Segundo a lenda, fantasmas e espíritos andam entre os homens, sendo que a festividade acontece no primeiro dia das festas budistas.

Sua vez, em qual país você já passou o Halloween e como foi sua experiência?